o que é engenharia de software
Carreira Profissão TI

Entenda tudo sobre o que é engenharia de software

Você já deve saber que a tecnologia se desenvolve cada vez mais e por isso, profissionais especializados na área vêm ganhando cada vez mais espaço e mercado de trabalho. Portanto, saber o que é engenharia de software é essencial para quem está no processo de escolha de uma profissão.

Sabe aqueles softwares e aplicativos que os médicos usam para fazer a gestão de pacientes ou aqueles programas de planejamento das grandes empresas? Então, a maioria deles são desenvolvidos por engenheiros de software.

Com isso, se você quer saber mais sobre uma das profissões do futuro e que crescem cada vez mais com o aumento dos trabalhos remotos, confira agora o que é engenharia de software e também tudo que cerca essa modalidade.

O que é engenharia de software?

Para entender melhor sobre as características e funções do engenheiro de software é preciso entender o que é engenharia de software.

engenharia de software

De modo geral, ela é um segmento que envolve computação e engenharia que visa o desenvolvimento e manutenção de software.

Ou seja, é a área responsável por criar ferramentas tecnológicas e práticas para aprimorar a organização de determinada empresa. Além disso, ela visa aumentar a produtividade e qualidade de trabalho.

O que faz um engenheiro de software?

Ao saber o que é engenharia de software você pode entender melhor o papel e a função do profissional dessa área.

Portanto, ele é o responsável por desenvolver programas, aplicativos, firmwares e scripts, logo tudo o que envolve o funcionamento de dispositivos eletrônicos, como computadores e smartphones.

Devido ao avanço tecnológico e a necessidade cada vez maior de tornar a sociedade mais conectada, o engenheiro de software tem ganhado mais relevância e responsabilidade. Por isso, vem se tornando uma profissão com bastante mercado e com bom retorno financeiro.

o que faz um engenheiro de software

Confira agora as atribuições principais que envolvem o que é engenharia de software e suas funções na rotina de trabalho deste profissional. A partir desse conhecimento, você poderá perceber ainda mais a importância desse cargo.

1- Desenvolver de sistemas

Com o aumento da demanda de trabalhos remotos e novas plataformas e sistemas, essa tem se tornado a função principal que envolve o que é a engenharia de software. Portanto, se você deseja ser um engenheiro da área, saiba que criará jogos, aplicativos e softwares.

2- Arquitetura de software

Essa é a função do engenheiro de software, na qual ele fica responsável por desenvolver e definir a estrutura do software, como suas características visuais, além de garantir o controle de qualidade e eficiência do produto ou serviço.

3- Gerenciamento de projetos

Após a criação do software e implantação do sistema na empresa, é papel do engenheiro de software acompanhar o funcionamento da ferramenta desde o início até a última etapa de execução, para que tenha certeza da eficiência do programa.

4- Corrigir falhas

Assim como em qualquer projeto de criação, existe a necessidade de testar as ferramentas até que se encontre e melhore todos os erros apresentados.

Portanto, é muito importante que o engenheiro de software tenha a expertise de testar seu sistema para garantir a melhor eficiência possível.

Diferenças entre engenharia de software e engenharia da computação

Embora muitas pessoas confundam o que é engenharia de software com o que é engenharia da computação, é importante saber que mesmo que se relacionam, elas têm funções diferentes, mesmo as duas sendo profissões bem práticas.

O engenheiro de software está determinado em desenvolver códigos e algoritmos que beneficiem a programação, como JavaScript e Python. Assim, como dito anteriormente, é responsável por criar softwares, sistemas e aplicativos.

Por sua vez, a engenharia da computação fica responsável pela construção e criação de computadores, tablets ou smartphones. Portanto, é uma área mais focada em desenvolvimento do hardware, ou seja, na parte física.

De maneira resumida, o engenheiro da computação tem a função de criar o aparelho e cabe ao engenheiro de software desenvolver e implementar o sistema para o funcionamento deste aparelho, seja ele computador ou outro aparelho eletrônico.

Principais competências e habilidades do engenheiro de software

Agora que você já sabe o que é engenharia de software e também como ela funciona, caso tenha ficado interessado na profissão, é muito importante que você busque desenvolver as habilidades e competências a seguir.

Profissão TI - Programador

Certamente você se tornará um profissional muito mais capacitado e desejado pelo mercado se seguir as dicas de soft skills essenciais para o profissional de engenharia de software e da área de tecnologia de modo geral.

1- Inglês fluente

Assim como em várias outras profissões, ter como segunda o inglês é essencial para o seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, por se tratar de tecnologia, grande parte dos cursos, programas, estudos e vocabulário são em inglês.

2- Boa comunicação

A área de engenharia de software envolve o trabalho de diferentes pessoas, de diferentes locais e culturas. Portanto, é muito importante que o profissional tenha capacidade comunicativa bem desenvolvida, para se fazer entender e também saber ouvir o outro.

3- Perfil analítico

Outra habilidade que um bom profissional de software precisa desenvolver é a capacidade de absorver e transmitir informações e dados, para que torne mais fácil os vários processos de decisão que envolvem a construção de um sistema.

Conclusão

Agora que você já compreendeu tudo sobre o que é engenharia de software, você pode perceber os motivos que fazem dessa área ser uma das que mais crescem e certamente ainda vão crescer. 

Empregos de Engenheiro de Aplicações

Devido a sua alta necessidade no mercado, o engenheiro de software tem mercado em diferentes níveis de empresas, indo desde pequenas empresas e startups a renomadas multinacionais.

Portanto, se você acredita que tem o conhecimento e o perfil necessário para crescer nesse ramo, certamente é uma boa oportunidade para crescer profissionalmente e pessoalmente, se aproveitando do amplo mercado e retorno financeiro que a área oferece.

Por fim, vale ressaltar que por se tratar da área de tecnologia, é essencial que o profissional tenha inglês avançado.

Certamente, isso vai facilitar a sua comunicação com os melhores profissionais da área, assim como melhorar as oportunidades de cursos e entendimento de programas e sistemas. 


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.