Emprego de Engenheiro de Segurança
Dicas Segurança

Diferença entre Vírus e Malware? Aprenda como se Proteger.

A diferença entre vírus e Malware ainda causa muitas dúvidas entre os usuários de computador. Saiba como diagnosticar esses perigos online e se proteger.


Proteger o computador de vírus e malware é uma preocupação comum de quem os utiliza, afinal, não é de hoje que temos “dor de cabeça” com infecções maliciosas em nossos dispositivos.

O problema já nos persegue desde a década de 1990, quando o computador pessoal começou a ser popularizado.

Foi nessa mesma época que a nomenclatura “vírus” também foi criada e se tornou uma temida ameaça aos donos dessas máquinas.

Desde então, tomamos diversos cuidados, como por exemplo, não conectar um pen drive sem saber a procedência ou escaneá-los antes de abrir no computador, ter cautela ao navegar na internet e instalar programas que combatem essas pragas virtuais.

Com o tempo, os cibercriminosos aperfeiçoaram e criaram novas ameaças para atingir os usuários. Novas nomenclaturas começaram a aparecer e se popularizar, entre elas está o “malware”, muitas vezes utilizado como sinônimo de “vírus”.

Mas, você sabia que eles não são a mesma coisa? Na verdade, o vírus é, sim, um malware. Entretanto, nem todo malware é um vírus.

Para que você entenda melhor, vamos explicar do que se trata cada um deles e, de quebra, dar algumas dicas para você proteger seu computador contra todas as ameaças virtuais. Confira!


O QUE É UM MALWARE?


A palavra malware é oriunda da união dos vocábulos “malicious” (do inglês, malicioso) e “software”. Ou seja, um malware pode ser qualquer tipo de programa capaz de causar danos a um dispositivo eletrônico.

Entre os mais conhecidos estão: spywares, adwares, ransomwares, worms, rootkits, trojans e, também, o vírus.


O QUE É UM VÍRUS?


diferença entre vírus e Malware
Você sabe qual a diferença entre vírus e malware?

O vírus é um malware capaz de infectar um sistema, fazer cópias de si mesmo e tentar se espalhar para outros computadores.

Diferente de outras ameaças, o vírus não consegue se reproduzir sozinho. Para que ele seja executado, é preciso que o usuário abra um arquivo infectado ou que o desenvolvedor tenha configurado um gatilho (data e hora pré-determinada ou a inicialização do sistema, por exemplo) que irá ativar a praga.

Enquanto isso, outros malwares são capazes de se autoexecutar. Esse é o caso de um spyware, um programa espião que rouba senhas e informações pessoais, ou do ransomware, que bloqueia todos os arquivos de um computador e libera o acesso ao usuário apenas após o pagamento de um resgate.

O vírus é um dos mais antigos e populares tipos malware e, por esse motivo, existe a confusão. Atualmente, esta modalidade não é mais tão comum como há 30 anos atrás, já que os criminosos descobriram novos e mais lucrativos golpes.


COMO SE PROTEGER DE VÍRUS E MALWARE?


diferença entre vírus e Malware
Conheça a diferença entre vírus e Malwares e se proteja.

Os programas antivírus surgiram há várias décadas com o objetivo de proteger computadores contra a infecção de vírus e destruir aqueles que já estivessem instalados na máquina.

Com o avanço das pragas virtuais, os antivírus também começaram a se atualizar e aumentar a sua eficiência, protegendo os dispositivos eletrônicos contra vários tipos de malwares.

Por isso, instalar um antivírus de confiança é a melhor maneira de se proteger contra vírus e outras ameaças.

Além disso, adotar um comportamento cauteloso ao navegar pela internet, abrir links e baixar programas e aplicativos, também é uma ferramenta essencial para ficar livre de malwares.

Você sabia a diferença entre malware e vírus? Compartilhe com a gente nos comentários!


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Infotec.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.