O design gráfico é um dos trabalhos que nos últimos anos conseguiu ganhar seu lugar entre as carreiras mais procuradas ao nível nacional, já que a oferta de trabalho é ampla e as oportunidades de emprego são ainda mais variadas.
Além disso, ao contrário de outros empregos, tem a vantagem de poder trabalhar de forma independente ao nível internacional, mais comumente conhecido como “trabalhador independente”, abrindo uma ampla gama de possibilidades.
Quanto ganha os designers gráficos?
Graças a isso, os designers gráficos tiveram melhores cotações no mercado, aumentando assim seus salários, seja trabalhando em uma empresa, agência ou trabalhador independente.
Entretanto, o Brasil ainda está longe de oferecer salários competitivos para designers gráficos quando se trata de juniores, pois estes podem variar de 1.000 a 4.000 reais por mês conforme o Br.
No entanto, o Chefe de Design Brasil esclarece que isso se deve à falta de habilidades que podem ser encontradas no CVs de designers gráficos.
De fato, esclarece que, para acessar os salários mensais de mais de 5.000 reais brasileiros, é necessário um comando intermediário de inglês.
Habilidades procuradas em designers gráficos
- Photoshop avançado.
- Ilustrador Avançado.
- InDesign.
- Tipografia.
- Inovação.
- Criatividade.
- Fluência em inglês, alemão e/ou francês.
- HTML avançado.
Dicas para trabalhar com design gráfico
Entrar no mercado de trabalho para designers gráficos pode ser uma odisséia para os recém-formados, especialmente se eles não são fluentes em outros idiomas, pois isso abre as portas para o mercado internacional.
Entretanto, há outras dicas que você pode considerar ao iniciar o trabalhador independente, pois esta é uma das melhores maneiras para designers gráficos júnior, semi-sênior e sênior.
Como estabelecer um preço se você é um designer gráfico trabalhador independente?
Muitos projetistas não sabem como fixar o preço de seu trabalho e às vezes cometem o erro de oferecer seus serviços a um preço muito baixo.
Se você quiser fixar o preço de seu trabalho corretamente, você precisa considerar 4 fatores principais:
- Experiência: Dependendo de sua experiência de trabalho, você pode cobrar aproximadamente, portanto leve isto em consideração ao citar.
- Preço: Considere se você irá cobrar por hora ou pelo trabalho, se você irá cotar um preço específico para cada projeto e como você será cobrado por serviços adicionais e até mesmo revisões ou modificações, se solicitado.
- Magnitude e detalhe: Considere a extensão, dificuldade e complexidade do trabalho se você planeja cobrar por hora, para não trabalhar demais com atenção indevida.
- Gastos e investimentos: como designer gráfico, você deve ter equipamentos e ferramentas relevantes para diferentes trabalhos, seja como trabalhador independente ou para uma empresa onde eventualmente precisará refinanciar seu negócio.
Oportunidades de trabalho para designers gráficos
Finalmente, você pode não estar familiarizado com a profissão de designer gráfico, apesar de ser uma das profissões mais futuristas nos próximos anos no mundo dos trabalhadores independentes. É por isso que compilamos esta lista de opções comerciais para este mercado:
- Desenvolvimento de estratégias digitais.
- Impressão têxtil.
- Publicidade e impressão.
- Guias e elaboração de revistas físicas e/ou digitais.
- Fotografia.
- Web designer.
- Ilustração e decoração corporativa.
- Aulas particulares de design gráfico.
- Edição e criação de vídeo.
Empresas de design gráfico onde você pode trabalhar
Embora seja verdade que muitas empresas no Brasil não têm as melhores ofertas de emprego, há muitas que reconhecem o trabalho complicado que estes profissionais fazem e oferecem algumas das melhores ofertas de emprego no setor. Algumas delas são:
- Cerbo.
- Brandium.
- Una Design Studio.
- Caffeine.la.
- Fyr Studio.
- Fyr Studio Computacao Gráfica.
- Locus Custom Software.
- Square Creative Studio.
- Welcome MKT Services.