Empregos Profissão TI

Franquias podem se tornar opção para quem tem pouco dinheiro disponível

Após dois anos de uma profunda recessão econômica e política, os brasileiros começam a enxergar uma possibilidade ao fim do túnel, de a situação melhorar, depois da economia ficar bem próximo do fundo do poço em meados de 2015 até o início deste ano.

Especialistas apontam para uma leve recuperação, porém longe do satisfatório. Enquanto isso não ocorre, uma das opções para quem foi atingido pela crise é abrir uma franquia.

É sempre bom pesquisar, para encontrar uma franquia com baixo investimento, e que se encaixe no segmento de mercado que o interessado conheça e pretende trabalhar.

Existem vários tipos de franquias, desde as mais tradicionais, como: restaurante e lojas de departamento, até segmentos que ainda não são tão conhecidos, mas que vem crescendo bastante nos últimos anos, como: fabrica de água mineral e academia elétrica.

Lojas virtuais, também continuam na moda, e prometem permanecer por bastante tempo entre as opções preferidas dos novos interessados em uma franquia.

Em breve o país começará a crescer novamente e quem estiver preparado levará a melhor parte, principalmente na estrutura e no atendimento.

Uma via mais rápida para que isso aconteça é encontrar franquias que se encaixem ao seu perfil, ou seja, se você gosta de se vestir mais a vontade, uma opção é uma unidade das Havaianas, por exemplo, onde você trabalha usando produtos da marca.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a reputação da marca que você pretende trabalhar. Assim você saberá se os seus propósitos andarão juntos às da rede. Isso é importante para que a sinergia avance e sua unidade seja diferenciada.

Hoje em dia as grandes empresas buscam parceiros com espírito empreendedor para fazer parte de sua rede de franqueados. O mundo está cada vez mais competitivo e isso é o que pode te levar adiante.

Avalie quais são seus recursos financeiros, estude a região do local onde pretende abrir seu novo negócio e coloque a mão na massa. Fazer um grande estudo mercadológico é um pilar para o sucesso.

Saiba que os riscos de uma nova empresa sempre irão existir, porém estudos apontam que mais de 40% das novas empresas fecham as portas em 24 meses de atividade.

No caso de uma franquia, este número é menor que 5%. Isso se dá por algumas dificuldades entre franqueador e franqueado, como um perfil que não se encaixa no segmento escolhido para trabalhar, falta de gestão e planejamento ou problemas pessoais.

Se para quem quer se candidatar a ser um franqueado de rede pode ser fácil, para empresas que pretendem fazer parte delas não é tão simples.

De acordo com o diretor comercial da Moura Informática, Felipe Moura, a empresa precisa de adequar e fazer um estudo muito minucioso de todo o mercado.

“Entramos em profundo conhecimento dos processos de redes para que possamos entrar com força e sabendo o que se faz. Vamos lançar um sistema exclusivo para atender as unidades franqueadas e toda a rede”, explicou.

Aos interessados, acesse o site da ABF Associação Brasileira de Franchising e vejam quais são as opções. Elas partem de R$ 9 mil e ultrapassam os R$ 2 milhões. Tem franquias para todos os bolsos.

Se você gostou deixe um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.