Conheça algumas dicas de ergonomia no trabalho em casa que irão ajudá-lo a evitar dores e permanecer produtivo, saudável e confortável durante o trabalho remoto.
Desde a pandemia, muitas pessoas passaram a trabalhar em casa em tempo integral. Antes disso, eles podem ter trabalhado de casa ocasionalmente, mas não oito horas por dia, cinco dias por semana, em seu escritório doméstico.
As restrições da pandemia significam que avaliações ergonômicas não estão sendo feitas, e com as pessoas trabalhando em casa indefinidamente, é importante cuidar de si implementando medidas preventivas para reduzir dores articulares e musculares e prevenir lesões.
Uma avaliação ergonômica considera coisas como a localização de onde você está trabalhando, a iluminação e pode incluir peças de mobiliário para auxiliar na postura e conforto.
É para determinar o layout físico de seu espaço de trabalho, você está tentando projetá-lo para obter o máximo de eficiência e conforto, basicamente, você está procurando otimizar o projeto para obter o melhor desempenho possível.
Gordon explica que existem dois fatores de risco principais: a quantidade de tempo que está sendo passada na estação de trabalho e a repetição.
Ele explica que, se você está gastando apenas um curto período de tempo em uma estação de trabalho não ideal, seu corpo pode lidar com isso. No entanto, a realidade é que as pessoas gastam de 8 a 10 horas por dia, o que pode se tornar problemático.
Com a postura desajeitada e a repetição, que é o tempo gasto em sua mesa, se você tem uma postura ruim e uma configuração ruim em sua estação de trabalho e você vai ficar lá por um tempo, haverá lesões esperando para acontecer: Pescoço e dor no ombro, dor nas costas, é só uma questão de tempo.
Prevenir dores no pescoço, nos ombros, costas e joelho
A regra dos 20 ‘s: a cada 20 minutos em que você está na frente de uma tela, olhe para algo que está a pelo menos 6 metros de distância, para não ficar apenas focando a tela de perto.
Você pode olhar pela janela … se tiver um corredor, você pode olhar para baixo por 20 segundos, a cada 20 minutos e se levantar enquanto faz isso, levantar da cadeira por pelo menos 20 segundos, a cada 20 minutos.
Ergonomia no trabalho em casa – Como manter-se confortável durante o home office?
Isso lhe dá a chance de voltar à extensão total, lubrifica as articulações e ajuda a despertar o sistema nervoso. Pausas frequentes são mais importantes do que ir por três horas e depois ter que trabalhar por mais quatro sem pausas – é muito melhor fazer pequenas pausas com mais frequência do que grandes pausas ocasionalmente.
Isso também ajuda a evitar o cansaço visual, que pode contribuir para a dor no pescoço. A postura do pescoço se adapta ao cansaço visual e isso afetará tudo até o fim.
Mudar de posição ao longo do dia
Mudar de posição, não apenas ter uma boa postura, também é importante. Existe esse tipo de mito de que a ergonomia é que faremos para você uma estação de trabalho perfeitamente projetada e então você poderá sentar-se perfeitamente naquela posição fixa o dia todo, não é um bom plano porque.
Se você não tiver um espaço de trabalho dedicado, Gordon disse que está tudo bem, apenas certifique-se de se mover para lugares diferentes, com iluminação diferente e em posições diferentes, ao longo do dia.
Isso pode significar trabalhar na mesa da cozinha, depois na mesa da sala de jantar, depois no quintal, desde que seja variado. A postura e o movimento são importantes, o “mobiliário perfeito” é secundário.
Conclusão
Fomos projetados para nos movermos, não para ficarmos sentados em uma mesa o dia todo. Citando o exemplo de que os caçadores-coletores caminhavam muitos quilômetros por dia.
Era uma carga enorme e variada de tarefas que viam o corpo fazendo coisas diferentes todos os dias, não ficamos no mesmo lugar por muito tempo e estávamos sempre fazendo tarefas diferentes, é para isso que nossos corpos foram projetados.
Dicas de ergonomia no trabalho em casa.
O autocuidado significa coisas diferentes para pessoas diferentes, mas é importante para todos
É importante que você não apenas faça essas pausas, mas também faça alguma atividade ou exercício programado em algum momento do dia. Isso pode ser uma caminhada, uma caminhada ou um mergulho para alguns, e para outros pode significar fazer ioga ou alguns alongamentos simples.
A melhor coisa que você pode fazer é ouvir o seu corpo e lembrar que se você quer se sentir bem e manter a produtividade no trabalho, faça atividades que você goste e que rejuvenescem sua mente e seu corpo.
E em caso de dores persistentes nas articulações como por exemplo no joelho procure um médico especialista para prevenir lesões mais sérias como uma cirurgia no joelho.