Que o futebol é uma caixinha de surpresas, isso ninguém duvida. Não dá para contar nos dedos das mãos e dos pés as vezes em que um time favorito acabou caindo para uma equipe pequena, em um verdadeiro confronto de Davi contra Golias. Nessa pegada, separamos para você uma lista de heróis improváveis em grandes títulos de clubes brasileiros.
Todo torcedor certamente irá se lembrar de um dia em que um jogador improvável, às vezes até mesmo considerado ruim, se destacou em uma importante partida e deu uma vitória importante à equipe.
É comum que essas coisas aconteçam no futebol brasileiro, afinal de contas, estamos falando de futebol – onde tudo, ou pelo menos quase tudo, pode acontecer.
No entanto, situações em que jogadores inesperados acabam fazendo o gol de um importante título são um pouco mais incomuns.
Não é sempre que isso acontece com um clube brasileiro. No entanto, quando ocorre, o atleta em destaque acaba ganhando o título de herói, acompanhando sempre a expressão “improvável”.
Confira alguns exemplos de heróis improváveis em grandes títulos de clubes brasileiros:
Gabiru (Internacional) – Mundial de Clubes de 2006
O ano de 2006 foi, sem sombra de dúvidas, um dos mais mágicos de toda a história do Internacional de Porto Alegre.
Foi quando o clube conquistou a sua primeira Copa Libertadores, de duas empilhadas até hoje na sala de troféus, e o único título do Mundial de Clubes. Esse segundo, inclusive, contou com um herói improvável.
O fato é que, apesar de ser um excelente clube, o Internacional não era tido como páreo para o Barcelona em 2006.
Adriano Gabiru – Um dos heróis improváveis do Futebol – Comemora o titulo mundial do Internacional em 2006
Estamos falando de um Barça com Ronaldinho Gaúcho, Eto’o, Puyol, Messi, Xavi, Iniesta e outros tantos excelentes jogadores que só não faziam chover no Camp Nou.
O Colorado, por sua vez, não tinha um elenco ruim – longe disso. Contava com ótimos jogadores, a exemplo do goleiro Clemer (ídolo até hoje), Índio, Edinho, Alex, Fernandão, Iarley e Alexandre Pato que, na época, despontava como uma das principais promessas do futebol mundial.
O gol da decisão, no entanto, saiu dos pés de ninguém mais ninguém menos do que Adriano Gabiru.
Gabiru nunca foi um craque de bola Já tinha passado por Cruzeiro, Atlético Paranaense, Marseille, mas nunca se destacou de fato.
Na final daquele Mundial de Clubes de 2006, inclusive, ele estava no banco. No entanto, foi do seu pé que saiu o gol que, aos 82 minutos de jogo, deu o título ao Colorado – um dos maiores heróis improváveis que o futebol brasileiro já pode presenciar.
Mineiro (São Paulo) – Mundial de Clubes de 2005
A década de 2000, assim como a de 1990, foi muito boa para o São Paulo. Nesse período, o Tricolor Paulista empilhou títulos em sua sala de troféus, principalmente no que diz respeito ao Campeonato Brasileiro, conquistado em 2006, 2007 e 2008.
No entanto, a equipe entra na lista de heróis improváveis em grandes títulos de clubes brasileiros justamente pelo ano de 2005.
Em 2005, o São Paulo contava com um dos melhores elencos de toda a América Latina. Muitos dos jogadores do plantel, inclusive, seriam aproveitados nos seguintes títulos do Brasileirão.
Mineiro – Um dos heróis improváveis do Futebol – Comemora o titulo mundial do São Paulo em 2005
No entanto, quando pegou o Liverpool na final do Mundial de Clubes daquele ano, o Tricolor foi tido como um azarão.
A situação, nesse caso, é muito semelhante à do Internacional. Não é que o São Paulo tivesse um elenco ruim, muito pelo contrário, contava com grandes destaques como Amoroso, Aloísio, Lugano, Fabão e Rogério Ceni.
O Liverpool, no entanto, havia acabado de ser campeão em uma das mais memoráveis finais de Champions League da história e escalava craques como Gerrard, Xabi Alonso, Sissoko, Luís Garcia e por aí vai.
Foi então que, em um jogo em que o Liverpool foi predominante na maior parte do tempo, o autor do gol do título do São Paulo foi ninguém menos do que Mineiro.
O volante, apesar de titular absoluto no Tricolor Paulista, estava longe de ser o grande destaque daquele elenco. Mesmo assim, foi o homem do gol de uma das maiores conquistas da equipe, se tornando um dos heróis improváveis do futebol brasileiro.
Paolo Guerrero (Corinthians) – Mundial de Clubes de 2012
Essa lista de heróis improváveis em grandes títulos de clubes brasileiros, curiosamente, irá se resumir apenas às conquistas de Mundiais de Clubes.
Afinal de contas, são poucas as vezes em que equipes do Brasil chegaram à decisão do torneio como favoritas, frente a um adversário, normalmente, campeão de Champions.
Em 2012, aconteceu algo semelhante. Na época, o Corinthians havia ganhado a sua primeira Libertadores da história, uma campanha invicta e lembrada até os dias de hoje.
Paolo Guerrero – Um dos heróis improváveis do Futebol – Autor do Gol do Título mundial do Corinthians em 2012
No Mundial, no entanto, iria pegar “somente” o Chelsea, que havia conquistado a primeira Champions de sua história e vinha com um elenco muito, mas muito recheado.
Com isso, não havia dúvidas que o Corinthians era o azarão da história. E não por ter um elenco ruim, na verdade era um dos mais consistentes, se não o mais mortal, da América.
Emerson, Guerrero, Paulinho, Ralf, Danilo, Fábio Santos, Cássio e companhia. O autor do gol do título seria improvável se fosse qualquer um – mas acabou sendo Paolo Guerrero.
Na época, Guerrero vivia o auge da sua carreira e era tido, sim, como um excelente atacante. Mas o fato é que o jogador só conseguiu ser destaque no Corinthians daquele início dos anos 2000.
Depois disso, não se sobressaiu em mais nenhuma equipe. Ainda assim, se tornou um herói improvável, com um título improvável para o Timão.