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Ferramentas online para conseguir clientes como profissional autônomo

As ferramentas online são ótimas alternativas para o profissional autônomo que busca atrair novos clientes para alavancar o seu negócio.


Trabalhar como profissional autônomo com toda a certeza não é uma tarefa fácil. Afinal, em tempos de crise econômica fica cada vez mais difícil prospectar novos clientes e manter o negócio em crescimento.

Sendo assim, é necessário investir em ferramentas online para conseguir clientes, principalmente dentro do meio do TI.

Sabendo disso, separamos aqui várias dicas para você que deseja investir dentro desse meio e aumentar ainda mais os seus números. Acompanhe abaixo!

Ferramentas online para conseguir novos clientes

É inegável que atualmente vivemos na era digital. Todos nós temos diversos perfis nas redes sociais, acompanhamos pessoas que também criam conteúdos em suas respectivas redes e vivemos em busca de novas informações.

Sendo assim, não investir dentro desse nicho pode significar para trás dentro do mercado.

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A área de TI, por sua vez, é uma das grandes responsáveis por esse exponencial crescimento do meio digital. Afinal, a democratização da internet está diretamente ligada ao fácil acesso aos aparelhos móveis.

Sabendo disso, fica evidente que é necessário investir dentro desse meio para adquirir cada vez mais clientes e aumentar os lucros do seu negócio. Confira as melhores dicas e ferramentas online para te ajudar nessa tarefa!

  • Crie um site qualificado e responsivo

Quem trabalha dentro do meio da tecnologia da informação sabe bem como criar um site. Esse é um dos serviços mais procurados dentro desse nicho, afinal, é uma das principais ferramentas online para a divulgação de serviços e construção de marca em uma estratégia de branding

Sendo assim, não fica difícil entender a importância de se inserir dentro desse meio para consolidar seu nome no mercado.

Através dele é possível anunciar todos os serviços prestados, bem como descrever sobre a empresa e razão social.

Sabendo disso, invista na criação de um ambiente virtual adequado, que faça sentido dentro desse nicho.

Lembrando que, principalmente se tratando do meio da TI, é fundamental que o site tenha um aspecto moderno e desenvolvido. Afinal, é preciso que transmita confiança e credibilidade aos seus clientes.

Ademais, também é fundamental que a plataforma seja responsiva. Isto é, que seja adaptada para todos os tipos de aparelhos, como smartphones e tablets.

Com isso, todos os acessantes que conseguir poderão compreender suas ofertas e os serviços que tem a oferecer.

  • Faça uso do Google Ads

Se tratando de profissionais da tecnologia da informação, com toda a certeza já ouviram falar do Google Ads.

Afinal, se trata de uma das ferramentas mais utilizadas dentro do marketing digital, bem como uma das que mais apresenta resultados.

Afinal, de nada adianta ter um site bem estruturado, bonito e de fácil acesso, se os clientes não puderem encontrá-lo quando fizerem uma pesquisa no Google.

São muitos os fatores que influenciam para um site estar bem colocado no ranking dos buscadores. Desde uso de palavras chave, até URLS e Meta Descrições.

Além disso, a frequência das postagens e conteúdo relevante ao público também são fatores direto para uma boa colocação.

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No entanto, mesmo que todos esses fatores sejam bem trabalhados, quando a plataforma é nova, é bem difícil chegar ao topo.

Afinal, os sites de renome, principalmente dentro da área da TI, são muitos. Sendo assim, acaba ocorrendo uma dominância das primeiras colocações, sem brechas para os iniciantes crescerem.

Sabendo disso, a melhor dica para os profissionais da TI que estão iniciando os seus próprios sites é contar com a ajuda do Google Ads.

Através dessa ferramenta é possível alcançar o topo durante determinado tempo através do pagamento ao buscador.

Ou seja, será necessário certo investimento inicial. No entanto, com toda a certeza ele valerá a pena, já que representa centenas de acessos advindo de possíveis novos clientes.

Uma boa dica é utilizá-lo apenas em épocas chaves. Por exemplo, quando o seu site estiver pronto, para conseguir acessantes novos. Depois disso, quando estiver com alguma promoção em vigência, para que possa divulgá-la.

Com isso, é possível conseguir novos clientes e ter tempo de fidelizá-los, para que continuem fazendo uso dos seus serviços e ajudando a consolidar sua marca dentro do mercado da TI.

