Para cada cliente que uma empresa consegue fidelizar, ela garante um maior número de vendas, carteira de clientes, indicações e, com isso, a expansão dos negócios, principalmente quando se trata de e-commerce.
Dentro das perspectivas que o cenário de negócios apresenta, empresas e profissionais de marketing buscam diferentes maneiras de atender ao ROI (Return Over Investment), ou seja, o retorno sobre investimento, em publicidade e propaganda.
Com foco em investimentos em ações mais específicas, tendo em vista que estão mudando dos canais tradicionais para o marketing digital, devem ser colocadas em vigor diferentes ferramentas online para dar suporte ao marketing, entre as quais:
- Anúncios gráficos,
- E-mail marketing;
- Redes sociais;
- Sites corporativos.
Para fidelizar os clientes, são utilizadas estratégias que visam otimizar os esforços, com proposta para uma conduta completamente online.
Atenção à otimização nos motores de buscas
Os clientes modernos e conectados são consumidores de e-commerce, estando constantemente em busca de informações, produtos ou serviços online.
Como muito tráfego da internet tem origem em pesquisas de plataformas como Bing e Google, a estratégia está em aumentar os esforços para tornar a marca bem ranqueada nesses principais mecanismos de pesquisa.
A pesquisa paga pode ser um investimento de marketing digital, pois coloca o nome da empresa no topo das SERPs (Search Engine Ranking Page), isto é, a página de resultado do mecanismo de busca.
Para isso, é preciso colocar em prática o SEO (Search Engine Optimization), sigla para a otimização do motor de busca que se utiliza de melhorias nos sites e a aplicação de um conjunto de palavras-chave definidas estrategicamente.
Investimento em otimização do site e e-commerce
Quando se trata da navegação de um site em um desktop, ou um notebook, os usuários precisam contar com a mesma mesma qualidade de experiência em dispositivos móveis
Por isso, é preciso tomar cuidado com a UX (Experiência do Usuário), a fim de conseguir uma pontuação alta em termos de funcionalidade, design e facilidade de uso, levando em consideração que muitas pessoas utilizam smartphones para realizar compras online.
Os desenvolvedores de sites concordam que há uma interação muito dinâmica entre a interface do usuário (UI) e a experiência do usuário.
Como benefício, o site proporciona uma experiência do usuário atraente, que serve como marketing digital e para fidelizar clientes, com uma interface intercambiável entre dispositivos eletrônicos móveis e de mesa.
Se a interface do usuário não for intuitiva, ou se as páginas estiverem demorando muito para carregar, os clientes acabam por abandonar rapidamente o que estavam tentando fazer no site.
Fortalecimento da presença em redes sociais para fidelizar clientes
As redes sociais estão inseridas na rotina de pessoas conectadas à internet.
Seja um mensageiro eletrônico com possibilidades de comunicação entre amigos e familiares, seja para mostrar fotos da última viagem, elas fazem cada vez mais parte da rotina de grande parte dos internautas.
Dessa forma, é importante que toda e qualquer empresa construa a imagem da marca com sucesso nessas plataformas, assim como a presença e autoridade nas redes sociais, refletindo em confiabilidade perante os usuários.
O primeiro ato é de uma lista de tarefas é escolher o canal certo para o propósito e exposição ao público.
Há o Facebook para reconhecimento da marca, o Twitter para engajamento em tempo real, o YouTube para conteúdo educacional em vídeo e o Instagram para impulsionar promoções de e-commerce.
Depois de escolher o melhor canal para os objetivos, deve-se decidir sobre a estratégia de postagem:
- O que postar;
- Quando postar;
- Como promover;
- O que compartilhar.
O passo seguinte é ouvir e responder o que os usuários estão dizendo e comentando, pois muitos se sentem atraídos e próximos de uma marca quando recebem uma resposta, criando um vínculo real.
Use estratégias de marketing tradicionais para fidelizar clientes
As estratégias de marketing em uma loja física ainda atraem os consumidores, bem como mídia online e física podem ser integradas de forma criativa. De fato, muitos estabelecimentos comerciais recebem muitos clientes que são atraídos pelo marketing digital.
Além disso, o marketing de conteúdo tradicional ainda é uma abordagem eficaz na promoção de uma marca, isso porque as pessoas podem acessá-la e entendê-la facilmente, sendo cativadas e direcionadas para os espaços físicos.
Com a exposição das pessoas a esse tipo de estratégia de marketing, elas compreendem como os serviços de uma loja de calçados, ou um restaurante em ascensão funcionam.
Conclusão
Um plano de marketing digital, com foco em fidelizar clientes, pode criar um cenário perfeito para formalizar uma base sólida e bem-sucedida de envolvimento entre empresas e consumidores.
Os clientes desfrutam de promoções e descontos enquanto acompanham as marcas nas redes sociais, e recebem material de divulgação diretamente na caixa de entrada de e-mail.
Estes conteúdos são personalizados às necessidades e preferências identificadas em cada subgrupo de clientes potenciais e ativos.
Para as empresas, por fim, estas desfrutam de taxas de rejeição mais baixas, com aquisições orgânicas e maior lucratividade.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.