Saber se comunicar adequadamente é essencial para o desenvolvimento profissional. Conheça 5 dicas que irão te ajudar a melhorar a sua capacidade de comunicação.
A comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos aprender. É importante em tudo o que fazemos, seja comunicando no trabalho para cumprir prazos e alcançar resultados, ou comunicando com amigos, familiares e parceiros para construir relacionamentos fortes.
Muitos problemas acontecem devido a má comunicação e isso não é surpreendente. Não somos ensinados a nos comunicar adequadamente na escola; é algo que temos que aprender com as pessoas ao nosso redor.
Infelizmente, a menos que tenhamos a sorte de ter bons comunicadores no nosso círculo mais próximo, iremos quase sempre adquirir maus hábitos.
5 maneiras de melhorar a sua capacidade de comunicação
- Nunca fale por cima das outras pessoas
Isto demonstra uma verdadeira falta de respeito. Ao falar “por cima” de alguém, basicamente, essa atitude passa a seguinte impressão: “Eu não me importo com o que você tem a dizer – o que eu tenho a dizer é mais importante”.
- Não termine as frases das outras pessoas
Algumas pessoas costumam terminar a frase da outra durante uma conversa, pensando que estão ajudando a outra pessoa. Mas isso é errado.
Uma pesquisa mostrou que, ao fazer isso, você deixa a outra pessoa desconfortável, pois ao interromper a conversa dá a entender que você não acha a outra pessoa capaz de formular e concluir o seu raciocínio ou que, está pouco interessado no assunto.
- Paráfrase
Se você quer mostrar que realmente entendeu alguém, então parafrasear é uma ótima ferramenta.
Tudo o que precisa fazer é expressar a mesma ideia utilizando outras palavras, antes de iniciar a sua intervenção.
- Escute ativamente
Concentre-se na escuta ativa em vez de ouvir passivamente. A diferença é que a escuta ativa significa que você se envolve e responde à outra pessoa com base no que ela disse – ao passo que a escuta passiva é simplesmente o ato de ouvir sem resposta.
- Mantenha o contato visual
Ao olhar a outra pessoa nos olhos, você demonstra que está interessado no que ela está a dizer. Isso também o mantém concentrado e menos distraído.
Se você deseja aperfeiçoar as suas capacidades comunicativas uma boa forma de o fazer é frequentar por exemplo um curso de comunicação assertiva.
Lembre que apostar na formação sempre rende os melhores dividendos.
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