O tempo de uso das redes sociais durante o horário de trabalho é um assunto polêmico, mas que precisa ser discutido devido às consequências que pode gerar.
O acesso sem controle dificilmente funciona em uma organização, isso porque o foco no trabalho é a produtividade do funcionário são prejudicados com as distrações desses canais.
Por isso, a gestão empresarial deve sempre definir políticas relacionadas ao controle do acesso à internet como um todo nos horários comerciais do negócio que vende bateria 150 amperes para caminhão, por exemplo.
Os gestores devem também orientar seus colaboradores sobre a liberação e restrição de certos aplicativos e de certas redes sociais disponíveis para uso.
Para ajudar os leitores a entenderem mais sobre o tema, neste artigo, será escalonado a segurança, o que são as redes sociais, os problemas do uso excessivo das redes sociais e as dicas de como limitar o tempo de uso das redes sociais.
O que são as redes sociais?
As redes sociais no mundo online nada mais são do que certos sites e também aplicativos que funcionam para diversos tipos de pessoas que estão buscando por:
- Divulgação profissional;
- Relacionamentos amorosos;
- Encontrar novos amigos;
- Se comunicar com antigos amigos.
Nessas redes, é possível compartilhar informações entre uma ou várias pessoas através de páginas pessoais ou grupos mais seletos.
Quando se fala em rede social, muitas pessoas pensam em algumas como Facebook, Instagram, Twitter e até mesmo o TikTok, que começou a fazer muito sucesso no ano de 2021.
Na internet, as redes sociais são usadas para divulgar desde empresas que vendem conector para aterramento split bolt, até para promover discussões sobre política, futebol e outros temas.
Para as empresas, essas plataformas criaram novas maneiras de melhorar a relação entre o negócio e o cliente, abrindo caminhos para uma interação melhor e bons anúncios de serviços ou produtos.
Por isso, as redes sociais se tornaram a melhor maneira de garantir que uma empresa de cristalização automotiva atraia novos públicos e tenha o sucesso esperado.
Problemas do uso excessivo das redes sociais
Todos os especialistas, psicólogos e até psiquiatras dizem que as consequências do excesso de tempo de uso das redes sociais assim como da internet no geral pode gerar doenças como o vício.
As consequências disso tendem a ser as mesmas do que as de qualquer outro vício conhecido pelo homem, indo desde a ansiedade e a dependência, até a irritabilidade e a falta de autocontrole.
Com isso, o número de pessoas se questionando sobre as redes sociais serem ou não um problema vem crescendo muito nos últimos tempos.
A Booth School of Business já indicava há anos que o uso excessivo de redes sociais, seja em casa ou na empresa de fechamento de varanda com cortina de vidro poderiam gerar um vício mais rápido do que o da nicotina e do álcool.
Muitos pais e chefes nos dias de hoje limitam o tempo em que seus filhos e colaboradores podem acessar essas redes, pois elas afetam rapidamente o psicológico dos profissionais e das crianças.
O vício nada mais é do que uma dependência de certas substâncias ou até mesmo de atividades que são prejudiciais à saúde e ao equilíbrio psicológico de uma pessoa.
O uso excessivo de videogames, assim como de redes sociais, vem sendo um tema muito discutido nos últimos anos pela preocupação que traz.
O alto número de usuários nas redes sociais, que ultrapassam os 3 bilhões, indicam que grande porcentagem já desenvolveu ou está próximo de desenvolver a dependência pelas redes sociais.
A baixa autoestima e a insatisfação pessoal são algumas das maiores causas para que uma pessoa adquira a dependência pelas redes sociais.
Isso porque as pessoas tentam suprir esses problemas de carência com um número alto de likes que na verdade são somente um curativo para uma ferida muito mais grave.
Essas pessoas buscam experimentar sensações de satisfação que na verdade são prejudiciais à saúde e que acabam causando o efeito contrário.
Ao longo do tempo, o usuário começa a querer cada vez mais likes por todo tipo de coisa que publica nas redes, como customizar um rádio comunicador digital e ser mais conhecido, o que o leva a ser dependente da opinião alheia e o faz desenvolver o vício.
A faixa etária que mais assume os perfis de pessoas dependentes das redes sociais é entre 16 e 24 anos. Ou seja, são os adolescentes os mais suscetíveis a terem esse problema da dependência.
