o que é Inbound Marketing
Internet Negócios

7 dicas de como estruturar seu e-commerce com o Inbound Marketing

Todo empreendedor trabalha continuamente para expandir os negócios. Na era digital, as estratégias para o e-commerce de Inbound Marketing passam a ser aplicadas e servem para garantir o fortalecimento da marca e a construção de relacionamentos duradouros com os clientes.

Neste modelo, ao invés das marcas anunciarem para os clientes, a metodologia de inbound marketing se concentra em tentar fazer com que o cliente se aproxime da empresa, de uma maneira natural e orgânica. 

Também denominado marketing de atração, as estratégias variam entre marketing de conteúdo, SEO (Search Engine Optimization), redes sociais e, em diferentes plataformas, a inserção de vídeos. 

Para isso, o inbound marketing voltado para o e-commerce é dividido em 4 etapas distintas:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Encantar.

Uma das principais razões pelas quais é útil a implementação dessa estratégia está exatamente no poder da atração, que cativa e tem potencial para fidelizar os usuários.

Isso pode ser alcançado publicando conteúdo que agregue valor, personalizando todas as páginas das redes sociais, incluindo cópias de site e experimentando diferentes técnicas e em diversos formatos, conforme as características de um negócio, para tornar o relacionamento com os potenciais clientes mais efetivo.

O que é inbound marketing?

Na prática, o inbound marketing é uma estratégia usada para atrair clientes para a empresa de forma personalizada. 

A estratégia voltada para e-commerce de inbound marketing ajuda a atrair e reter clientes, dando-lhes conteúdo valioso. 

Marcas que fornecem conteúdo de alta qualidade e de forma consistente podem notar um crescimento significativo no engajamento do usuário e visitas repetidas.

Como Implantar a tecnologia na gestão do seu negócio

Por exemplo, se a empresa trabalha com corrimão de inox para escada e deseja atrair pessoas que precisam de ajuda nesse campo, é importante se concentrar na criação de conteúdo relevante e valioso. 

Isso pode incluir vídeos nas redes sociais sobre segurança doméstica, instruções de implementação ou outros conteúdos relacionados a nichos que serão úteis, como complementação da decoração em conjunto com a segurança de moradores de uma residência.

Isso não apenas estabelecerá a empresa como uma especialista, mas também atrairá clientes mais qualificados e predispostos a consumir. Ou seja, que já estão procurando alguns conselhos relacionados à área de construção civil.

Simplificando, o inbound marketing tem, desde o princípio, a necessidade de fornecer valor, para  depois converter clientes.

O objetivo do inbound marketing

Com o inbound marketing para e-commerce, uma empresa não precisa sair e buscar novos usuários para sua loja, pois os clientes chegam de forma orgânica e contínua – quando a estratégia é bem traçada.

Contudo, é preciso ter um fluxo contínuo de nutrição e criação de materiais, facilitando que a marca seja encontrada.

Como realizar Vendas na Internet, Inbound Marketing

Essa estratégia ajuda muito no crescimento, porque a empresa não precisa investir uma verba muito alta para ampliar a base de clientes, além de otimizar o tempo de campanhas e dos próprios processos de atendimento e vendas – tornando o e-commerce mais ágil e dinâmico.

Essa estratégia de geração de leads de entrada, ou seja, de captação de potenciais clientes, também ajuda a aumentar a confiança em uma marca. 

Grande parte dos clientes fazem pesquisas online antes de decidir o que comprar. 

Portanto, se o e-commerce mostrar a marca como autoridade e domínio sobre determinado assunto, os usuários estarão mais propensos a escolher essa empresa ao invés de outras. 

7 dicas direcionadas para o inbound marketing

Com o entendimento sobre o inbound marketing e o objetivo central da estratégia como atração, vale apresentar 7 técnicas que podem ser implementadas em sua loja virtual e site para alcançar clientes e otimizar os resultados. 

  1. Aumente o tráfego do site com SEO

Quando se trata de estratégias e dicas para e-commerce de inbound marketing, a primeira ação que se deve considerar é a inserção de SEO. Ou seja, a otimização para o motor de busca das plataformas digitais. 

