Para entender o que uma experiência virtual faz é preciso pensar como é quando alguém recebe um cliente em sua empresa e explica como tudo funciona para convencê-lo a usar seus produtos ou serviços.
Essa mesma visita poderia acontecer a qualquer hora do dia sem a necessidade de sair de casa, e melhor, com a mesma sensação e impacto de uma visita física.
Tudo isso é possível com a adoção da experiência virtual no negócio, seja uma empresa de segurança pessoal privada ou de qualquer outro segmento.
Esse formato foi desenvolvido para garantir que a apresentação seja como uma visita presencial, onde o cliente ouve o que a empresa tem a oferecer e olha para todas as opções.
O artigo a seguir apresentará aos leitores mais algumas informações sobre experiência virtual e mostrará os setores que mais foram impactados com a experiência virtual.
História da experiência virtual
Não existe uma data exata de quando inventaram a realidade virtual, esse tipo de pensamento vem do imaginário de algumas pessoas a muito tempo para fazer a descrição de ambientes fora da realidade.
Em 1838 Charles Wheatstone inventou um óculos com espelhos na frente dos olhos com uma pequena angulação na lente, que faziam uma distorção da realidade.
Em 1935 o cinto “óculos de pigmalião” descreveu um par de óculos que levava quem o usava para um mundo surreal que fazia a combinação de hologramas, sons e até cheiros.
Em 1960 ocorreu um avanço importante nesta área, Douglas Engelbart, criador do mouse, observava a possibilidade de usar um monitor para exibir informações de um PC.
Em 1985 alguns funcionários da falida Atrai investiram mais nessa área, a VPL é a companhia que tornou oficial o termo Realidade virtual.
Em 1992 o filme “Passageiro do futuro” foi o contato inicial de muitas pessoas com o conceito de realidade virtual e ambientes 3D.
Entre os anos 2000 e 2012 tudo pareceu meio estagnado, mas no início de 2012 Palmer Luckey criou a primeira versão do óculos Rift.
Sua ideia era criar um óculos em forma de visor acessível para uso comparado com versões antigas, em março de 2013 começou a ser vendido.
Essa criação deu início ao interesse de várias empresas de controle de acesso automatizado em criar jogos de realidade virtual para computadores.
O aparelho foi tão pioneiro para tecnologia de games que em 2014 o Facebook comprou a empresa. Alguns problemas ocorreram com Palmer Luckey e ele deixou o projeto em 2017.
Em 2014 a Google entrou nesse mercado com o Cardboard que fez com que o VR se tornasse acessível a todos, e em 2016 lançou o Daydream, ele foi mais elaborado e era compatível com muitos dispositivos.
A Samsung entrou nesse mercado em 2015 com o lançamento do Gear VR, mas que funciona apenas com os dispositivos da sua linha famosa, a Galaxy.
A Microsoft assim como tantos outros também entrou nesse caminho, ela tem um projeto ambicioso chamado Mixed Reality, que é uma mistura da realidade virtual com a aumentada.
Quais setores adentraram no mundo da Experiência virtual?
A seguir alguns exemplos que mostram o impacto da realidade virtual em alguns setores que foram totalmente transformados, são eles:
- Entretenimento
A maioria das pessoas fazem a associação de realidade virtual ao entretenimento, e isso ocorre pelas empresas de videogames serem pioneiras no lançamento de dispositivos e gadgets tecnológicos de realidade virtual.
Mesmo que nem todas tenham alcançado o resultado que esperavam, isso serviu para que elas buscassem aprimorar ainda mais suas soluções para realidade virtual.
Mas, entretenimento não é apenas videogame, ele está nas televisões que às vezes passam comercial de persiana elétrica controle remoto, está nas músicas que podem ser vividas de maneira inédita com a ajuda de RV.
O Google, por exemplo, desenvolveu um projeto que leva o nome de Spotlight Stories, ele conta com narrativas imersivas que buscam explorar os limites desse tipo de tecnologia.
- Saúde
A saúde também é um segmento que passou por muitas transformações com o avanço da realidade virtual e com a possibilidade de criar experiências imersivas.
Alguns exemplos que podem mostrar o grande e eficaz uso da VR na área da saúde também incluem:
- Tratamento de saúde mental;
- Colaborar para o alívio da dor;
- Facilitar processos de reabilitação;
- permitir a simulação de cirurgias, para treinamento.
