Ameaças
Segurança Software

Gerenciamento contínuo de exposição a ameaças

A Gestão Contínua da Exposição a Ameaças (CTEM) é um conceito voltado para a gestão de ciberameaças. Ela integra conhecimento situacional da inteligência em relação às ameaças e capacidades de resposta automatizada.

O objetivo é permitir que as organizações possam responder aos novos riscos cibernéticos ou ciberameaças que estão evoluindo de maneira cada vez mais rápida, por meio de recursos proativos e eficazes.

Seu foco é expor as organizações aos riscos mais significativos para a segurança cibernética, por meio de processos contínuos e de uma avaliação consistente sobre as medidas de proteção utilizadas.

Assim sendo, seu conceito nada mais é do que identificar, remediar e priorizar riscos para os ativos críticos do negócio. Com isso, a corporação pode avaliar as vulnerabilidades às quais seus ativos físicos e digitais estão expostos.

O negócio passa a identificar ativos críticos suscetíveis aos ciberataques, consegue avaliar a probabilidade de serem atacados, além de desenvolver métodos de controle, como firewalls, sistemas de detecção de intrusões, entre outros.

Este texto vai explicar os benefícios da gestão contínua da exposição a ameaças, falar sobre a importância da tecnologia para a sociedade, mostrar os estágios de gerenciamento contínuo de exposição a ameaças e dar exemplos do impacto da tecnologia na sociedade atual.

Benefícios do CTEM

O CTEM traz vários benefícios para as empresas e os colaboradores, independentemente do porte ou segmento de atuação. Entre eles estão:

  • Crescimento dos funcionários;
  • Aumento das competências;
  • Maior capacidade de inovação;
  • Maior uso dos recursos;
  • Aumento da produtividade.

Os colaboradores que participam dos programas CTEM conseguem crescer rapidamente na carreira, uma vez que desenvolvem competências que colaboram com o dia a dia de trabalho.

Dentro de um fabricante de coluna grega de gesso, eles passam a trabalhar com softwares que também colaboram com suas habilidades. Consequentemente, a empresa também cresce.

Isso acaba por aumentar as competências e reduzir comportamentos que levam a erros dispendiosos para a corporação e para a produtividade. Isso acontece porque os programas identificam as habilidades que os funcionários precisam desenvolver.

Outro ponto positivo são as melhorias na capacidade de inovação da empresa, por meio de ideias que fomentam estratégias de crescimento e oportunidades de colaboração entre os membros da equipe.

Os colaboradores também se sentem mais motivados e capazes de usar os recursos da melhor forma, o que acaba por reduzir os custos da empresa e aumentar sua rentabilidade.

Por fim, esse programa aumenta a produtividade e fornece todas as ferramentas necessárias para a formação e trabalho dos colaboradores. Eles trabalham mais e melhor, de acordo com as expectativas da organização.

Importância da tecnologia para a sociedade

A tecnologia é muito importante para impulsionar as empresas e a sociedade como um todo. Devido à evolução da inteligência artificial, vários setores serão revolucionados, o que muda completamente a maneira de trabalhar e produzir.

Uma empresa de entrega de panfletos terá mais facilidade para lidar com a logística de suas entregas, assim como outros tipos de negócios podem se beneficiar.

De acordo com o Relatório do Estado da Produção Inteligente, 89% dos fabricantes pretendem manter ou aumentar o emprego com o uso de tecnologias, enquanto 36% planejam remanejar seus colaboradores.

A propósito é aumentar os lucros, sem prejudicar a qualidade, por meio de tecnologias que criam resiliência, agilidade e sustentabilidade.

Os recursos tecnológicos existentes hoje em dia trazem avanços e oportunidades, assim como estão transformando as demandas das empresas e dos profissionais.

Só que é muito importante preparar a população para os empregos do futuro, principalmente entre cidadãos com pouco ou nenhum acesso à internet, celular e computador, pois as oportunidades serão ainda menores.

Estágios da gestão de risco de ameaças

O gerenciamento contínuo de exposição a ameaças é formado por diferentes etapas. A primeira delas é definir o escopo da exposição, ou seja, mapear a superfície do ataque e os riscos associados à cadeia de suprimentos de software.

Para fazer isso, o fornecedor de descartáveis atacado para revender deve investir na colaboração entre as funções de negócios e segurança. É necessário definir o que é missão crítica, de alto valor ou sensível, além dos objetivos do negócio.

A segunda etapa é a descoberta, ou seja, mapear a infraestrutura, rede, aplicações e ativos de dados sensíveis, e com isso identificar vulnerabilidades, desconfigurações e outros problemas tecnológicos e de processo.

