FISPQ e Segurança do Trabalho
Atualidades Negócios

FISPQ e segurança do trabalho: saiba como essas áreas se relacionam!

FISPQ e Segurança do Trabalho são essenciais para ambientes de trabalho que utilizam produtos químicos.

Contudo, muitas empresas ainda não sabem como aproveitar essas informações tão valiosas e colocam em risco os seus trabalhadores.

Já que, é por meio desses conhecimentos e medidas preventivas que as empresas constroem espaços seguros, evitando acidentes em locais de trabalho, diminuindo doenças ocupacionais e garantindo a saúde, bem-estar e proteção de seus colaboradores.

Confira aqui todas as informações sobre FISPQ e segurança do trabalho e veja como adotar essas medidas obrigatórias em sua empresa. Aproveite o artigo e boa leitura!

O que é a FISPQ e qual a sua finalidade?

A FISPQ é um documento de segurança oficial e obrigatório para produtos químicos. Sua sigla significa Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos e ela fornece todos os aspectos importantes para trabalhar com esses produtos e evitar acidentes em locais de trabalho. 

No Brasil, a FISPQ é elaborada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e foi padronizada na Norma Brasileira 14725-4.

FISPQ é documento obrigatório

O principal objetivo dessas informações é garantir a segurança, proteção e saúde de todos que manuseiam, transportam, armazenam e manipulam essas substâncias.

Além disso, a FISPQ também divulga características básicas dos materiais, medidas de proteção e as recomendações necessárias em casos de emergência.

A ficha foi padronizada em 16 seções obrigatórias:

  1. Identificação do produto e da empresa
  2. Identificação de perigos
  3. Composição e informações sobre os ingredientes
  4. Medidas de primeiros-socorros
  5. Medidas de combate a incêndio
  6. Medidas de controle para derramamento ou vazamento
  7. Manuseio e armazenamento
  8. Controle de exposição e proteção individual
  9. Propriedades físicas e químicas
  10. Estabilidade e reatividade
  11. Informações toxicológicas
  12. Informações ecológicas
  13. Considerações sobre tratamento e disposição
  14. Informações sobre transporte
  15. Regulamentações
  16. Outras informações

Como a FISPQ pode ser utilizada na segurança do trabalho?

A FISPQ é uma grande aliada dos profissionais da Segurança do Trabalho, pois ela determina situações de risco, evita acidentes em locais de trabalho e orienta em caso de emergência. Por meio dessas informações técnicas é possível determinar:

  • Principais situações de risco
  • Equipamentos de Proteção Individual (EPI)
  • Medidas preventivas
  • Treinamentos para emergência
Como usar a FISPQ na Segurança do Trabalho

Além disso, unir FISPQ e Segurança do Trabalho significa criar um planejamento que prioriza saúde, meio ambiente e segurança de todos, através de treinamentos e informação.

Principais informações da FISPQ para a Segurança do Trabalho

A padronização da FISPQ e Segurança do Trabalho determinou 16 seções de informações relevantes que podem ajudar nas avaliações de risco dos profissionais de Segurança do Trabalho. Veja aqui algumas seções obrigatórias:

Identificação da empresa e do produto

A primeira informação é sobre deixar claro os dados de contato da empresa e nome comercial das substâncias e produtos químicos da embalagem.

Além disso, é recomendado informar um telefone para contato em caso de emergência.

Definição dos riscos e perigos

A segunda seção é destinada aos perigos e riscos do uso e manuseio dos produtos. Deve-se informar de forma clara e objetiva os efeitos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Utilize a classificação de produtos da ABNT NBR 14725-2.

Informações acerca dos compostos e ingredientes

Sobre a composição, a FISPQ e segurança do trabalho devem esclarecer se o produto químico é uma mistura ou substância.

Caso seja uma mistura, deve-se informar a natureza química, já no caso de uma substância, o rótulo deve conter o nome químico ou comum do produto.

Instruções e medidas de primeiros-socorros

As ações de primeiros-socorros devem ser compreensíveis para que quem está prestando socorro ou a vítima possam agir rapidamente.

Além disso, a FISPQ e segurança do trabalho devem dividir as informações de acordo com a ocorrência, por exemplo, inalação, ingestão ou contato com a pele.

Como combater possíveis incêndios

Aqui, é preciso descrever as ações recomendadas e não recomendadas em caso de incêndio, deixando claro os perigos que podem ocorrer em caso de combustão do produto químico.

Orientações de manuseio e armazenamento do produto

Outros dados importantes tratam sobre a armazenagem e manuseio de produtos que podem, por exemplo, ser sensíveis a temperatura, luz, umidade ou pressão.

Assim como sobre manusear ou armazenar produtos que não podem entrar em contato com atmosferas de corrosividade, evaporação ou fontes de ignição.

Controle de exposição e formas de proteção individual

Assim como as outras, essa seção deve ser analisada por um profissional da Segurança do Trabalho, uma vez que essa informação determina as ações de higiene ocupacional e os ambientes de trabalho adequados para cada mistura ou substâncias químicas.

Homem fazendo manutenção de extintores

É obrigatório escolher o equipamento de proteção individual (EPI) para proteger olhos, face e pele, bem como proteção respiratória ou proteção de temperatura (em caso de perigo térmico com temperaturas extremas, altas ou baixas).

Qual a importância de um profissional capacitado na elaboração da FISPQ e aplicação à Segurança do Trabalho?

Um profissional capacitado conhece as normas técnicas e conseguirá determinar as melhores ações através de uma análise detalhada e avaliação de risco.

Esse profissional vai estabelecer todas as informações de manuseio, processos e equipamentos de segurança que são necessários na rotina da empresa e para que o consumidor possa utilizar os produtos finais.

Outro ponto é que ele vai exigir que todas as fornecedoras e outras empresas parceiras também divulguem detalhadamente as informações de segurança de suas substâncias.

Desse modo, a sua empresa estará protegida desde o primeiro contato com os materiais químicos.

É importante contratar profissionais capacitados que tenham conhecimento técnico e experiência de mercado para construir o melhor documento de FISPQ e Segurança do Trabalho, como é o caso da Level One, empresa com anos no mercado e bastante credibilidade na área.


Veja também: 7 erros no armazenamento de produtos químicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.