Para isso, o uso de palavras-chave de cauda longa e cauda curta são técnicas muito interessantes e que podem ser utilizadas para obter visibilidade orgânica. 

Importância do SEO para E-commerce, Inbound Marketing

Todo produto de um e-commerce deve ter uma página da internet exclusiva, e a URL deve incluir uma palavra-chave de destino específica, que represente o produto e seja de fácil uso.

Um URL otimizado terá a palavra-chave, ou nome de produto, e é preciso mantê-lo curto, pois os mecanismos de pesquisa, em geral, lêem os primeiros 50 a 60 caracteres.

Embora se obtenha alguma flexibilidade com isso, é preciso se certificar de incluir um padrão simples e limpo, com o nome do produto e, em alguns casos, a coleção. Lembre-se de também incluir uma categoria na tag de título da página do e-commerce. 

  1. Crie um blog para a marca

O blog é uma ferramenta importante quando se trata de estratégias de inbound marketing de qualquer setor produtivo, de empresa de ar condicionado a comércios de atacado e varejo.

Blogs de sucesso são projetados para compartilhar conhecimentos e informações valiosas sobre a marca e o segmento de atuação com clientes em potencial. 

As informações compartilhadas por meio de blogs ajudam a melhorar a confiança, aumentar os leads e a fidelidade à marca. 

criar um blog para seu negócio, Inbound Marketing

Não há dúvida de que blogar é demorado, mas dedicar algumas horas por semana pode ajudar a obter retornos significativos sobre qualquer investimento.

Ao escrever para um e-commerce, é preciso incluir um caminho claro dentro do blog, onde os consumidores possam comprar ou ser direcionados para a compra.

Isso pode ser feito adicionando links de produtos e imagens que levam os consumidores diretamente às páginas de produtos relevantes. 

  1. Solicite avaliações de clientes

Em um mundo digitalizado, com tantas ferramentas online que permitem a aproximação e atração dos clientes de forma fluida, solicitar as avaliações de consumidores está dentro da proposta de inbound marketing para e-commerce.

Isso significa, de uma maneira bem específica, comentários em postagens nas redes sociais e classificações no e-commerce e em sites especializados. 

captar novos clientes, Inbound Marketing

Com as facilidades que a internet proporciona, todo consumidor que possui habilidades digitais já procurou informações sobre algum material ou produto.

Considere que uma pessoa está realizando uma reforma em sua casa e deseja fazer uma estrutura para laje. 

Ao realizar pesquisas sobre o tema identificou algumas formas de fazer a colocação ou construção da estrutura e, neste momento, está avaliando qual das opções é realmente a mais indicada e quais profissionais poderão atender sua demanda.

Nesse sentido, para fazer a escolha mais acertada, evitando prejuízos, esse usuário provavelmente irá avaliar as classificações ou ler análises de outros clientes de uma fabricante de laje protendida  antes de finalizar a compra/contratação.

Essas avaliações transmitem as experiências e atuam como provas sociais de que a empresa é realmente idônea e que presta um bom serviço. Assim, o consumidor se sentirá mais seguro para concluir o processo.

Além disso, quando os comentários são adicionados a um e-commerce, há ao menos 2 benefícios, sendo o primeiro a melhoria na classificação de pesquisa orgânica.

O segundo benefício é que atrai visitantes para o e-commerce, o que aumenta a confiança na compra junto a determinada marca ou empresa. 

Caso um site não tenha um espaço dedicado às avaliações dos clientes, será preciso incluí-lo. Isso pode parecer uma pequena mudança, mas pode aumentar, e muito, a satisfação dos consumidores e a taxa de conversão do e-commerce – além de ser um canal de mais fácil gerenciamento dos comentários feitos.

  1. Utilize as redes sociais

As redes sociais também desempenham um papel fundamental dentro das estratégias de inbound marketing.

Elas são ainda mais importantes quando se trata de e-commerce. 

Como vender roupas nas redes sociais, Inbound Marketing

Com isso, uma empresa de assessoria contábil que usa o marketing de influenciadores e as plataformas sociais de forma contínua pode alcançar um público mais amplo. 