A priorização é a terceira etapa e envolve avaliar a probabilidade de exploração. Isso é feito considerando ou não os controles de compensação para classificar a importância relativa.

Por exemplo, se a probabilidade de exploração é baixa, então a lacuna de segurança deve ser classificada como baixa prioridade e pode até mesmo ser adiada se os recursos de correção não estiverem acessíveis para o negócio no momento.

Uma empresa de laudo de transferência veicular deve passar pela etapa de validação, que consiste em lançar ataques simulados ou emulados em exposições previamente identificadas, com vistas a avaliar a eficácia das defesas.

É desse modo que a empresa vai verificar se as correções imediatas são adequadas, além de alavancar os ganhos iniciais para testar a capacidade do invasor ao explorar movimentos laterais para os ativos críticos.

Durante a etapa de validação, é necessário trabalhar por meio de diferentes técnicas que vão avaliar os controles e procedimentos de segurança.

Por fim, a etapa de mobilização envolve a tomada de medidas e ações corretivas, com base no que foi observado durante a validação.

Esse processo costuma ser feito manualmente e dentro do contexto do negócio, mas o CTEM depende muito da colaboração, por isso espera-se que a remediação não gere atritos e traga informações abrangentes que otimizam o escopo para o próximo ciclo.

Ao aplicar o gerenciamento contínuo de exposição a ameaças, o objetivo de uma gráfica especializada em impressão de lona para outdoor é otimizar sua segurança.

Esse processo ajuda a implementar uma remediação rápida e aprender com lições anteriores durante os exercícios. Mas o sucesso vai depender muito da agilidade, da capacidade de automação e da mobilização da empresa.

É assim que o método será capaz de atender aos requisitos de risco, com base nas prioridades organizacionais que são definidas desde o início.

Impactos da tecnologia na sociedade

A tecnologia colabora com o avanço da sociedade, seja na hora de transformar as cidades ou simplesmente modificar um aparato tecnológico usado no cotidiano. Seu objetivo sempre será auxiliar as pessoas.

As mudanças provocadas no mercado de trabalho nem sempre são positivas, porém, são necessárias para desenvolver o ambiente social e pessoal dos indivíduos.

Muitas organizações investem em recursos tecnológicos para que possam atender às necessidades dos consumidores e manter sua competitividade.

Pode-se dizer que a inovação em si é o maior benefício dos recursos tecnológicos, pois ela traz oportunidades, como uma vaga de emprego em uma empresa de mudanças desmontagem e montagem.

Também está influenciando o comportamento das pessoas, pois aumenta a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Impactos da inteligência artificial

A inteligência artificial tem gerado muitos impactos na sociedade, devido às facilidades que apresenta para vários setores.

Um deles é a área da saúde, pois é possível fazer diagnósticos mais precisos e oferecer cuidados e tratamentos personalizados para os pacientes.

O objetivo é ampliar o acesso a serviços de qualidade, principalmente para pessoas que moram em áreas remotas e distantes dos serviços de saúde.

Assim como as empresas emplacadoras credenciadas podem aproveitar as facilidades da inteligência artificial para otimizar os processos internos, as pessoas podem contar com esse recurso presente na telemedicina e assistência médica remota.

Até mesmo o ensino é cada vez mais acessível, principalmente para pessoas com necessidades intelectuais específicas, pois traz suporte personalizado e adaptativo que consegue atender as necessidades de cada aluno.

É possível disponibilizar plataformas de aprendizagem online e outros recursos que personalizam e adaptam os métodos educacionais, com base naquilo que os estudantes realmente precisam.

Esse avanço melhora a qualidade dos materiais didáticos, além de favorecer pessoas que moram em regiões afastadas ou que possuem recursos limitados.

Enquanto uma confecção de uniforme segurança privada consegue aprimorar seus processos internos com a inteligência artificial, essa tecnologia também acaba por democratizar o acesso à informação.

Por meio de assistentes virtuais e chatbots, indivíduos com as mais variadas habilidades tecnológicas conseguem obter as informações que precisam, bem como serviços e suporte, com muito mais rapidez e eficiência.

Considerações finais

A tecnologia e a internet fazem parte do cotidiano da sociedade, o que envolve pessoas e empresas, mas no caso das organizações, é fundamental saber se proteger.

Os ciberataques acontecem constantemente e estão sempre se inovando, por isso é indispensável adotar medidas de contingência.

A gestão contínua da exposição a ameaças reúne todas as ferramentas e recursos que o negócio precisa para se manter atualizado e evitar os prejuízos dos criminosos digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.