O investimento em tecnologia nos negócios é uma maneira eficaz de aumentar a produtividade e melhorar os processos.
As soluções de TI podem ser adaptadas à indústria como um todo, criando novos fluxos de receita e serviços mais inovadores em diversos segmentos de atuação.
Com isso, a empresa tem maior capacidade de atender às demandas do mercado e, consequentemente, obter mais lucros.
O mercado atual oferece inúmeras soluções para o ambiente corporativo. No entanto, é preciso saber identificar quais são as mais adequadas para as demandas do negócio.
Além disso, as marcas têm de saber como introduzi-las ao cenário profissional, de modo que as otimizações sejam bem aproveitadas.
Falaremos sobre as etapas preliminares da introdução tecnológica, bem como daremos dicas para fazer essa integração.
A importância do modelo de negócio
Conhecer e dominar o seu modelo de negócio é uma parte crucial do sucesso de um empreendimento, seja uma empresa de engenharia civil ou um comércio de artigos domésticos.
Afinal, as organizações que desconhecem os principais componentes de seu negócio encontram-se em uma posição muito vulnerável, não apenas dentro da empresa, mas no mercado como um todo, podendo perder oportunidades de desenvolvimento.
Tecnologia nos negócios – Quais as tendências do setor?
Resumindo, uma vez que você entende que seu modelo direciona a forma como sua empresa opera, fica claro o quanto esse fator é importante para uma operação e crescimento sustentável, bem como uma melhor tomada de decisões.
Isso significa que esse padrão que define a marca é a base para criar e entregar valor para clientes e prosperar.
Nesse sentido, a proposta de valor e as operações de uma organização podem ficar vulneráveis sem o uso de tecnologia de ponta, visto que a competitividade e o gerenciamento de fluxos estão cada vez mais dependentes da tecnologia para um melhor rendimento.
Confira mais benefícios de um modelo de negócio inovador.
Identifica otimizações
Você pode contar com várias referências e benchmarks ao definir seu modelo de negócios.
Pensando nisso, essa busca de referências facilita o entendimento das oportunidades para oferecer propostas de valor ao seu segmento-alvo, identificar as melhores práticas de outras empresas do mercado e aprender como um todo.
Desenvolve diferenciais
Dominar o modelo de negócio e conhecer as diversas referências abrirá caminho para a inovação em pontos centrais dos projetos de arquitetura ou novos fluxos implementados em um escritório.
Esse processo de compreensão e melhoria constante pode muitas vezes fazer uma diferença competitiva.
Um bom exemplo disso é o fato de que empresas de um mesmo segmento de mercado podem ter modelos de negócios muito diferentes.
Cria inovação
As empresas geralmente buscam e identificam caminhos de inovação por meio de revisões de design ou modelo de negócios.
No entanto, é muito importante que esta inovação considere o segmento de clientes visado e o objetivo do negócio.
Ao observar e entender o modelo de negócios, verifica-se como as empresas estão criando valor em seus mercados-alvo, quais propostas de valor estão sendo oferecidas aos consumidores e como isso está sendo oferecido.
Melhora o serviço de atendimento
Do lado do consumidor, a tecnologia está voltando à adequação da garantia empresarial sobre os paradigmas e comportamentos que determinam o mercado moderno.
Além de aumentar a eficiência e a agilidade para garantir uma melhor experiência aos consumidores, as empresas podem alavancar a inovação para melhorar os relacionamentos.
Isso facilita a resolução de problemas, aumenta a consciência de marca e o engajamento do público.
Como introduzir a tecnologia no seu modelo de negócio
A tecnologia nas últimas décadas revolucionou a comunicação, pensamento e até o modo de vida.
Com isso, é comum encontrar ferramentas e aplicativos, ainda que ‘simples’, mas que impactam na rotina, sendo usados cotidianamente na vida pessoal e nos negócios. Muitos desses aparatos, inclusive, antes eram impensáveis.
Conheça a seguir algumas dicas para integrar a tecnologia em modelos de negócios.
Estude o segmento
Antes de investir em qualquer tecnologia ambiciosa, é uma boa ideia pesquisar sobre as táticas que os concorrentes estão usando, como um código ou chave digital para segurança ou ainda um sistema de PABX em nuvem.
Essa análise permite que sua empresa se destaque de outras organizações e verifique como pode se tornar ainda mais competitiva.
Como usar a tecnologia no seu modelo de negócio?
Afinal, não basta acompanhar as tendências, é preciso se diferenciar para chamar a atenção e identificar as oportunidades de melhoria que surgem a partir das tendências..
Outros aspectos como economia e tecnologia também são importantes fatores de sucesso. Por isso, investigue, informe e discuta com os colegas do setor para obter uma visão abrangente do que está acontecendo.
Adapte e otimize fluxos
Cuidar da comunicação é essencial para um trabalho otimizado. É importante que as informações sejam comunicadas de forma clara e adequada para evitar mal-entendidos, confusão e sobrecarga nos processos de trabalho.
Isso se aplica tanto entre gestores e funcionários, quanto em diferentes áreas profissionais e empresas de diferentes segmentos, desde aquelas que cuidam de decoração apartamento até grandes indústrias multinacionais.
Vale lembrar que a transparência também é essencial.
Para melhorar o fluxo de comunicação, por exemplo, você pode usar um software que forneça espaço de bate-papo.
Redes sociais internas e aplicativos de calendário e agendamento que as equipes podem usar ao mesmo tempo são muito eficientes para essa tarefa.
Ferramentas de acompanhamento e gerenciamento, como o Kanban e o CRM (voltado para atendimento de clientes), também podem ser implementadas.
Faça análise SWOT
Por meio dessa ferramenta, os empresários podem conhecer mais sobre seus negócios e mercado.
