De forma a colher todos os benefícios do mailing de clientes, é preciso implementar a técnica constantemente.
Com o tempo, os erros aparecem nas métricas e a necessidade de mudar as abordagens surge, onde cada empresa encontra as suas próprias soluções.
Mas existem pelo menos 12 erros que já foram detectados, os quais podem atingir qualquer negócio. Conheça-os agora e evite-os para que o seu mailing de clientes renda os melhores resultados!
- Assunto de e-mail muito alongado
Ao escrever um e-mail, é preciso pensar no dia a dia do cliente. Normalmente, uma pessoa abre a caixa de entrada e verifica as mensagens mais interessantes. Seu e-mail já deve ser atraente na parte do “assunto”.
O texto deve ser igualmente atraente, detalhado o suficiente e, ao mesmo tempo, conciso, de forma que não sufoque o leitor ou o faça perder o interesse.
Por mais que você queira mostrar tudo sobre a empresa, lembre-se que o marketing é executado em muitas etapas. Haverão oportunidades, outros canais, outros e-mails, para falar mais.
- Impossibilitar retorno do e-mail (noreply)
Digamos que o seu e-mail foi perfeito: sucinto, assertivo e atraente. O destinatário mostrou interesse e quer retornar o contato, mas o e-mail é do tipo que não permite resposta, o famoso “noreply”.
Pronto! Todo o trabalho de fazer um bom e-mail é desperdiçado, assim como um potencial cliente.
Sempre deixe o e-mail aberto para que o cliente responda, assim a empresa demonstra que deseja a comunicação e abre a oportunidade para que o relacionamento, e futura venda, aconteça.
- Não direcionar o cliente com muitas CTAs
Os CTAs são pequenas partes do texto que induzem o leitor a praticar uma determinada ação. Podem ser para que ele responda o e-mail, clique em um link, entre em contato com a empresa, baixe um material, entre outros.
O que importa é que o e-mail deve ser escrito de forma que alerte o leitor, durante toda a leitura, para as CTAs, conhecidas como chamadas para a ação.
- Excesso ou ausência de imagens no e-mail
Na maioria dos casos, um e-mail que contém somente texto não chama atenção o bastante do cliente. É preciso mesclar texto com imagens, mas até para isso é necessário ter técnica.

Imagens grandes demais são capazes de poluir o texto e tornar o e-mail em uma leitura desagradável, da qual o cliente pode desistir rapidamente.
Certifique-se de que as imagens do e-mail são condizentes com a mensagem do texto e aproveite para incorporar a identidade visual da marca à mesma.
- Descontrole no envio de e-mails: muitos ou quase nenhum
O mailing de clientes deve ser uma atividade perene no setor de marketing da empresa. Quando ela se torna rotina, é mais fácil ter um equilíbrio sobre o envio de e-mails.
Primeiro de tudo, é preciso ter controle da relação de contatos, quantos e quais e-mails foram enviados.
É preciso caminhar na linha tênue de enviar e-mails o bastante para trabalhar o relacionamento com o cliente e tornar a empresa em algo que ele lembrará, mas, ao mesmo tempo, não entupir sua caixa de e-mails com mensagens em excesso.
O controle é essencial para que o cliente não associe a sua empresa a uma caixa de e-mails recheada de mensagens repetidas, inconvenientes e excessivas. Algo assim fará com que ele crie antipatia pela marca.
- Não demonstrar empatia pelo destinatário
A periodicidade equilibrada e a relevância dos e-mails para o cliente revela o grau de empatia de uma empresa.
É uma lógica muito simples, só vá até o cliente através do e-mail em momentos específicos e para fazer ofertas agradáveis e interessantes.
Nada de enviar e-mails indiscriminadamente, sem considerar a organização da rotina de seu cliente, assim como o seu tempo.
Por fim, humanizar os textos dos e-mails também reforça a empatia. Para isso, use o nome do cliente e da pessoa que mandou o e-mail, com o cargo em que ocupa na empresa. Isso demonstra que a empresa investiu em cada cliente e que se preocupa com sua satisfação.
- E-mail confuso ou sem meta específica
A importância de organizar o seu mailing de clientes se materializa neste erro bem comum. Cada e-mail é enviado para um cliente específico com um assunto definido, do qual o texto não pode se desviar.
Além do texto ser preciso e condizente com a meta do e-mail, é preciso saber direcionar aos clientes corretos na lista.

Por exemplo, um cliente que já conhece a empresa deve receber e-mails com ofertas, conteúdos e vantagens.
Se um cliente estiver pronto do fechamento, por exemplo, você pode inserir um e-mail personalizado na sua campanha o convidando a solicitar uma carta de pedido de orçamento, assim você encaminha o cliente adiante no funil realizando um atendimento humano e personalizado.
Mas, para que isso dê certo, é necessário que você realize um atendimento realmente humanizado e, para fazer isso, lembre-se de inserir comentários, discussões, temas e ações que aconteceram durante o contato para que assim o cliente saiba que o e-mail foi escrito apenas para ele.
O importante é deixar claro que aquele contato está sendo feito exclusivamente com ele.
Já um e-mail para quem não conhece a empresa muito bem, deve ser um de boas vindas e convidar o leitor para visitar um blog e as redes sociais.
- Não utilizar de análise de gatilhos de comportamento
Ao longo do funil de vendas existe a etapa na qual o cliente é alimentado com conteúdo que pode ser dado, por exemplo, no blog da empresa.
Ao perceber que um cliente acessa assuntos determinados muitas vezes, você pode criar um e-mail específico, que atenda às necessidades desse cliente.
Isso se chama analisar e usar os gatilhos para criar um e-mail personalizado, que mostra autoridade e solidariedade da empresa.
Quanto mais o comportamento dos clientes é notado, mais você pode direcionar os e-mails, com assunto, texto, imagem e CTAs, às demandas reais do cliente.
Também é uma forma de obter informações sobre os gatilhos específicos, os quais podem e devem ser usados durante as vendas.
- Não usar o pré-header
Pré-header é definido como aquele texto curto, o qual fica logo abaixo da linha do assunto. Explore e otimize esse pequeno espaço para colocar mais informações relevantes, de forma que possa atrair o interesse do cliente.
No corpo do e-mail, o pré-header é feito como um pequeno cabeçalho logo acima do texto em si.
- Lista de e-mail sem segmentação
Seu mailing de clientes deve ser segmentado por tipo de cliente, assim invista no mailing segmentado para otimizar os resultados da sua campanha.

Cada consumidor possui uma necessidade, logo, não corra o risco de mandar o e-mail incrível, cujo assunto não interessa aquela determinada pessoa.
Quanto mais segmentado for o seu mailing de clientes, mais assertivos serão os e-mails e mais estreito será o relacionamento com cada cliente.
- Não limpar lista sem engajamento
Um dos aspectos da segmentação no mailing de clientes é o engajamento. Conforme o tempo de e-mail marketing transcorre, você consegue separar os consumidores mais engajados dos menos engajados.
Existem aqueles que também não demonstram interesses. A limpeza do mailing é a eliminação desses clientes desinteressados.
Priorize o envio de e-mails com novidades. Coloque sempre os mais engajados em primeiro lugar, e tente incorporar os menos engajados aos poucos.
- Ignorar configurações técnicas e não filtrar e-mails
Esse erro pode levar uma empresa a ter má reputação como remetente. Manter as configurações técnicas e a filtragem de e-mails otimizada é essencial para que seus e-mails não sejam rejeitados pelos provedores dos clientes. Para isso, ajuste as configurações do DKIM e SPF.