Marketing Digital para Empresas de TI
Atualidades Negócios

Marketing Digital para empresas de TI: saiba como aplicar essa estratégia.

Mesmo criando produtos de alta qualidade tecnológica, o marketing digital para empresas de TI (Tecnologia da Informação) ainda é um desafio, principalmente quando se refere à atração de clientes e reconhecimento da marca.

No entanto, a boa notícia é que as iniciativas de marketing na área de tecnologia podem ser bem mais simples do que parecem. 

Dessa maneira, é possível se beneficiar de planejamentos assertivos e que trazem um excelente retorno.

No artigo de hoje, conheça mais sobre o marketing digital para empresas de TI e saiba como aplicar essa estratégia. Acompanhe a leitura!


Por que o marketing digital é importante para o ramo de TI?

A tecnologia da informação e o marketing habitam o mesmo ambiente: o digital. No entanto, embora as estratégias de divulgação virtuais dependam fundamentalmente da internet, isso não é totalmente verdadeiro para o ramo da tecnologia

O marketing digital trabalha com foco na divulgação de soluções, incluindo produtos e serviços. Já a tecnologia da informação opera com o desenvolvimento de ferramentas, que podem contribuir com o marketing, mas também atuar em outras frentes de trabalho.

Um exemplo é o relógio ponto digital, que é capaz de registrar informações de entrada e saída de funcionários. 

No entanto, uma ilustração do marketing pode ser a divulgação em redes sociais. Mas, por que a estratégia é importante para o ramo da TI?

A seguir, conheça algumas vantagens do marketing para as empresas de tecnologia.

Como fazer Marketing Online?

1 – Maior autoridade no mercado

Quando os esforços de marketing são bem aplicados, é possível melhorar o reconhecimento da sua empresa no mercado, contribuindo para a valorização dos produtos e serviços oferecidos.

Por exemplo, o público irá preferir fechar negócio de conserto monitor lcd com uma empresa que tem reconhecimento e autoridade no mercado, do que em comparação com um empreendimento desconhecido.

Ou seja, sua empresa sairá na frente da concorrência e vai conquistar uma audiência muito maior do que os demais negócios.


2 – Mensuração de dados em tempo real

As ferramentas de marketing são capazes de mensurar, em tempo real, quais os resultados de cada uma das campanhas. Dessa forma, as empresas podem avaliar se houve falhas e corrigi-las o quanto antes.

Isso vale para tudo, como a divulgação de uma aula de canto iniciante em uma plataforma online. Por lá, é possível acompanhar quantas pessoas viram o anúncio e se os conteúdos estão, de fato, dando resultados para a empresa.


3 – Antecipação de tendências

Os produtos e serviços precisam ter uma boa aceitação no mercado e, para isso, é necessário identificar o comportamento do público e antecipar as possíveis tendências.

Com o marketing digital, é possível descobrir alguns dados relevantes para verificar essas projeções, incluindo quais são as preferências do público.

Marketing para pequenas Empresas

7 estratégias de marketing digital para as empresas de TI

Há muitas outras vantagens que o marketing digital pode oferecer às empresas de TI. Por essa razão, cada vez mais empreendimentos buscam formas de aplicar estratégias diferenciadas em seus planejamentos.

No entanto, ainda há algumas dúvidas do que pode ser feito. Abaixo, separamos algumas dicas de marketing digital para as áreas de tecnologia. Confira!

1 – Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, como o próprio nome sugere, tem como principal intenção produzir conteúdo relevante sobre um determinado assunto.

Ou seja, ele vai além de publicar um anúncio sobre aula para habilitado, por exemplo, mas envolve a criação de materiais informativos, valiosos e que despertam a curiosidade do público-alvo.

Dessa forma, é possível estabelecer uma relação duradoura da sua empresa com os clientes, já que os consumidores passam a confiar nos empreendimentos que compartilham conteúdos inteligentes e com informação de qualidade.

O marketing de conteúdo pode ser usado de várias maneiras, como por exemplo:

  • Em artigos de blogs;
  • Em publicações para redes sociais;
  • Em conteúdos audiovisuais;
  • Em e-books;
  • Entre outros.

O interessante é direcionar os materiais para as reais necessidades do leitor. 

Por exemplo, uma pessoa que já conhece o que é um adesivo lacre de segurança, vai gostar de ver conteúdos mais aprofundados, em comparação com alguém que nunca ouviu falar desse produto.

2 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia muito eficiente também para a construção de relacionamentos com a audiência. 