Segundo especialistas, existem muitos motivos distintos para isso, que vão desde a impulsividade e a obsessão por ser influente nas redes, até a necessidade de se encaixar em algum grupo social.
Como limitar o tempo de uso das redes sociais?
Por fim, chegou o momento de conhecer algumas dicas que podem ajudar qualquer pessoa a diminuir o tempo de uso das redes sociais e ser mais produtivo no dia a dia, são elas:
1. Usar somente redes sociais relevantes
A cada dia que passa, as redes sociais vem atraindo e distraindo mais e mais pessoas diferentes, seja em casa ou no trabalho.
E esse é o maior objetivo delas, chamar a atenção e tomar tempo dos usuários, que entram para passar alguns minutos e se perdem em notícias, páginas de venda de curso de pilotagem comercial e muito mais.
Antes de entrar em qualquer rede social, o indicado é avaliar a relevância que ela tem e o propósito em participar dela e interagir nela em certos horários.
Caso surja alguma dúvida, o ideal é parar de usá-la e se manter disponível para o trabalho e a vida real, até porque é a empresa que permite você pagar as suas contas e não as redes sociais.
2. Retirar notificações para e-mail
Praticamente todas as redes sociais permitem que notificações sejam mandadas por e-mail. O recomendado é desativar essa permissão.
Isso é indicado porque é muito difícil alguém ignorar a curiosidade de saber o que está acontecendo em certas páginas nas redes.
No entanto, a disciplina e a responsabilidade com os afazeres do dia a dia precisam e devem falar mais alto do que a necessidade de estar no meio online o tempo todo.
3. Desative notificações no celular
A maioria das pessoas no mundo, acessa os canais sociais através de seus smartphones. Os aplicativos nesses casos também contam com opções de notificar interações ocorridas nas redes.
Esses alertas nada mais são do que uma isca para fazer com que o usuário fique curioso para entrar na rede, por isso o indicado também é desativar essas notificações e não ter alertas na tela do celular.
4. Manter o celular longe pode limitar o tempo de uso das redes sociais
Os celulares permitem hoje em dia um acesso muito rápido e muito fácil as redes sociais, o que acaba virando um hábito e até um vício estar com ele por perto o tempo todo.
Com eles, acessar a rede social e verificar as novidades da timeline tornou-se mais fácil do que pelos computadores ou notebooks.
Para tanto, o indicado é evitar deixar o celular por perto, mantendo-o em uma gaveta, dentro da bolsa ou até mesmo no armário da empresa.
5. Definir horários para acessar as redes
Não é obrigatório deixar de acessar as redes sociais, mas é preferível que isso seja feito de maneira controlada, até mesmo tendo horários definidos para isso.
O ideal é que sejam em horários como de almoço, intervalo e pausas durante o tempo de trabalho na empresa que faz manutenção de prensa hidraulica, por exemplo.
Usar as redes por vinte minutos é o ideal para não criar um vício muito grande que pode ser prejudicial a médio ou longo prazo.
A empresa, muitas vezes, também trabalha assim, liberando o acesso somente nos intervalos e por alguns minutos, ajudando também os colaboradores a descansarem.
6. Usar gerenciadores de redes sociais
Muitos serviços on-line e gratuitos ajudam a fazer o gerenciamento dos vários perfis nas redes sociais que uma pessoa pode ter.
Isso pode ser uma ótima maneira de facilitar a visualização dos conteúdos e das publicações que os usuários querem ver enquanto navegam em suas redes.
Essa opção de gerenciamento pode ser aplicada em várias redes sociais ao mesmo tempo, seja no Facebook, Instagram, Twitter, entre outras.
Considerações finais
As redes sociais com o decorrer dos anos passaram a ser um pouco mal vistas por negócios como a empresa agente de portaria.
Isso porque muitas pessoas acabam deixando de ser produtivas e abrindo mão dos seus trabalhos para ficarem entrando nas redes sociais.
Porém, a verdade é que as redes vieram para ficar e, para se adaptar a elas, é necessário encontrar maneiras de lidar de forma mais saudável e consciente.
Esses espaços de interação são ótimos ambientes para fazer amigos, ficar informado, encontrar pessoas e até melhorar o posicionamento no mercado profissional.
Entretanto, é fundamental saber usá-las da maneira correta, pois qualquer erro cometido pode levar a vários problemas no dia a dia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Fonte das imagens: br.freepik.com