A nova invenção do Google tem tudo para entrar para historia como uma das maiores invenções tecnológicas dos últimos tempos, que como o iPhone e iPad promete mudar o comportamento das pessoas.
O Google Glass tem as mesmas características de um óculos, mas é muito mais que isso, vem equipado com câmeras, sensores e um computador, que permite fazer coisas incríveis, como navegar na internet, acessar aplicativos e usar GPS.
O Glass é a estrela de uma nova categoria denominada de wearable gadgets, ou seja são aparelhos tecnológicos que podem ser usados ou vestidos sobre o corpo, como roupas, pulseiras e óculos.
Apesar do sucesso dessa nova invenção, o Google ainda não disponibilizou o aparelho para venda. Mas já começou a distribuir 2.000 unidades em versão de teste, ao preço de 1.500 dólares cada peça e com vendas restritas para especialistas da área.
O objetivo do Google é esperar um pouco mais, até que os desenvolvedores possam testar e criar aplicativos para o Glass, para só então disponibilizar definitivamente a tecnologia para comercialização.
A versão do Glass distribuída aos desenvolvedores tem funcionamento limitado, não possui 3G ou 4G e para se conectar à internet, precisa usar uma conexão de um Smartphone por exemplo.
O uso do Glass é muitas vezes imperceptível, pesando apenas 42 gramas ele se encaixa confortavelmente no rosto. Para liga-lo basta um gesto com a cabeça ou tocar com o dedo na haste. A maior parte da navegação é realizada por comados de voz, apesar de já existir softwares que detectam as piscadas de olhos.
A lista de aplicativos disponíveis ainda é pequena, mas deve aumentar até o fim do ano, quando o Glass será liberado para venda. Um dos pontos negativos já detectados pelos usuários, é o tempo de duração da bateria, que costuma descarregar com poucas horas de uso, não se sabe se até chegar as lojas, o Google terá resolvido esse problema.
Ficha técnica – Google Glass
A invenção ainda está em fase de testes, mas já desperta desconfiança por parte das autoridades. Nos Estados Unidos, alguns estados já estudam medidas para tentar proibir o uso do Glass ao volante. A alegação é que igualmente acontece com o celular, o Glass pode distrair o motorista.
A questão da privacidade também preocupa. A organização Stop the Cyborgs, já até realizou uma campanha na internet para banir o uso do Glass em locais públicos, e alguns estabelecimentos americanos como bares e casinos já adotaram a medida.
Se você gostou deixe um comentário!