melhorar a sua capacidade de comunicação
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5 maneiras de melhorar a sua capacidade de comunicação

Saber se comunicar adequadamente é essencial para o desenvolvimento profissional. Conheça 5 dicas que irão te ajudar a melhorar a sua capacidade de comunicação.


A comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos aprender. É importante em tudo o que fazemos, seja comunicando no trabalho para cumprir prazos e alcançar resultados, ou comunicando com amigos, familiares e parceiros para construir relacionamentos fortes.

Muitos problemas acontecem devido a má comunicação e isso não é surpreendente. Não somos ensinados a nos comunicar adequadamente na escola; é algo que temos que aprender com as pessoas ao nosso redor.

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Infelizmente, a menos que tenhamos a sorte de ter bons comunicadores no nosso círculo mais próximo, iremos quase sempre adquirir maus hábitos.

5 maneiras de melhorar a sua capacidade de comunicação

  1. Nunca fale por cima das outras pessoas

Isto demonstra uma verdadeira falta de respeito. Ao falar “por cima” de alguém, basicamente, essa atitude passa a seguinte impressão: “Eu não me importo com o que você tem a dizer – o que eu tenho a dizer é mais importante”.

  1. Não termine as frases das outras pessoas

Algumas pessoas costumam terminar a frase da outra durante uma conversa, pensando que estão ajudando a outra pessoa. Mas isso é errado.

Uma pesquisa mostrou que, ao fazer isso, você deixa a outra pessoa desconfortável, pois ao interromper a conversa dá a entender que você não acha a outra pessoa capaz de formular e concluir o seu raciocínio ou que, está pouco interessado no assunto.

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  1. Paráfrase

Se você quer mostrar que realmente entendeu alguém, então parafrasear é uma ótima ferramenta.

Tudo o que precisa fazer é expressar a mesma ideia utilizando outras palavras, antes de iniciar a sua intervenção.

  1. Escute ativamente

Concentre-se na escuta ativa em vez de ouvir passivamente. A diferença é que a escuta ativa significa que você se envolve e responde à outra pessoa com base no que ela disse – ao passo que a escuta passiva é simplesmente o ato de ouvir sem resposta.

  1. Mantenha o contato visual

Ao olhar a outra pessoa nos olhos, você demonstra que está interessado no que ela está a dizer. Isso também o mantém concentrado e menos distraído.

Se você deseja aperfeiçoar as suas capacidades comunicativas uma boa forma de o fazer é frequentar por exemplo um curso de comunicação assertiva.

Lembre que apostar na formação sempre rende os melhores dividendos.


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

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