Business Intelligence é uma estratégia que cuida do processo de coleta e transformação de dados em informações. Por meio dele, é possível que relatórios e análises sejam realizados com mais rapidez, gerando insights importantes.
As empresas sabem que gerar dados e obtê-los é fundamental no mercado moderno, e algumas leis, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), estabelecem de que maneira essas informações devem ser manipuladas e utilizadas pelas organizações.
Só que quem deseja transformar dados em algo realmente valioso, precisa investir em Business Intelligence. Hoje em dia, existem softwares e ferramentas voltados exclusivamente para esse trabalho.
Tanto é que o Business Intelligence é cada vez mais conhecido, sendo cada vez mais utilizado pelo público, principalmente pelas organizações que querem trabalhar com análises e tomar decisões assertivas para seu planejamento.
Se você tem seu próprio negócio o é gestor de uma empresa e quer entender um pouco mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final, pois ele vai te ajudar a aplicar esse conceito.
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Abaixo vamos explicar o que é Business Intelligence, sua importância e quais são os pilares que fazem parte dele. Confira.
Afinal, o que é Business Intelligence
Business Intelligence (BI), nada mais é do que um conjunto de estratégias que ajudam as empresas a analisar os dados obtidos e melhorar as tomadas de decisão, com base em informações concretas, trazendo mais inteligência para o negócio.

O propósito do BI é ajudar as empresas a analisar de maneira rápida as informações que possuem, e com isso descobrir a necessidade de fazer ajustes que tragam mais vantagem competitiva.
Por conta disso, dentro de um fabricante de decantador lamelar, é natural que o Business Intelligence seja tratado como uma área de negócio, da mesma forma que outros setores, como:
- Financeiro;
- Marketing;
- Logística;
- Recursos humanos.
Cada uma dessas áreas conta com profissionais que assumem o papel de usar as ferramentas necessárias para trazer mais inteligência aos processos internos.
Assim como os outros setores, que possuem seus objetivos e entregas, a área de BI também possui objetivos claros, independentemente do mercado de atuação do negócio ou do tipo de empresa que o configura.
O propósito dessa estratégia é agilizar as tomadas de decisão e fazer com que as organizações tenham os melhores resultados. As ferramentas utilizadas nesse trabalho lidam com a complexidade da coleta e transformação de dados.
Elas apresentam relatórios e análises preditivos que são gerados com rapidez e facilidade, e com base nas informações geradas, fica mais fácil compreender temas, canais e formatos que funcionam melhor para a audiência da empresa.
Consequentemente, as campanhas de marketing de uma instituição especializada em estudo prévio de impacto de vizinhança serão muito mais assertivas.
Mas não pense que Business Intelligence se trata apenas de um relatório. Na verdade, estamos falando de uma mudança cultural dentro da empresa que começa a acreditar nas informações trazidas pelos dados e não apenas em sua aplicação.

Esse trabalho precisa ser feito de maneira contínua e não apenas pontualmente. Mas a primeira coisa é contratar um software que vai coletar os dados do negócio.
Depois, é necessário filtrar as informações mais importantes para as estratégias e o posicionamento da corporação e cruzá-las.
No começo, os profissionais vão perceber que esse trabalho é bem extenso e demorado, mas, ao longo do tempo, as tendências se tornam mais visíveis, sendo possível conhecer a companhia de maneira mais profunda.
Importância do Business Intelligence para as empresas
O BI pode ajudar as empresas a melhorarem suas tomadas de decisões, visto que apresenta dados atuais e históricos, dentro do contexto dos negócios.
Os analistas utilizam essa ferramenta para mostrar benchmarks de desempenho e informações sobre a concorrência, de modo a ajudar a corporação a melhorar seu funcionamento e a se tornar mais eficiente.