Sendo assim, além de inserir botões que facilitem o acesso às redes sociais do e-commerce, é preciso incentivar os compartilhamentos sociais. 

Todo empreendedor que está inserido no mercado consumidor, seja um pequeno, médio ou grande empreendimento, deve considerar as redes sociais como o melhor meio para alcançar o público-alvo de maneira certeira e manter um relacionamento mais qualificado.

  1. Invista em pop-up e sequência de boas-vindas

Outra dica importante sobre e-commerce de inbound marketing é incluir estratégias de mídia paga, como pop-ups em sites parceiros, e uma sequência de boas-vindas por meio da automação.

Isso inclui publicidade de pesquisa paga, publicidade nas redes sociais e até mesmo a publicidade gráfica, o que inclui os pop-ups. 

incorporar widget RSS em seu site

A publicidade de pesquisa paga, por exemplo, é uma estratégia que ajuda a atrair novos clientes em potencial e aqueles que já são compradores fidelizados por meio de segmentações feitas em um anúncio.

Essa estratégia funciona porque os internautas que clicam em anúncios, como sobre transformadores de tensão para parques industriais, tendem a ter uma maior intenção de compra, seja nas redes sociais ou nas plataformas de pesquisa.

Já no caso da publicidade gráfica, ela tem como enfoque a expansão do alcance da marca, estando presente em diferentes portais e sites, mas que estejam relacionados, de alguma maneira, com a empresa ou o segmento em questão.

  1. Responda às dúvidas sobre produtos e serviços

O hábito dos consumidores mudou após as facilidades que a tecnologia proporcionou, principalmente com o advento da internet. 

Prova teórica DETRAN SP Veja quais são as questões que tem gerado mais dúvidas

Assim, ao invés de ir até uma loja física perguntar sobre um gerador silenciado ou serviço de instalação de ares-condicionado, internautas podem fazer isso por meio de caixas dedicadas dentro de um e-commerce, ou mesmo na área de comentários de uma postagem em uma rede social.

Por isso, as empresas devem estar preparadas para responder às dúvidas sobre os produtos e serviços oferecidos, de uma maneira clara e empática, para que o inbound marketing tenha uma função significativa quanto ao crescimento das vendas e interações de valor sejam criadas.

  1. Adicione formulários e chatbots

Independentemente do estágio de compra, os usuários preferem um serviço responsivo de atendimento ao cliente. 

Dessa forma, além das linhas de suporte por telefone, muitas empresas de e-commerce também oferecem opções de formulários ou chatbots ao vivo para manter o gerenciamento de riscos e evitar qualquer problema na comunicação.

Planos de Serviços para Live Chat

Com tantas empresas investindo em sistemas automatizados de perguntas e respostas, além de chatbots que imitam as interações humanas usando inteligência artificial, isso se torna uma prática necessária em se tratando de e-commerce de inbound marketing.

Deste modo, a empresa pode, e deve, usar essas ferramentas no e-commerce, o que facilita o gerenciamento quanto às consultas dos clientes.

Conclusão

O inbound marketing é uma das estratégias mais eficazes para aumentar leads, compradores e visitantes. 

Dito isso, para atrair os clientes certos de uma financiadora de carros, por exemplo, a empresa deve entender as aspirações, lutas e necessidades que permeiam o desejo e necessidade de compra de seus consumidores, bem como o nicho específico que pretende atender.

Usando os dados e esse perfil desenvolvido, deve-se criar conteúdo valioso que atraia o público interessado.

Por isso é importante incluir práticas de SEO qualificadas, de forma que os clientes possam encontrar a empresa de forma fácil, principalmente por meio de mecanismos de busca. 

Depois de obter o tráfego, é preciso aplicar técnicas para converter os visitantes. Com o marketing de influenciadores e conteúdo gratuito, é possível direcionar o tráfego e evoluí-los na jornada, tornando a interação de venda mais fluida. 

Por fim, com um ótimo site e campanhas de e-mail, a atração do público e a expansão dos negócios empresariais se torna uma questão de tempo.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.