Dicas Internet

8 extensões do Google Chrome que todo blogueiro deveria ter.

As extensões do Google Chrome e de outros navegadores facilitam a vida dos internautas amadores e de blogueiros profissionais, pois trazem funcionalidades e simplicidade a diversas tarefas do dia a dia.


Você sabia que o Google Chrome é um canivete suíço para blogueiros e Webmasters? Além de ser o navegador mais popular e usado no mundo, também pode ser uma ferramenta incrível para quem trabalha online.

Editor de texto, ferramenta SEO, estática, alexa traffic rank e corretor ortográfico, são apenas algumas das centenas de ferramentas que esse navegador tem e que podem facilitar o seu trabalho.

Portanto, se você é um blogueiro e está interessado em ter suas ferramentas reunidas em um único lugar, essa lista foi feita para você.

1 – MOZBAR

Quem é blogueiro sabe a importância de fazer uma estratégia de SEO para se manter bem posicionado nos buscadores.

Com a extensão MozBar, você consegue monitorar diversos fatores de SEO, como a quantidade links, velocidade de carregamento, autoridade do domínio e compartilhamentos em redes sociais.

2 – LASTPASS

Uma das maneiras de se manter seguro na web é não usar a mesma senha para logar em sites diferentes, porém, sabemos que não é nada fácil gerenciar diversas senhas de acesso.

A boa notícia é que usando a extensão Lastpass – esta tarefa ficou mais simples. Após armazenar suas senhas na extensão, toda vez que você entrar em um site previamente cadastrado, o login será feito automaticamente.

Ferramentas e extensões chrome
Conheça as melhores extensões do Google Chrome para Blogueiros.

3 – BITLY

Muito usado para encurtar links de afiliados e de redes sociais como o Twitter, por exemplo, o Bitly é um dos mais antigos e populares encurtadores de URL.

Embora o Bitly disponibilize em seu próprio site uma área para o usuário encurtar seus links, a ferramenta também pode ser usada em forma de extensão no Google Chrome.

4 – GOOGLE KEEP

Está super atarefado e de repente surgiu algumas ideias e não tem onde registrá-las? Com o Google Keep você poderá guardar rapidamente suas ideias para acessá-las a qualquer momento.

Outro ponto positivo desta aplicação é que você pode fazer anotações de voz, texto e foto. Além disso, o Google Keep pode ser usado através do App e, também, baixando a extensão para o Chrome.

5 – GRAMMARLY

Outra extensão que não pode faltar no dia a dia de um blogueiro é o Grammarly. Com essa ferramenta de correção ortográfica e gramatical, você poderá evitar erros ao digitar textos em inglês no navegador.

A extensão pode ser usada nos seguintes navegadores além do Chrome: Firefox, Safari e Microsoft Edge.

6 – WHAT FONT

Já ficou curioso para saber qual a fonte está sendo usada em um blog? Com a extensão WhatFont – essa tarefa se tornou simples. Após instalar a extensão no Chrome, a única coisa a fazer para descobrir uma fonte de um site é passar a seta do mouse sobre o texto.

WWW site seguro
As 8 melhores extensões do Google Chrome para Blogueiros.

7 – SIMILAR WEB

Um dos maiores concorrentes do Semrush é sem dúvidas o SimilarWeb. Na versão paga desta ferramenta, você consegue analisar sites tendo acesso aos dados como: backlinks, posição, palavras-chave e concorrência.

Embora seja uma ferramenta Premium, existe a opção de usá-la como extensão no Chrome e, com isso, não pagando nada.

8 – ASANA

Uma das melhores maneiras de gerenciar tarefas e monitorar equipes é usando a ferramenta Asana. Com uma interface amigável e simples, fica fácil aumentar a produtividade enquanto se mantém organizado.

Portanto, sejam tarefas pessoais ou em grupo, este aplicativo é uma das melhores opções do mercado.

OUTRAS FERRAMENTAS DO GOOGLE CHROME

É importante lembrar que além de extensões, o Google oferece outras ferramentas que são essenciais para quem trabalha na internet.

Por exemplo o G Suite, que é um aglomerado de ferramentas baseados na nuvem, e tem como função – disponibilizar diversas ferramentas para uso empresarial.

Dentro do G Suite você tem acesso a aplicativos como o Docs e o Planilhas, que são similares ao Word e Excel.

Outra ferramenta muito usada por blogueiros e desenvolvedores web – é o Chrome DevTools. Além de usá-lo para depurar, iterar e ajudar no desenvolvimento de um site, o Chrome DevTools te ajuda, através do Device Mode, desenvolver experiências web totalmente responsivas.

Para ter acesso ao Chrome DevTools, aperte a tecla (F12) do seu teclado, ou use teclas de atalho Ctrl+Shift+I (Windows) ou Cmd+Opt+I (Mac).

Além dessas ferramentas, temos o Keyword Planner Tool, o Google Analytics e o Google Search Console, que são ferramentas bem conhecidas por todos blogueiros.

CONCLUSÃO

Como você pôde observar, o Google oferece diversas extensões e ferramentas para quem trabalha online. Embora nossa lista pareça grande, saiba que não está nem perto de ser completa.

Provavelmente ao ler o artigo, você deve estar lembrando de várias outras aplicações do Google que poderiam fazer parte dessa lista, não é mesmo?

Não seja tímido, compartilhe com a gente algumas ferramentas e extensões do Google que você costuma usar.


Artigo escrito por: André Eduardo
andreeduardored@gmail.com


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.