Hardware Utilitários

Lentidão no PC: Dicas para melhorar um computador lento.

Uma das piores experiências que um usuário de computador pode passar é a lentidão do PC durante o seu uso.

Só quem já acessou um site e precisou esperar alguns minutos para ele carregar completamente sabe o quão ruim essa situação pode ser.

Essa é uma condição que independente do quanto que você cuide bem do seu computador, ainda sim, a velocidade dele diminuirá ao longo do tempo.

Isso acontece porque, no decorrer do nosso uso, criamos arquivos e instalamos novos programas, o que acaba desorganizando o HD (disco rígido do computador) e dificultando a leitura de informações.

Apesar de ser muito frustrante, existem 4 passos que, se seguidos, otimizam e deixam seu computador muito mais leve. Confira quais são!

1 – VERIFIQUE O GERENCIADOR DE TAREFAS

Uma boa forma de descobrir quais aplicativos e programas estão atrapalhando o bom funcionamento do seu computador no dia a dia é através do gerenciador de tarefas.

Você consegue acessar essa função do seu computador facilmente através dos botões “Ctrl + Alt + Del”. Ao acioná-lo, você poderá acompanhar exatamente para onde está indo o tempo de processamento, ciclo de disco e memória RAM.

Corrigir lentidão no PC                        

Por isso, preste bem atenção em quais dos programas listados está sugando estes recursos mais do que deveria.

Quando identificá-los, você pode fechá-los ou desinstalá-los de seu sistema. Caso seja um programa que você utilize muito e não consiga viver sem, procure uma atualização dele. Versões antigas tendem a ser mais pesadas e a dar mais problemas.

2 – LIMPE A MEMÓRIA DO COMPUTADOR REGULARMENTE

Algo fundamental para o bom funcionamento de sua máquina é ter um bom espaço no HD. Se você tem pouco espaço no disco, seu computador fica tentando “revezar” entre as tarefas para dar conta de tudo, resultando em uma sobrecarga.

Lentidão no PC

Ou seja, de tempos em tempos, identifique quais são os programas e arquivos que você está usando menos e desinstale-os. Você verá uma grande diferença na máquina!

3 – INVISTA EM UM BOM ANTIVÍRUS

Esse passo é um dos mais importantes para a segurança e velocidade da máquina.

Além de proteger seu computador de possíveis vírus e malwares, um bom antivírus também elimina seu lixo eletrônico, arquivos desnecessários que estão pesando seu computador e melhora o seu desempenho.

A dica é você investir no melhor antivírus para as suas necessidades, afinal o dinheiro investido com ele acaba voltando para você em forma de proteção e otimização da sua máquina.

4 – LIMPE O CACHE PARA MELHORAR A LENTIDÃO NO PC

Às vezes, o problema é menor do que você imagina. Se você está com dificuldade em sua navegação na internet, provavelmente isso seja um problema com os cachês.

Para resolver, basta abrir seu navegador e entrar em “mostrar configurações avançadas” e, então, “limpar dados de navegação”. Pronto! Outra dica também é evitar o excesso de extensões e temas do navegador.

Conhece mais algumas dicas para acabar com a lentidão do PC? Conte para a gente nos comentários!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec Blog.
* imagens: softonic, crystalIDEA, Bitdefender, pcworld.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.