Como escolher a TV ideal para comprar
Dicas Eletrônicos

Dicas para saber como escolher a melhor TV.

Com tantos modelos no mercado, é cada vez mais difícil saber escolher a melhor TV. Expressões como ‘OLED’ ou ‘QLED’ são inexplicáveis para muitas pessoas que não entendem tanto de tecnologia.

Além disso, saber qual é a tela recomendada, o tamanho ideal, a relação com a distância, acaba sendo uma dor de cabeça. Por isso, as nossas dicas poderão ser importantes na hora da compra.

Comprar uma nova TV é uma tarefa que requer cuidado, porque você não troca de TV com a mesma frequência que troca um celular.

E nas lojas você fica sem saber qual escolher, pois há muitos modelos, diversos tamanhos, diferentes tecnologias.

Qual é o tamanho ideal de Televisão para assistir BBB, o Jornal Nacional ou o seu filme e série favoritos? Qual é a tecnologia mais avançada para assistir a um jogo de futebol?

Na economia doméstica, comprar uma TV é uma despesa importante, portanto, saber escolher é fundamental. Afinal de contas, é um eletrodoméstico que deverá durar vários anos, mantendo todas as funções perfeitamente. 

Tamanho e distância ideal para assistir Televisão

A primeira intuição é querer comprar a maior Televisão da loja, porém, é importante você saber que há uma relação entre o tamanho e a distância do telespectador.

É óbvio que a percepção é subjetiva, mas a recomendação é que a distância entre o sofá e a TV seja três vezes a medida da diagonal da tela:

Distância ideal para assistir TV

  • TV de 32 polegadas = esse tamanho de tela é indicado para quartos ou ambientes pequenos.
  • TV de 40 a 43 polegadas = ideal para quartos um pouco maiores. A distância de visão ideal é entre 2,4 e 3,5 metros, tendo em conta a resolução e a qualidade de imagem. Saiba aqui qual a Melhor smart tv 43 polegadas.
  • TV de 46 a 50 polegadas = ideal para uma sala de tamanho padrão, com uma distância de visão entre 2,5 e 4 metros. Já é grande demais para um quarto.
  • TV de 55 a 60 polegadas = esse tamanho é ideal para um salão, pois a distância de visão requer mais de 3 metros.
  • TV de mais de 60 polegadas = ideal para pendurar na parede e ter, assim, o cinema em casa. Mas sempre numa sala bem grande!

Tipos de tecnologia das TVs

Atualmente existem no mercado diferentes tecnologias de visualização: LCD, LED, OLED, QLED, siglas que complicam na hora de decidir o modelo. Por esse motivo, é importante você entender o que significa cada uma e quais são as vantagens.

Tecnologias das TVs - LED, LCD, OLED, QLED

TV LED = (Light Emitting Diode/diodo emissor de luz) possui menos vazamentos de luz que a TV LCD, tendo um sistema de iluminação mais homogêneo.

A fonte de iluminação é o LED, que usa luz para iluminar os pixels. Possui um consumo de energia menor e um nível de preto mais puro que o LCD. 

TV OLED = (Organic Light Emitting Diode/diodo emissor de luz orgânico) ilumina individualmente cada pixel, reduzindo o consumo energético. É um aparelho mais leve e fino.

Tanto o brilho quanto o ângulo de visão e o maior detalhe nas regiões escuras da imagem se diferenciam para melhor em relação a uma TV LED. As cores são mais realistas.

TV QLED = (Quantum Dot Light Emitting Diode/diodo emissor de luz quântico) possui um brilho superior, melhor contraste e nível de preto, reproduzindo cores puras.

Ideal para ambientes com muita iluminação. Oferece uma imagem cinematográfica, ideal para assistir o campeonato brasileiro de futebol ou filmes!

Conectividade da TV

É muito importante prestar atenção a este ponto, porque as emissoras de Televisão possuem cada vez mais conteúdo 4K e, por isso, nem sempre é suficiente uma conexão de 100Mb ou até por WiFi.

O ideal é comprar uma TV que tenha, pelo menos, duas entradas HDMI 2.0, para poder assistir conteúdo 4K. 

Conectividades das TVs modernas

Se você for usar o seu Smartphone para reproduzir música na TV, precisará de uma conexão Bluetooth. Além disso, é fundamental que a TV tenha entradas USB se você quiser assistir programas antigos arquivados em pendrives.

Evidentemente são muitos os itens para analisar na hora de escolher uma boa TV. Não é um produto barato para comprar assim, sem prestar a devida atenção. 

Você quer uma Televisão para assistir às novelas? Os programas de esportes são os seus preferidos? Você adora ficar até tarde assistindo filmes de suspense? 

Analisar muito bem que uso dará à TV e em que ambiente da sua casa ela ficará, será fundamental para comprar o aparelho ideal para você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.