Por meio dele, uma empresa de aquecedor a gás conserto identifica tendências do mercado, aumenta suas vendas e, consequentemente, obtêm mais lucros.
Quantas informações são usadas da maneira mais adequada, contribuem com diversas áreas, desde o recrutamento pessoal até a produção interna.
O Business Intelligence ajuda as empresas a tomar decisões e com isso identificar maneiras de aumentar seus lucros, conhecer melhor o comportamento dos clientes e comparar seus dados com os da concorrência.
Ele também ajuda a acompanhar o desempenho, otimizar as operações, ajuda a prever o sucesso da empresa, identifica tendências de mercado, além de descobrir erros ou problemas.
Quais são os pilares do Business Intelligence?
Para funcionar e trazer benefícios para as organizações, o Business Intelligence atua por meio de 3 pilares. São eles:
1 – Coleta de dados
O primeiro pilar, naturalmente, é a coleta de dados, tendo em vista que as empresas, como um fabricante de persiana horizontal motorizada, estão inseridas em uma era onde existe uma grande quantidade de dados e é necessário entendê-los.
São provenientes de diversas fontes e é necessário contar com um sistema estruturado que ajude a captá-los do jeito certo.

Quando os dados estão errados, desatualizados ou simplesmente não são confiáveis, a análise e a conclusão também terão déficits.
Uma boa solução para isso é apostar em uma ferramenta BPMS que vai apoiar essa etapa e trabalhar com dados integrados. Os sistemas, por sua vez, ajudam a captar informações primárias, provenientes do ambiente interno.
Este é o caso de informações sobre a operação e colaboradores, assim como os dados externos tratam das necessidades dos consumidores, tendências de mercado e aspectos econômicos, tecnológicos, legais, culturais e políticos.
Outro tipo de dado externo coletado por um fabricante de estrutura metálica tubular são as notícias provenientes da imprensa, redes sociais e outros canais de mídia.
2 – Organização e análise
O segundo pilar é a organização e a análise dos dados, pois após a coleta, o sistema vai armazenar as informações de maneira integrada.
Para organizar as informações de maneira estruturada, clara e visual, é necessário facilitar a análise das informações e evitar falhas.

Isso envolve o uso de gráficos, dashboards e tabelas, além de outras formas de apresentação que ajudam a melhorar a visualização.
Para aplicar o Business Intelligence em um negócio, é necessário que a ferramenta utilizada conte com um bom módulo de analytics, independentemente de ser CRM, BPMS, ERP ou Service Desk.
O analytics ajuda a extrair informações provenientes da execução dos processos internos em diferentes divisões.
3 – Monitoramento e controle
Por fim, o terceiro e último pilar do Business Intelligence é o monitoramento e controle dos dados. Depois que um fabricante de pergolado de madeira garagem tiver os relatórios em mãos, pode estipular os indicadores de desempenho.
É assim que ele vai monitorar os dados em tempo real, encontrar informações contraditórias, identificar erros de operação ou informações que não estejam dentro do normal.

Dessa forma, a tomada de decisão e a própria ação serão muito mais eficientes e rápidas. Se quiser localizar um atraso na produção, o BI clareia as informações referentes ao processo, cabendo ao profissional comparar os dados e monitorá-los.
Com isso, fica muito mais fácil detectar gargalos e solucionar problemas. Mas isso só vai acontecer se a BI estiver associada a uma boa gestão de processos de negócios (BPM), por meio de um BPMS.
É assim que uma empresa especializada em abertura de cofre com segredo vai conseguir gerenciar o negócio, agir de maneira rápida, embasada e precisa.
O Business Intelligence consegue transformar as informações de processos em estratégias, o que trará muitas melhorias para os processos.
Colocando o Business Intelligence em prática
Para colocar o BI em prática, primeiro é necessário estabelecer as estratégias da empresa, tendo como base os objetivos reais do negócio, determine as metas de curto e médio prazo.
Depois, é fundamental definir as informações que serão coletadas e quais métodos e ferramentas serão utilizados.
Também é muito importante prever custos e riscos, quem serão os beneficiados, quais serão as métricas que vão parametrizar as decisões e quem serão os profissionais responsáveis pelos monitoramentos e testes.
Feito isso, um fabricante de extintor de Co2 deve escolher um sistema para colocar em prática, como no caso de uma boa ferramenta BPMS, para implementar o Business Intelligence de maneira sistemática, integrada e confiável.
Considerações finais
As empresas lidam com uma grande quantidade de informações diariamente, e elas são provenientes tanto da internet quanto de seus sistemas internos de coleta.
Mas para aproveitar todos esses dados e utilizá-los a favor do negócio, além de respeitar as imposições da Lei Geral de Proteção de Dados, é necessário saber manuseá-los do jeito certo e com segurança.
É justamente aqui que entra o Business Intelligence, e neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre ele e todos os benefícios que pode trazer para o seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.