A comunicação sempre foi um fator determinante dentro das empresas, o que, via de regra, sempre apelou para uma busca por um sistema de telefonia que fosse eficiente. Entender, nesse caso, a respeito do VoIP pode ser um fator determinante nesse sentido.
Desde os primórdios da humanidade, a comunicação sempre foi um aspecto importante para a elaboração das mais diversas formas sociais, uma vez que não há como fugir de suas determinações na hora de passar ou aprender a respeito de alguma informação.
Esse é um ponto bastante importante, uma vez que ele consegue lidar de forma bastante sofisticada com possibilidades de linguagens que outros animais não possuem e, por isso mesmo, existe uma complexidade tão grande na vida humana.
Logicamente, esse é só um aspecto inicial do ponto de vista da comunicação, uma vez que o avanço da técnica passou a ter um impacto bastante grande no sentido de criar novas possibilidades de comunicação.
Isso vai desde elementos de linguagens, como é o caso das artes, até outros pontos importantes, como é o caso de orientações que conseguem dialogar com alguns aspectos essenciais de elementos empresariais e outros pontos.
Com a chegada de elementos como o telégrafo e, posteriormente, o telefone, a comunicação passou a ter um aspecto cada vez maior, uma vez que o mundo começou a ganhar uma lógica de integração com o passar dos anos.
Logicamente, esses foram aspectos que demoraram alguns anos, mas que, via de regra, conseguiram se integrar de forma definitiva ao cotidiano das pessoas e das empresas, o que, hoje em dia, pode ser percebido de forma bastante clara.
Telefonia e empresas: um histórico
O desenvolvimento do telefone foi um fator bastante importante para as dinâmicas empresariais do século XX, uma vez que uma série de empresas passaram a adotar esse modelo de comunicação antes mesmo deles se popularizarem no cotidiano das pessoas.
A princípio, o telefone era um elemento caro e com a possibilidade de linhas limitadas, uma vez que era preciso comprar um ramal telefônico, o que poderia ser bastante oneroso, levando, inclusive, a uma lógica de financiamento.
Desta maneira, tornou-se comum as empresas utilizarem alguns desses recursos para comunicações internas com sócios e clientes que possuíam, também, esse tipo de aparelho dentro de suas dependências.
Por exemplo, era muito comum que as empresas de um determinado setor conseguissem fechar negócio por telefone, mesmo antes de sua popularização. Principalmente em uma lógica de serviços premium, como é o caso de uma instalação hidráulica de banheira.
No entanto, com a popularização do telefone, o mundo empresarial começou a se adaptar de forma bastante representativa, o que deu origem a algumas estratégias de comunicação com o cliente que se tornaram um elemento bastante importante.
Nesse caso, o primeiro ponto a ser percebido foi a criação de setores de televendas, o que possuía uma grande penetração no público, uma vez que era o máximo de comodidade que se poderia ter diante de uma lógica de compra.
Além disso, era possível fazer prospecção de novos clientes a partir de uma lógica de busca ativa por venda de camiseta branca uniforme para clínicas e consultórios dentro de um raio geográfico.
Seja como for, o telefone passou a ser um fator importante nas estratégias das empresas, mas é preciso entender que há uma série de outros elementos importantes que foram gerando algumas oportunidades a partir da implementação da telefonia.
Esse é o caso, por exemplo, do surgimento do telemarketing e de outros tipos de serviços que atuam dentro dessa dinâmica de ligação que podem ser ativas ou passivas.
Mundo digital e o impacto nas empresas
Todos esses recursos telefônicos foram muito importantes para a estruturação de um mercado moderno, mas foi o mundo digital que trouxe esses aspectos para um novo patamar de atuação.
É importante entender que a telefonia conseguiu criar uma lógica de conexão muito grande entre as pessoas e, também, com as empresas, mas a internet modificou esses aspectos elevando ainda mais as capacidades.
Antigamente, para fazer uma prospecção de cliente para vender caixa para lanche grande era preciso garantir alguns mapeamentos de lanchonetes para que, assim, o vendedor ligasse ou fosse pessoalmente ao lugar.
Hoje em dia, é importante que a empresa consiga se fazer presente no mundo digital, uma vez que o cliente é quem vai buscar por ela a partir das ferramentas que estão disponíveis no mercado.
Ou seja, a prospecção por telefone ainda é um fator importante, mas é possível que um cliente entre em contato antes, evitando uma necessidade tão grande de se criar mapeamentos muito extensos.
Além disso, o envio de documentos que, em outros momentos, eram feitos por fax passou a ganhar uma representação ainda mais simples a partir da digitalização e o envio por e-mail.
