erros de mailing de clientes no e-mail marketing
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12 erros do Mailing de cliente no e-mail marketing para evitar

De forma a colher todos os benefícios do mailing de clientes, é preciso implementar a técnica constantemente.

Com o tempo, os erros aparecem nas métricas e a necessidade de mudar as abordagens surge, onde cada empresa encontra as suas próprias soluções.

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Mas existem pelo menos 12 erros que já foram detectados, os quais podem atingir qualquer negócio. Conheça-os agora e evite-os para que o seu mailing de clientes renda os melhores resultados!

  • Assunto de e-mail muito alongado

Ao escrever um e-mail, é preciso pensar no dia a dia do cliente. Normalmente, uma pessoa abre a caixa de entrada e verifica as mensagens mais interessantes. Seu e-mail já deve ser atraente na parte do “assunto”.

O texto deve ser igualmente atraente, detalhado o suficiente e, ao mesmo tempo, conciso, de forma que não sufoque o leitor ou o faça perder o interesse.

Por mais que você queira mostrar tudo sobre a empresa, lembre-se que o marketing é executado em muitas etapas. Haverão oportunidades, outros canais, outros e-mails, para falar mais.

  • Impossibilitar retorno do e-mail (noreply)

Digamos que o seu e-mail foi perfeito: sucinto, assertivo e atraente. O destinatário mostrou interesse e quer retornar o contato, mas o e-mail é do tipo que não permite resposta, o famoso “noreply”.

Pronto! Todo o trabalho de fazer um bom e-mail é desperdiçado, assim como um potencial cliente.

Sempre deixe o e-mail aberto para que o cliente responda, assim a empresa demonstra que deseja a comunicação e abre a oportunidade para que o relacionamento, e futura venda, aconteça.

  • Não direcionar o cliente com muitas CTAs

Os CTAs são pequenas partes do texto que induzem o leitor a praticar uma determinada ação. Podem ser para que ele responda o e-mail, clique em um link, entre em contato com a empresa, baixe um material, entre outros.

O que importa é que o e-mail deve ser escrito de forma que alerte o leitor, durante toda a leitura, para as CTAs, conhecidas como chamadas para a ação.

  • Excesso ou ausência de imagens no e-mail

Na maioria dos casos, um e-mail que contém somente texto não chama atenção o bastante do cliente. É preciso mesclar texto com imagens, mas até para isso é necessário ter técnica.

como enviar mailing para clientes

Imagens grandes demais são capazes de poluir o texto e tornar o e-mail em uma leitura desagradável, da qual o cliente pode desistir rapidamente.

Certifique-se de que as imagens do e-mail são condizentes com a mensagem do texto e aproveite para incorporar a identidade visual da marca à mesma.

  • Descontrole no envio de e-mails: muitos ou quase nenhum

O mailing de clientes deve ser uma atividade perene no setor de marketing da empresa. Quando ela se torna rotina, é mais fácil ter um equilíbrio sobre o envio de e-mails.

Primeiro de tudo, é preciso ter controle da relação de contatos, quantos e quais e-mails foram enviados.

É preciso caminhar na linha tênue de enviar e-mails o bastante para trabalhar o relacionamento com o cliente e tornar a empresa em algo que ele lembrará, mas, ao mesmo tempo, não entupir sua caixa de e-mails com mensagens em excesso.

O controle é essencial para que o cliente não associe a sua empresa a uma caixa de e-mails recheada de mensagens repetidas, inconvenientes e excessivas. Algo assim fará com que ele crie antipatia pela marca.

  • Não demonstrar empatia pelo destinatário

A periodicidade equilibrada e a relevância dos e-mails para o cliente revela o grau de empatia de uma empresa.

É uma lógica muito simples, só vá até o cliente através do e-mail em momentos específicos e para fazer ofertas agradáveis e interessantes.

Nada de enviar e-mails indiscriminadamente, sem considerar a organização da rotina de seu cliente, assim como o seu tempo.