A análise SWOT é uma abreviação de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats em inglês.
Em português, a tradução é Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, respectivamente, sendo denominada como análise FOFA.
A função desse sistema é avaliar o ambiente interno e externo da empresa para encontrar uma forma de expandir o mercado.
Oportunidades e riscos também são analisados dessa forma.
CRM – tecnologia nos negócios
Com relação ao ambiente interno, a análise SWOT identifica o que é considerado uma vantagem e uma fraqueza.
Eles podem ser aprimorados ou reduzidos com recursos próprios da empresa de manutenção de ar condicionado, por exemplo, de modo a trabalhar os aspectos para se desenvolver com qualidade e quais aspectos da marca ressaltar.
Com relação ao ambiente externo, a SWOT analisa o que pode ser uma ameaça para uma empresa e o que pode ser uma oportunidade de crescimento, identificando como atuar em mudanças de mercado.
Revise processos
Não faz sentido adotar uma ferramenta que acione automaticamente e-mails de marketing se a plataforma não conseguir se comunicar com o sistema de vendas do e-commerce.
Por isso, você precisa de serviços que tenham linguagens compatíveis e que possam ser cada vez mais integrados entre si no futuro.
Não é à toa que o trabalho das equipes de marketing e vendas está se tornando cada vez mais coordenado.
Organize as informações
A informação é um material cada vez mais valioso, principalmente para a tomada de decisão e melhora do negócio por meio de tecnologias.
Além disso, todos os processos de gestão atuais sempre exigem um bom suporte de tecnologia da informação (TI).
Essas ferramentas precisam ser compreensíveis para que a facilidade de uso garanta um bom progresso nas atividades de gerenciamento, produção e monitoramento.
Assim, se o fluxo de informações de uma linha de produção for bem organizado e fácil de entender, é mais prático tomar decisões importantes.
Não hesite frente a novas tecnologias relevantes
Gestores de sucesso podem tender e resistir à introdução de novas iniciativas tecnológicas, temendo o investimento em uma tendência passageira ou que não impactará de forma efetiva o fluxo do negócio.
Isso pode ir desde novas práticas com o marketing digital, relacionamento com clientes online, software de gestão até controle de métricas de desempenho, novos softwares e plataformas, ou mesmo ferramentas (como foi o caso das câmeras digitais).
Tecnologia nos negócios – vantagens de usar as ferramentas tecnológicas
No entanto, a inovação e pleno desenvolvimento de um negócio é incompatível com essa mentalidade. É necessário avaliar as condições da empresa e, então, planejar implantações com base nelas.
Aumente a produtividade
Comunicação entre pessoas e acesso a diversos dados, como laptops com projetores de slides, dispositivos usados especificamente em reuniões que exigem gráficos e imagens, smartphones, tablets e outros dispositivos móveis são fundamentais e possibilitam a comunicação de forma mais ágil.
Ou seja, todas essas ferramentas podem facilitar a rotina de trabalho, reduzir o tempo de serviço e ajudar as empresas de segurança patrimonial, por exemplo, a serem mais produtivas.
Por isso, não hesite em estudar o que está revolucionando sua área e adote o que é mais conveniente para promover a empresa.
Amplie o networking
Uma das principais vantagens dos novos dispositivos e redes sociais é que eles podem aumentar significativamente a frequência de comunicação com redes de contatos. Isso é muito importante para manter a rede de networking.
Portanto, gere conteúdo de valor e expanda relacionamentos por meio das plataformas virtuais, interagindo com profissionais em redes dedicadas ou não. Ou seja, utilize essas redes a seu favor, criando um espaço para futuros negócios.
Economize mais
A inovação pode, ainda, trazer economias significativas para o conserto de equipamentos hospitalares e outros processos de manutenção e prevenção de quebras/danos.
Da mesma forma, pode ser utilizada a favor de investimentos e redução de gastos e desperdícios.
Para se ter uma ideia do impacto da tecnologia, é possível, por exemplo, investir em armazenamento em nuvem.
Assim, se os arquivos são armazenados em um sistema digital, a empresa elimina o custo da impressão tradicional em papel e reduz custos, inclusive com espaço para arquivamento dos materiais físicos.
Outro caso é quando um sistema informatizado é implementado, permitindo a identificação de operações que podem ser aprimoradas.
Use dispositivos móveis para venda
Já pensou em um sistema que você possa instalar no seu smartphone ou tablet e negociar de qualquer lugar da loja ou fora dela? Esta é outra estratégia de uso da tecnologia para apoiar as vendas.
Com esses dispositivos é possível oferecer um serviço ainda mais personalizado, porque não estão vinculados a uma central de serviços.
Dicas para implementar a tecnologia nos negócios
Todos os detalhes de vendas podem ser resolvidos em uma única plataforma e de qualquer lugar, por meio do acesso do usuário identificado por senha. Isso significa:
- Negociar descontos;
- Gerar e baixar PDFs de pedidos;
- Reservar itens no estoque;
- Definir endereços de entrega.
Faça tudo isso de forma simples, rápida e eficiente, tanto para o time de atendentes quanto para os consumidores.
Conclusão
Investir em tecnologia tornará sua empresa mais competitiva e aumentará as vendas no médio e longo prazo;
Rotinas mais eficientes permitem que as empresas atendam com mais precisão as demandas do mercado e tornem seu portfólio de serviços mais eficaz, seja na administração de processos de terceirização de limpeza ou mesmo em uma startup financeira.
Isso facilita a entrada em novos mercados consumidores, contribui diretamente para a manutenção de um ciclo contínuo de rentabilidade e otimiza todos os processos para tornar a marca mais competitiva.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.