Dicas Hardware

Comprar um Notebook: Como evitar os erros mais comuns na hora da compra.

Quando optar em comprar um notebook faça a melhor escolha e evite os principais erros na hora da compra com essas dicas úteis.


Mesmo que você possua alguns notebooks e saiba quais recursos você gosta, isso não o torna imune a alguns dos problemas mais comuns de compra de laptops

Todos nós podemos ser induzidos por uma tela bonita, ou recursos de ponta, mesmo que não precisemos deles. 

É isso que este guia irá ajudá-lo a evitar e garantir que o que você está comprando é o que você precisa agora e no futuro, e não algo que está além de seu orçamento ou necessidades.

Aqui está nossa lista dos erros mais comuns na hora de comprar um notebook, assim você pode deixar todos os possíveis arrependimentos na porta. 

Se você preferir ter alguma ajuda para comprar um desktop, esses são nossos favoritos em 2018.

1 – Comprando o laptop mais barato disponível

Há alguns grandes notebooks de baixo custo por aí, mas só porque eles são baratos, não significa que eles vão fazer o trabalho que você quer ou ter todos os recursos que você precisa.

Digamos que você esteja decidindo entre um processador dual-core e quad-core.Você deseja executar muitos aplicativos de uma vez, mas escolheu o processador dual-core porque é um pouco mais barato. 

Agora você tem um sistema que não é tão poderoso quanto as suas necessidades exigem, e esse problema vai atormentá-lo até a hora de comprar um outro notebook novamente.

Em vez de optar pelo preço mais baixo, é melhor encontrar o laptop que realmente atende às suas necessidades e, depois, fazer uma comparação cruzada com o orçamento.

2 – Pagando caro demais no Notebook

Por outro lado, os melhores notebooks do mundo podem atender todas as suas necessidades, mas se você pagar por recursos ou hardware desnecessários, estará desperdiçando seu dinheiro.

As chances são boas de que, se um laptop forçar seu orçamento, ele tem algo de que você não precisa. 

Um novo MacBook Pro com especificações de topo pode custar até US $ 6.000 – mas muito poucas pessoas precisam de 4 TB de espaço de armazenamento em seu notebook. 

Comprar um Notebook

Você pode obter a mesma máquina com exatamente as mesmas especificações, além de menos espaço de armazenamento pela metade desse preço, e obter bastante armazenamento barato em uma unidade externa .

Notebooks para jogos podem ser notoriamente caros também, mas se você está apenas jogando games básicos, você não precisa de todo esse hardware. Compre o que você precisa e tente não exagerar.

3 – Comprando um laptop “para hoje”

É um velho conselho, mas ainda é verdade. A menos que você esteja obcecado em obter a tecnologia mais recente, um novo laptop deve durar alguns anos, e provavelmente mais ainda se você quiser economizar dinheiro em outra compra. 

Em vez de comprar um laptop exclusivamente para suas necessidades agora, você deve comprar um dispositivo que possar ser útil por mais alguns anos, visando as suas pretensões no futuro.

Você pode se sentir tentado a optar por um modelo básico por seu preço baixo, com algo como 4 GB de RAM e um drive de armazenamento HD de 128 GB. 

Isso limitará seu apelo de longo prazo, porque ele ficará sem espaço de armazenamento rapidamente e poderá não lidar bem com vários aplicativos. Optar por um modelo superior com uma unidade maior e mais RAM é provavelmente uma boa ideia.

4 – Ignorando portas e compatibilidade

Nem todos os laptops incluem as portas das quais você depende. Muitos notebooks modernos, como o Dell XPS 13, só possuem portas Thunderbolt 3 e USB-C. 

Se você precisar de um leitor de cartões USB-A ou SD, verifique se o seu laptop escolhido tem essas portas específicas antes de comprar ou compare um orçamento para a compra de um adaptador.

5 – Optando pela maior resolução disponível

Um dispositivo com uma tela 4K certamente vale mais que um olhar superficial, mas nem sempre é a escolha certa, já que as telas menores não permitem aproveitar todos os benefícios da resolução mais alta.

Pior ainda, os ecrãs 4K podem ter um grande impacto na duração da bateria do seu dispositivo. Muitos notebooks 4K têm resistência sem brilho com telas de maior resolução e, na verdade, você não vê muitos benefícios. 

A menos que você esteja comprando um laptop de jogos super sofisticados ou um com uma tela enorme, recomendamos 1080p para economia o seu bolso e maior duração da bateria.

6 – Não testar antes de comprar um notebook

Se puder, sempre forneça ao laptop que você está considerando um test drive adequado antes de comprar. 

Muitos notebooks comuns estão disponíveis para testes em grandes lojas físicas, como Apple, Fast Shop e Microsoft Store, permitindo que você mexa no touchpad, teclado, interface de software e outros componentes que diferem substancialmente de modelo para modelo.