  • Mantenha as suas redes sociais ativas

Como falamos anteriormente, todos nós temos redes sociais atualmente. Afinal, elas são o principal portal de contato entre nós e o restante do mundo, possibilitando o acesso a informação de todos os cantos.

Sendo assim, sua marca não pode ficar de fora desse nicho. Como profissional do ramo da tecnologia da informação, é indispensável que invista nos perfis da sua marca.

Eles devem ter a cara do seu negócio, ter um design arrojado e transmitir a credibilidade que os seus serviços possuem.

Dessa forma, invista na criação de uma identidade visual e use-a em todas as redes sociais. Com isso, é possível ser identificado facilmente pelos seus clientes e em vários perfis diferentes.

Caso você não possua as ferramentas ou conhecimentos na área do design, vale muito a pena investir na contratação de um profissional da área.

Através dele será possível assegurar a qualidade no serviço prestado, bem como receber as opiniões e consultoria de quem realmente entende do assunto.

Além disso, também é preciso criar conteúdo constante e de qualidade.

Mesmo que as redes sociais tenham uma função de comunicação, elas também são de extrema importância para quem está em busca informação.

Sabendo disso, oferecer conteúdo sério e com embasamento é uma ótima alternativa para quem deseja ganhar mais seguidores.

Dessa forma, é possível adquirir mais engajamento, bem como atingir um maior número de pessoas. Com isso, o algoritmo entenderá que suas redes sociais estão sendo bem aceitas pelos usuários e as impulsiona ainda mais.

Ou seja, através do Inbound Marketing é possível consolidar a sua marca e sua cartela de clientes em pouquíssimo tempo.

  • Faça uso do Facebook Ads

Apesar de ter perdido força nos últimos tempos, o Facebook continua sendo uma das principais redes sociais do mercado.

Com milhões de usuários em todo o mundo, ele é fácil de usar, democrático e permite fornecimento de conteúdo de todos os gêneros.

Sendo assim, ao criar o seu perfil e fazer suas primeiras postagens, vale também aprender a utilizar o Facebook Ads.

Profissionais do ramo da TI costumam ter bastante sucesso através do uso dessa ferramenta, por ela tratar diretamente da divulgação e impulsão de posts.

Sabendo disso, a dica é criar posts genéricos sobre os serviços (como manutenção de equipamentos, por exemplo) e apostar na impulsão do Facebook Ads.

Assim como no Google Ads, essa ferramenta é paga. Porém, seus resultados costumam ser ainda mais efetivos, já que não necessitam de uma pesquisa prévia para serem exibidos.

Ou seja, basta que os usuários façam parte do público alvo selecionado por você, que receberão o anúncio em suas timelines.

  • Aposte nas técnicas SEO

Uma ótima ideia para quem deseja investir na produção de conteúdo na web é conhecer as técnicas SEO. Elas fazem parte do grupo de ferramentas que impulsionam os conteúdos nos buscadores, fazendo com que atinjam mais público.

Caso você prefira não misturar o conteúdo do seu site institucional com artigos informativos, uma ótima ideia é fazer um blog. Eles são rápidos, práticos, fáceis de usar e, em grande parte, gratuitos.

Ou seja, sem nenhum investimento financeiro, é possível fazer uso de mais uma ferramenta para impulsão do seu negócio.

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No entanto, fazer com que o blog ganhe relevância não é uma tarefa fácil. É nesse momento que as técnicas SEO se fazem úteis, ajudando os textos a serem mostrados no ranking dos buscadores.

Através de palavras chave e outras técnicas é possível ganhar tráfego orgânico, que costuma ser bem efetivos na captação de clientes.

Ou seja, sem nenhum investimento financeiro direto, você pode vender seus serviços e ainda transmitir informação relevante e de qualidade.

Mesmo para os profissionais da TI, que estão diretamente envolvidos no meio digital, conseguir novos clientes através das ferramentas online não é uma tarefa fácil.

Afinal, a concorrência dentro desse meio é grande e qualificada, o que torna a necessidade de trabalhar bastante ainda maior.

No entanto, as técnicas disponíveis no mercado também são muitas. Sendo assim, anote todas essas dicas para que possa aplicá-las em seu negócio e ver seus números aumentando!

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