Baterias de Smartphones
Dicas Smartphones

Dez dicas simples para aumentar a vida útil das baterias de Smartphones

Apesar da perda da vida útil das baterias dos celulares ser algo esperado, a forma com a pessoa usa o aparelho pode ajudar no envelhecimento precoce das baterias de Smartphones.


A Associação de Consumidores Proteste realizou alguns estudos para verificar a qualidade das baterias dos Smartphones e constatou a sensibilidade desse componente, assim como o seu alto potencial destrutivo diante do mau uso.

“As baterias de lítio têm características superiores as de níquel . É por isso que são mais utilizadas pela indústria.

Mas seu desempenho diminui com o passar do tempo”, afirma o relatório da entidade, que apontou a bateria como um dos primeiros itens essenciais a apresentar problemas nos Smartphones.

A Proteste avaliou fatores externos que também podem levar ao envelhecimento precoce da bateria – e é a temperatura quem pode agravar esse desgaste.

“No calor, há uma redução do desempenho. Já em baixas temperaturas a performance é visivelmente melhor.

Tempo de duração da Bateria do Celular

“A combinação de uma bateria carregada totalmente com muito calor ajuda na oxidação das células, deixando-a fraca. Se isso acontece, não há como reverter.”

Apesar da perda da vida útil das baterias ser algo esperado, há atitudes que podem acelerar ou retardar esse “envelhecimento”.

“A durabilidade da bateria é medida pelos ciclos de carga e descarga. Ou seja, quanto mais ciclos, mais ela perde autonomia”, diz Carlos Eduardo Vieira, técnico da Proteste.

Segundo Vieira, a melhor maneira de preservar essa autonomia é carregar menos o telefone. “Portanto economizar bateria é mais do que necessário e recomendável.”

Veja abaixo algumas ações simples que podem ajudar as baterias de Smartphones durarem mais.

  • 1. Utilize carregadores originais

É importante usar apenas o carregador original fornecido pelo fabricante, feito sob medida para cada aparelho. Vieira recomenda que os usuários evitem usar carregadores de outros dispositivos, ainda que adaptáveis.

  • 2. Não use carregadores de tablets nos smartphones

Como o técnico da Proteste explica, os carregadores de tablets fornecem corrente de 2 amperes, enquanto a corrente dos carregadores dos smartphones gira em torno de 1,8 ampere.

“Apesar de acelerar o processo de carga, [a corrente de 2 amperes] tende a danificar a bateria do celular”, diz Vieira.

  • 3. Nunca deixe a bateria descarregar totalmente

Para não comprometer a durabilidade, não espere a bateria zerar toda a carga para então voltar a carregá-la. Isso faz com que ela se degrade.

Os fabricantes não só recomendam não deixar o telefone ficar com níveis de bateria baixos, como também colocam avisos nos próprios celulares de que a bateria está baixa.

baterias de smartphones

Muitos aparelhos até desligam sozinhos antes de o nível da bateria chegar à reserva, justamente para preservar o aparelho.

A recomendação, segundo Vieira, é que a recarga seja feita quando a bateria atingir de 20% a 15% de sua capacidade.

  • 4. Mantenha sempre a mão um carregador portátil

Para evitar que a bateria do aparelho descarregue totalmente, mantenha sempre em mãos carregadores portáteis.

“Embora os carregadores portáteis nem sempre sejam suficientes para completar a carga, é melhor recorrer a eles do que deixar o dispositivo sem carga nenhuma”, orienta Vieira, que também sugere os cabos USB e os carregadores de carros para aqueles que costumam usar com frequência o GPS do smartphone.

  • 5. Desative notificações automáticas

Desativar todas as notificações automáticas permite economizar energia, pois não há a varredura por novas notificações e a tela do aparelho não acenderá.

  • 6. Fuja das animações

Também é interessante evitar as animações. É muito comum nos smartphones Android um fundo de tela animado.

“Cuidado! Esse tipo de função mantém o smartphone mais ativo e, consequentemente, consome mais bateria“, aponta o técnico da Proteste.

  • 7. Diminua o brilho da tela

Quanto mais brilho, mais bateria consumo. Vieira recomenda que os usuários, quando for possível, opte pelo brilho automático.

Espionar mensagens WhatsApp

“A própria função ajusta o brilho de acordo com as reais necessidades. Caso o dispositivo não disponha dessa opção, procure usar sempre menos luz e recorrer a iluminação externa.”

  • 8. Cuidado com a ativação do Wi-Fi, Bluetooth e GPS

Desative as funções de Wi-Fi, Bluetooth e GPS se não estiver usando. Aplicativos que usam GPS são os que mais consomem bateria; por isso, encerre-os após o uso.

E, se estiver com pouca bateria, desabilite as conexões de dados, pois elas atualizam sempre.

  • 9. Recorra ao modo avião em locais sem sinal

Celulares consomem muita bateria ao buscar cobertura. Em um local sem sinal, reduza o consumo com a opção “modo avião” ou “offline” (você continua usando o celular, mas não poderá fazer ligações).

“A busca ininterrupta pelo sinal é um dos principais vilões da durabilidade da bateria“, acrescenta Vieira.

  • 10. Evite lugares quentes

Evite lugares muito quentes: o calor é um vilão para as baterias, fazendo com que descarreguem rapidamente.

“Opte sempre por um lugar ameno. O calor tende a consumir mais a bateria e o frio tende a danificar o componente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.