Comprar um Notebook

É fácil ignorar a importância dos recursos ausentes na lista de especificações, como a capacidade de resposta do touchpad ou a visibilidade de uma tela brilhante à luz do dia, e não há nenhuma substituição para obter uma sensação prática real de como é usá-la.

Se isso não for possível, compre em uma loja on-line com uma forte política de devolução.

7 – Pensar que tamanho não importa

O tamanho é importante, especialmente quando se trata de um notebook. Enquanto uma tela maior permite uma experiência de visualização mais expansiva e muitas vezes melhor, ela também reduz o fator de portabilidade. 

O tamanho do laptop geralmente determina o tamanho do teclado e do trackpad, o que significa que você provavelmente ficará limitado ao optar por um laptop com menos de 13 polegadas.

A melhor maneira de descobrir o que você precisa é considerar como você usou laptops no passado. Um ultrabook menor pode ser uma opção viável para viajantes frequentes.

Para aqueles que procuram um laptop padrão, você provavelmente desejará optar por um com tela de 13,3 ou 14 polegadas. 

Se você raramente sai de casa com o seu dispositivo, considere um modelo de 15,6 polegadas para um notebook que costuma ficar mais tempo no seu escritório.

8 – Tornando-se obcecado por uma especificação

Visão de túnel é uma má notícia ao comprar um laptop. Embora seja recomendado colocar as fichas de especificações umas contra as outras, evite escolher uma especificação única como sua favorita e apenas observe esse fator. 

Embora você deva ter uma especificação de linha de base em mente – para ter certeza de obter o desempenho de que precisa, não fique obcecado em maximizar em qualquer especificação.

É fácil ficar empolgado em pagar um pouco mais para duplicar a RAM, por exemplo, mas a maioria das pessoas não precisa de mais do que 8 GB, a menos que você esteja usando algum software parrudo para fins de trabalho.

Da mesma forma, não fique obcecado com a duração da bateria, resolução, velocidade do processador. Se você tem um orçamento, precisa aprender a equilibrar uma variedade de definições para fazer a melhor escolha. 

Certifique-se de que o laptop que você deseja tenha os recursos e o hardware de que você precisa, e qualquer outra coisa que esteja abaixo do orçamento é apenas um bônus.

9 – Não está comprando potencia suficiente

Ultrabooks subiram para se tornar um dos tipos mais populares de laptops, e pode ser muito tentador assumir automaticamente que eles são a melhor escolha para você. 

Eles são leves, pequenos o suficiente para caber facilmente em uma pasta ou mochila, e os preços de muitos modelos – especialmente os Chromebooks – são alguns dos mais baixos por aí.

Embora a maioria das pessoas ache que o desempenho seja mais do que suficiente, os profissionais que lidam com softwares mais avançados podem precisar de hardware de classe de estação de trabalho mais robusta.

Em particular, você pode precisar de algo com uma placa gráfica poderosa, enquanto a maioria dos ultrabooks de 13 polegadas possuem uma placa integrada.

10 – Achar que um 2-em-1 é o mesmo que um laptop

Tablets, 2-em-1s e laptops são categorias distintas. Eles não são intercambiáveis. Embora você pode realizar as mesmas tarefas com um tablet e um laptop, as semelhanças terminam por aqui.

Os tablets permanecem muito mais restritos quando se trata de multitarefa, navegação rápida na Web, uso de aplicativos complexos ou execução de software exigente. Seus teclados podem ser excessivamente apertados também .

Só porque algo tem uma tela e teclado não significa que ele pode fazer tudo que um laptop pode fazer. 

Este é o erro oposto de se concentrar muito em uma especificação – se você ignorar todas as especificações, você começará a fazer suposições sobre o que a máquina pode fazer, e esse é um território perigoso.

Tomando a decisão final antes de comprar um notebook

Comprar o Notebook ideal é algo complexo, mas se você fizer isso com cuidado, você deve conseguir um ótimo kit. 

Nossas revisões aqui são um bom começo, onde orientamos em todos os recursos de um notebook e como ele é executado em nossos testes práticos, desde a qualidade da exibição até o desempenho. 

Analisamos em profundidade e avaliamos todos os notebooks que recebemos, incluindo tudo, desde a interface do usuário e a tela até o desempenho e o design geral.

Lembre-se, porém, comprar o laptop certo para você significa exatamente isso. 

Leia tudo o que puder sobre uma compra em potencial, mas, quando chegar a hora de usar o seu cartão de crédito, faça a compra que fizer mais sentido para você. E lembre-se, nem sempre o mais caro é o melhor!

One thought on “Comprar um Notebook: Como evitar os erros mais comuns na hora da compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.