posicionamento do seu site no Google
Dicas Utilitários

Dicas para posicionamento do seu site no Google.

O Google é o maior mecanismo de busca da atualidade. Em outras palavras, uma boa parcela da população mundial utiliza essa ferramenta para procurar por conteúdos na Web. Isso significa uma ótima oportunidade para expandir sua marca e obter um ótimo posicionamento do seu site no Google.

No entanto, não é tão fácil colocar seu site como um dos primeiros resultados de pesquisa. Aliás, esse é o objetivo de dezenas de empresas ao redor do mundo, o que cria uma imensa competição entre elas. Seja para conseguir novos clientes ou realizar prospecção de fornecedores, o Google é a ferramenta principal nesses casos.

Neste conteúdo, vamos apresentar 7 dicas para você melhorar o posicionamento de seu site. Não deixe de conferir!

1. Estude o Google

A primeira coisa a se fazer é estudar o Google. Afinal, para você conseguir chamar a atenção do mecanismo, é vital entender como ele funciona.

Porém, já adiantamos uma coisa: ele é tão complexo, mas tão complexo que nem mesmo os engenheiros da empresa sabem ao certo seu funcionamento.

Google Trends ajuda no posicionamento do seu site no Google

A empresa, quando aparece em público, sempre reforça que seu objetivo é aumentar a qualidade das respostas encontradas pelo mecanismo. Portanto, o algoritmo está em constante modificação, tendo dezenas de atualizações ao longo do ano.

Em resumo, seu site precisa oferecer a melhor resposta à pergunta feita pelo usuário.

2. Estude seu público-alvo

Um dos aspectos mais importantes dentro do marketing digital são as informações acerca de seu público-alvo. 

As técnicas de ranqueamento são conhecidas como SEO. Unindo o SEO ao tráfego pago, e-mail marketing, mídias sociais e mais alguns elementos, temos o marketing digital.

limitações do marketing digital e posicionamento do seu site no Google
Como obter um bom posicionamento do seu site no Google?

Enfim, saber quem é seu público é algo que vai ajudar na hora de criar conteúdos relevantes para essas pessoas. Isso, por si só, já vai melhorar o ranqueamento de seu site, desde que feito com maestria.

Ficar em primeiro no Google só tem sentido quando é um indivíduo de seu público-alvo que fez a busca.

3. Pesquise palavras-chave (KW) relevantes

Agora que você sabe quem é seu público-alvo, está na hora de realizar um dos trabalhos mais delicados de SEO: pesquisar por palavras-chave — que vamos chamar de Keyword (KW). 

Em síntese, você precisa estudar as KW relacionadas com seu nicho, ao passo que simula a forma que os indivíduos de seu público-alvo (conhecidos como personas) vão realizar a busca.

posicionamento do seu site no Google

Além disso, algumas ferramentas oferecem as KWs mais utilizadas para seu nicho, e informam até a dificuldade de ranquear para elas. Isso é ótimo, pois você pode se concentrar nas com mais tráfego e menor concorrência.

4. Trabalhe o conteúdo de seu site

Se você seguiu as dicas uma a uma, neste momento deve conhecer muito bem seu público-alvo, ter uma coleção de KWs e muita vontade de melhorar o ranqueamento de seu site.

Para que o serviço seja feito, será necessário elaborar conteúdos com base nos estudos realizados por você. Vamos dar um exemplo para facilitar a didática.

posicionamento do seu site no Google e Crescer seu negócio
Posicionamento do seu site no Google – Como aparecer nas primeiras posições?

Vamos supor que você tenha um e-commerce que venda tênis, mas quase ninguém consegue encontrá-lo na internet. Em suas pesquisas, você encontrou a KW “tênis para corrida noturna”.

Uma ótima sugestão de conteúdo é “Os 10 melhores tênis para corrida noturna”. Com certeza você vai conseguir algumas visitas utilizando esse título!

5. Faça um bom link building

O Google trabalha com a ideia de que, para ser uma resposta completa, o material precisa apontar para outros conteúdos. Da mesma forma, para ser uma resposta confiável, outros conteúdos devem apontar para sua página.

Como fazer sucesso nas redes sociais

Então, o link building é uma ferramenta vital para conseguir algumas posições no mecanismo de busca. No caso, procure sempre 2 ou 3 referências internas e 1 externa.

Quanto a como conseguir backlinks de qualidade, faça parceria com outros sites ou os conquiste de maneira natural. O Google possui diversos mecanismos para descobrir backlinks ilegítimos, portanto, tome cuidado..

6. Aperfeiçoe o design de seu site

O design do site é importantíssimo para o mecanismo de busca, por mais estranho que isso possa soar. 

Criar Currículos Online

Isso acontece  porque os robôs dos mecanismos de buscas conseguem visualizar o site como um usuário legítimo da internet. Da mesma forma, ele usa métricas de rejeição para saber se o site é interessante ou não.

O ideal é estudar empresas do mesmo nicho, só que maiores que a sua, para encontrar padrões otimizados de design.

7. O UX é muito importante para o Google

Para finalizar, o Google se torna mais inteligente a cada dia. Em uma de suas últimas atualizações, ele reforçou a importância da UX nos sites.

Em resumo, UX (User Experience) significa Experiência de Usuário, e está relacionado às sensações que o internauta tem ao navegar por seu site.

Empregos de Designer

Uma regra básica de UX, por exemplo, é a quantidade de cliques até encontrar algo em seu site. Otimize de maneira que 2 ou 3 cliques sejam o suficiente para levar o usuário ao que ele procura.

Gostou de nossas dicas sobre posicionamento no Google? Compartilhe com seus amigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.