Por fim, humanizar os textos dos e-mails também reforça a empatia. Para isso, use o nome do cliente e da pessoa que mandou o e-mail, com o cargo em que ocupa na empresa. Isso demonstra que a empresa investiu em cada cliente e que se preocupa com sua satisfação.

  • E-mail confuso ou sem meta específica

A importância de organizar o seu mailing de clientes se materializa neste erro bem comum. Cada e-mail é enviado para um cliente específico com um assunto definido, do qual o texto não pode se desviar.

Além do texto ser preciso e condizente com a meta do e-mail, é preciso saber direcionar aos clientes corretos na lista.

Enviar E-mail Marketing em massa

Por exemplo, um cliente que já conhece a empresa deve receber e-mails com ofertas, conteúdos e vantagens.

Se um cliente estiver pronto do fechamento, por exemplo, você pode inserir um e-mail personalizado na sua campanha o convidando a solicitar uma carta de pedido de orçamento, assim você encaminha o cliente adiante no funil realizando um atendimento humano e personalizado. 

Mas, para que isso dê certo, é necessário que você realize um atendimento realmente humanizado e, para fazer isso, lembre-se de inserir comentários, discussões, temas e ações que aconteceram durante o contato para que assim o cliente saiba que o e-mail foi escrito apenas para ele.

O importante é deixar claro que aquele contato está sendo feito exclusivamente com ele. 

Já um e-mail para quem não conhece a empresa muito bem, deve ser um de boas vindas e convidar o leitor para visitar um blog e as redes sociais.

  • Não utilizar de análise de gatilhos de comportamento

Ao longo do funil de vendas existe a etapa na qual o cliente é alimentado com conteúdo que pode ser dado, por exemplo, no blog da empresa.

Ao perceber que um cliente acessa assuntos determinados muitas vezes, você pode criar um e-mail específico, que atenda às necessidades desse cliente.

Isso se chama analisar e usar os gatilhos para criar um e-mail personalizado, que mostra autoridade e solidariedade da empresa.

Quanto mais o comportamento dos clientes é notado, mais você pode direcionar os e-mails, com assunto, texto, imagem e CTAs, às demandas reais do cliente.

Também é uma forma de obter informações sobre os gatilhos específicos, os quais podem e devem ser usados durante as vendas.

  • Não usar o pré-header

Pré-header é definido como aquele texto curto, o qual fica logo abaixo da linha do assunto. Explore e otimize esse pequeno espaço para colocar mais informações relevantes, de forma que possa atrair o interesse do cliente.

No corpo do e-mail, o pré-header é feito como um pequeno cabeçalho logo acima do texto em si.

  • Lista de e-mail sem segmentação

Seu mailing de clientes deve ser segmentado por tipo de cliente, assim invista no mailing segmentado para otimizar os resultados da sua campanha.

E-mail Marketing no computador

Cada consumidor possui uma necessidade, logo, não corra o risco de mandar o e-mail incrível, cujo assunto não interessa aquela determinada pessoa.

Quanto mais segmentado for o seu mailing de clientes, mais assertivos serão os e-mails e mais estreito será o relacionamento com cada cliente.

  • Não limpar lista sem engajamento

Um dos aspectos da segmentação no mailing de clientes é o engajamento. Conforme o tempo de e-mail marketing transcorre, você consegue separar os consumidores mais engajados dos menos engajados.

Existem aqueles que também não demonstram interesses. A limpeza do mailing é a eliminação desses clientes desinteressados.

Priorize o envio de e-mails com novidades. Coloque sempre os mais engajados em primeiro lugar, e tente incorporar os menos engajados aos poucos.

  • Ignorar configurações técnicas e não filtrar e-mails

Esse erro pode levar uma empresa a ter má reputação como remetente. Manter as configurações técnicas e a filtragem de e-mails otimizada é essencial para que seus e-mails não sejam rejeitados pelos provedores dos clientes. Para isso, ajuste as configurações do DKIM e SPF.

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