Nesse caso, ao fornecer telhas de metal com isopor para uma cliente, um depósito de construção pode enviar a nota fiscal por e-mail.
O que é VoIP?
Com base em todos esses elementos, é importante entender o papel do VoIP no mercado atual, uma vez que ele tem se tornado uma grande tendência, principalmente ao trabalhar com uma orientação empresarial.
Antes de compreender a respeito desse fator, é importante entender o que o é um IP e como ele funciona, uma vez que ele é uma das bases que garantem sustentação ao VoIP.
O IP é um protocolo de internet que funciona como uma espécie de registro que um dispositivo terá ao entrar no mundo digital, garantindo alguns rastros que são importantes, uma vez que gera identificação.
O VoIP é um recurso de voz sob o IP, ou seja, ele é uma maneira de transformar uma dinâmica que totalmente analógica em algo digitalizado de forma bastante facilitada.
Esse é um recurso bastante utilizado dentro de algumas plataformas, principalmente aquelas que trabalham com uma lógica de telefonia.
Quando, por exemplo, um cliente entra em contato com uma empresa que trabalha com cobertura transparente para piscina através de alguma rede digital, o VoIP entra em ação.
Nesse caso, essa é uma ferramenta que faz a conversão da voz em uma série de dados que irão ser transmitidos através de uma rede.
Vantagens do VoIP
Diante de todos esses pontos, o VoIP passou a ser um fator cada vez mais adotado pelas empresas, uma vez que ele pode ser considerado a partir de softwares de uso popular, mas, também, pode ser elaborado de forma adaptada para as necessidades da empresa.
Nesse caso, é possível, a partir dessa lógica, criar alguns recursos para armazenar protocolos de ligação, além de alguns recursos mais técnicos.
Por essa razão, é preciso considerar, por exemplo, dentro de uma lógica de televendas de máquina de gelo filtrado alguns benefícios que podem ser fundamentados:
- Mobilidade;
- Integração digital;
- Redução de custos;
- Escalabilidade;
- Adaptação.
É importante perceber que a telefonia tradicional já possui um formato que não tem como mudar, uma vez que ela trabalha com ligações de forma bastante objetiva.
Já o VoIP por estar integrado a uma lógica de programação pode garantir algumas adaptações importantes dentro dos mais diversos contextos.
Dicas para implementar um VoIP
Independente do setor empresarial, é preciso entender quais são as demandas propostas por seu mercado para que, assim, haja uma consideração a respeito do tipo de telefonia que será adotada.
Se, porventura, uma empresa que trabalha com aluguel de andaime de ferro faz um uso maior de ligações para oferecer seus serviços, é possível que o VoIP seja uma boa solução.
Além disso, é importante que algumas considerações sejam feitas a respeito da estrutura da empresa que está buscando essa possibilidade.
Contratar um serviço de telefonia VoIP
A telefonia VoIP é, nesse caso, um serviço que faz com que as empresas não precisem contratar um pacote tradicional para que haja uma lógica de ligação.
Essas empresas, no caso, podem fornecer algumas soluções importantes no sentido de localidade e, também, de possibilidades de contato.
Pacote de dados
Independente da empresa, nos dias de hoje, ter um bom pacote de dados pode ser um fator bastante importante, já que não há como criar nenhum tipo de dinâmica saudável sem passar por esses pontos.
Com a implementação da telefonia VoIP isso acaba se tornando um fator ainda mais importante, uma vez que ela precisa de uma conexão boa e forte para sustentar essas dinâmicas de ligações.
Telefones IP ou ATA
É importante, nesse caso, que haja uma adaptação a respeito dos tipos de equipamentos que serão utilizados em uma empresa terceirizada de rh.
Pois, o telefone IP tem a ver com um equipamento que já foi pensado para que houvesse uma conexão por VoIP.
Já o ATA tem a ver com um adaptador que será colocado no telefone convencional para transformá-lo em um telefone IP.
Considerações finais
O avanço das conexões digitais foi um fator determinante para o aparecimento do VoIP, uma vez que isso tudo permitiu que a telefonia migrasse para essa nova dinâmica.
Esse é um elemento que pode ser bastante vantajoso para as empresas, uma vez que há uma redução de custos e uma maleabilidade do ponto de vista dos dados.
Além disso, é preciso que haja uma compreensão a respeito de como funcionam os VoIP e o porquê de sua popularização.
Seja como for, essa é uma das grandes tendências do mercado de telecomunicações e, possivelmente, esse modelo ganhará cada vez mais qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.