Essas e muitas outras questões como a possibilidade de diagnosticar doenças com técnicas menos invasivas transformaram a área da saúde.
- Educação
A realidade virtual na educação é também promissora quanto na área de assistência técnica Smart TV Samsung, ela é capaz de tirar os alunos do aprendizado teórico e levá-lo para a prática.
Essa solução se mostra ótima para alguns problemas como falta de interesse, de produtividade, pouco aprendizado e até mesmo com excesso de faltas.
Em uma sala de aula é possível ao invés de olhar o professor explicando sobre climas e vegetação de desertos, interagir com um deserto.
Em uma aula de história, ao invés de ouvir sobre os fatos que ocorreram, é possível assistir as batalhas mais famosas de maneira imersiva.
- Mercado imobiliário
No mercado imobiliário a VR ajuda a aumentar vendas em potencial, um cliente nunca fecha a compra de um imóvel sem vê-lo antes, fotos podem ajudar mas não são o suficiente.
Com a ajuda da realidade virtual é possível mostrar vários imóveis aos clientes sem eles nem o correto precisarem sair de suas casas.
As visitas virtuais podem simular cada um dos aspectos físicos da casa, assim o processo de escolha se torna mais fácil tanto para quem está vendendo quanto para quem está comprando o imóvel.
- Comércio varejista
Um comércio que vende painel de LED externo outdoor se beneficia muito com a VR, por ser um segmento altamente diversificado.
Uma loja de roupas pode proporcionar a opção do cliente provar várias e várias peças sem a precisão dele se trocar de verdade.
Uma loja de móveis pode deixar o consumidor decorado sua casa para decidir quais combinações dariam mais certo nos ambientes.
A realidade virtual pode ir além do imaginado pelas pessoas, se os clientes contarem com os equipamentos certos em casa, o projeto de loja 3D de um comércio pode ser um sucesso.
Como fazer minha empresa se destacar?
A seguir, 3 dicas que ajudarão qualquer empresa a se destacar, ou seja, aumentar a visibilidade da empresa, seja ela grande ou pequena.
1 – Crie serviços personalizados para o atendimento virtual
Quando alguém está no processo de personalização de serviços virtuais, é importante voltar do início, ou seja, pende porque é necessário essa personalização e quais vantagens levará ao público.
Com isso é possível criar maneiras para oferecer os serviços virtuais personalizados que com certeza não serão iguais aos tradicionais.
Um benefício que a empresa de monitoramento, por exemplo, pode trazer aos seus clientes é mostrar como eles agiriam em uma situação de furto de objetos.
2 – Crie experiências virtuais únicas com a tecnologia
A pandemia deu origem a vários aplicativos que podem ser usados para criar muitas experiências virtuais únicas e diferenciadas.
Isso mostra que é possível usar tecnologias já existentes para melhorar os processos de criação focados na experiência virtual do público, como usar um conversor de CC.
Se a empresa conta com uma tecnologia digital padrão, é possível usá-la para digitalizar os padrões de costume, muitas ajudam a agilizar processos e expandir os ajustes necessários.
3 – Crie ofertas virtuais personalizadas
O longo tempo que a pandemia durou deixou claro que a maneira de fazer negócios usada no seu período continuaria a ser muito importante no futuro.
Até porque a relação com o cliente, seja física ou virtualmente sempre foi e sempre será a prioridade para empresas de qualquer tipo de segmento.
A criatividade que se ecoando durante a pandemia proporcionou vários novos produtos e serviços que ajudarão por muitos anos a vida das pessoas.
Algumas lojas como livrarias viraram serviços de selecionar produtos sob medida para as preferências dos clientes de acordo com o humor que estão no momento.
Esse tipo de criatividade em prol da experiência do cliente ajudou a levar os níveis de prestação de serviços personalizados a um nível totalmente novo.
Considerações finais
A realidade virtual desde quando foi idealizada perto dos anos de 1830, vem mostrando que tem uma alta capacidade de proporcionar experiências únicas para as pessoas.
Seja em simuladores, na ciência, na educação ou nos games, ela vem ajudando na evolução de todas as áreas e com certeza no ano de 2022 está na sua época de ouro.
Todas as empresas de geologia tentam superar seus feitos nesta área a cada dia, e a realidade virtual está mais presente na vida das pessoas do que nunca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.