Por meio dele, é possível enviar mensagens direcionadas e personalizadas, que vão contribuir para a construção de uma imagem do seu negócio.

Além do mais, o e-mail marketing é uma forma de fazer com que a sua empresa seja lembrada constantemente pelo público.

Por exemplo, o canal oferece a oportunidade de enviar um flyer de festa digital e, na data próxima ao evento, compartilhar lembretes com os convidados.

3 – Redes sociais

As redes sociais dominaram a internet. Hoje em dia, é difícil se deparar com algum negócio que não tenha, pelo menos, uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, que são as mídias mais populares.

No caso das empresas de TI, elas também estão nas redes sociais, incluindo em outras plataformas, como o LinkedIn e o YouTube.

A grande vantagem desses canais é que além do compartilhamento de conteúdo, eles permitem a criação de anúncios patrocinados, o que contribui para o maior reconhecimento das empresas a curto prazo.

Inclusive, algumas funcionalidades, como o Instagram Shopping, direcionam os usuários diretamente para a compra de produtos. 

Dessa forma, é possível marcar a produção de um carimbo para empresa, por exemplo, e já encurtar a jornada de compra do consumidor.

4 – SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que visa melhorar a classificação de um site ou blog dentro dos sites de pesquisa, como o Google.

Essa estratégia anda lado a lado com o marketing de conteúdo, tendo como principal foco a produção de materiais informativos, com o emprego de palavras-chave específicas (que são os termos mais pesquisados nos buscadores).

Desse modo, ao tratar de um ambiente de estudo para concurso, por exemplo, o blog post utiliza de palavras-chave, bem como outras técnicas que contribuem para o rankeamento do conteúdo. 

Como consequência, observa-se um ótimo crescimento no tráfego orgânico.

5 – Eventos

Os eventos e feiras, apesar de fugirem um pouco da esfera do marketing digital, ganharam uma nova roupagem após a pandemia da Covid-19. 

Anteriormente, eles eram feitos somente presencialmente, mas hoje, já é possível se deparar com grandes eventos digitais.

Esses acontecimentos são ótimas oportunidades para fazer networking com outros profissionais da área de Tecnologia da Informação, além de contribuir para o reconhecimento da sua empresa perante o mercado.

Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, que provavelmente o seu negócio de TI conhece, é possível transformar um evento digital em uma ótima experiência para o público.

6 – Anúncios patrocinados

Os anúncios patrocinados estão presentes nas redes sociais, mas também podem aparecer em outros tipos de materiais, como os links no Google.

Embora a recomendação seja para mesclá-los com outras estratégias para atração de tráfego orgânico (não pago), os anúncios são uma ótima forma de conquistar clientes a curto prazo, especialmente quando a intenção é divulgar algo específico.

No entanto, é fundamental elaborar um planejamento que leve em conta o orçamento da sua empresa, as possibilidades de investimento, os interesses do público e, é claro, com perspectivas de um bom ROI (Retorno sobre Investimento).


7 – Automação de marketing

A automação de marketing é uma estratégia que pode beneficiar muitas empresas, e o ramo de TI pode aplicar essa metodologia de uma maneira muito mais fácil, já que ele desenvolve as soluções de softwares.

Um exemplo é o atendimento via chatbots. Com esses pequenos robôs, é possível orientar melhor a comunicação com os clientes, além de evitar que algumas pessoas fiquem sem resposta, diante de uma demanda crescente pelos produtos ou serviços.

Fora que os chatbots ficam disponíveis por 24 horas, nos 7 dias da semana. 

Desse modo, mesmo que um usuário envie mensagem fora do horário comercial, ele não será ignorado e pode receber uma resposta pré-programada pela empresa.

Como implementar o Marketing Digital para Empresas de TI?

Conclusão

O marketing digital evolui em conjunto com a tecnologia. Além de se beneficiar de muitos softwares e sistemas de automação, ele contribui para a divulgação de muitas soluções, sendo uma estratégia fundamental para as empresas de TI.

Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre como fazer um marketing digital de qualidade. 

Por essa razão, o artigo de hoje teve como principal objetivo trazer algumas dicas de como aplicar a estratégia e, dessa forma, usufruir de todos os benefícios.

Afinal de contas, com um mundo cada vez mais hiperconectado, percebe-se que o marketing digital é indispensável para a sobrevivência dos negócios.

Inclusive, é cada vez mais comum para as pessoas procurarem algo diretamente na internet, ao invés de fazer buscas presenciais em vários estabelecimentos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


One thought on “Marketing Digital para empresas de TI: saiba como aplicar essa estratégia.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.