Poucos sabem mas o teste de QI (Quociente de Inteligência) é uma excelente ferramenta para avaliar as habilidades intelectuais e o potencial de uma pessoa, bem como avaliar a sua capacidade cognitiva.
Para medir as habilidades de uma pessoa com segurança o conteúdo do teste não é limitado a apenas uma área de conhecimento.
Contendo entre 40 ou mais perguntas de diferentes assuntos, o teste de QI é uma excelente ferramenta para mensurar o grau de facilidade de aprendizado de uma pessoa.
A partir daí poderá ser aplicado diferentes técnicas de ensino de acordo com o grau de dificuldade do aluno. Além disso, pode ser utilizado para identificar questões relacionadas à conduta do indivíduo.
O que é o teste de QI?
O teste foi desenvolvido em 1905 pelos psicólogos Alfred Biner e Théodore Simon e tinha por intuito identificar e auxiliar crianças que precisavam de um maior auxílio na escola.
Os testes eram aplicados em crianças separadas por idade e aquelas que não se saiam muito bem, recebiam mais ajuda dos professores.
Atualmente o teste mudou, ele foi aperfeiçoado por William Stern em 1912, o qual entendia que era possível medir a capacidade intelectual se relacionasse a idade mental com a idade cronológica da pessoa.
Bem como, fornecer uma avaliação de habilidades cognitivas, avaliação de um potencial candidato ao cargo de uma empresa, e ainda, avaliação e diagnóstico de deficiência mental e pesquisa cognitiva em diferentes países.
O teste foi elaborado por psicólogos qualificados e exclui as características culturais, o que permite que haja uma avaliação mais precisa do nível de inteligência.
E quanto a eficácia do teste de QI?
A eficácia do teste é uma divergência entre profissionais da área, muitos afirmam que ele sozinho não é ferramenta indicada para medir o nível de deficiência cognitiva de uma pessoa, e que outros fatores devem ser aplicados para se chegar a uma conclusão.
Pois considera-se que uma pessoa pode não ser boa em realizar cálculos, mas pode ser melhor desenvolvida artisticamente, assim a ferramenta não seria precisa o bastante para identificar esses pormenores.
Contudo, ainda que necessária outras comprovações, a ferramenta é útil para uma avaliação mais rápida e caso necessário para avaliar alguma particularidade a ferramenta pode ser aplicada por um psicólogo.
Resultado dos testes
Um resultado considerado satisfatório gira em torno de 85 a 115 pontos, os quais são considerados os níveis médios de inteligência.
Para realizar o teste escolha um ambiente calmo e silencioso e dedique todo o seu foco na realização, o teste da https://iq-global-test.com/pt/ não possui tempo limitado, mas a recomendação é de que você realize dentro de 20 minutos.
Existe a possibilidade de aumentar o QI?
O teste de QI avalia o raciocínio lógico de uma pessoa, sendo assim estimular esse raciocínio pode ser uma forma de treinar e consequentemente aumentar a capacidade cognitiva.
Algumas sugestões são: realizar cálculos sem a ajuda da calculadora, aprender novas ideias e temáticas e continuar em constante busca pelo aprendizado.