Liberar espaço no celular
Smartphones Utilitários

7 Dicas para liberar mais espaço no celular.

Seu celular está sempre com a memória interna cheia? Confira 7 dicas fáceis para liberar mais espaço no celular só excluindo arquivos desnecessários e outras configurações.


A cada dia, os smartphones possuem novas funcionalidades e nos permitem realizar inúmeras tarefas de forma simples e fácil.

Entretanto, o armazenamento ainda é um desafio para muitos fabricantes, que precisam aliar todas essas utilidades a preços acessíveis para o consumidor.

Por isso, é comum nos depararmos com um celular lento em apenas alguns meses de uso, devido a memória interna cheia.

Além da velocidade, isso afeta o desempenho do aparelho, podendo impedir a instalação de novos aplicativos e até o funcionamento da câmera, entre outros prejuízos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a liberar espaço da memória interna do seu telefone:

Aplicativos no celular

1 – DESISTALE APLICATIVOS QUE VOCÊ NÃO UTILIZA

Com tantos aplicativos de diferentes funções, muitas vezes instalamos algo que parece útil, mas acabamos não utilizando aquele recurso posteriormente. Então, o app fica apenas tomando espaço na memória do telefone.

Dê uma olhada em todos os aplicativos e avalie o que você realmente usa. Exclua o restante.

2 – DESATIVE APLICATIVOS DE FÁBRICA

Nem todos os aplicativos podem ser excluídos, como é o caso daqueles que já vêm instalados de fábrica. Porém, para ajudar a liberar espaço, é possível desativá-los.

Acesse Configurações > Aplicativos, escolha o app e clique em “Desativar”.

3 – LIMPE A GALERIA

A galeria é provavelmente o local que mais usa espaço do armazenamento do seu celular. As fotos e vídeos costumam pesar bastante e, além disso, recebemos muitas delas por aplicativos de mensagens.

Para facilitar o trabalho, existem aplicativos para detectar as fotos de baixa qualidade e selecionar aquelas bem semelhantes, para que você possa escolher a que mais gostou e não gastar a memória com imagens iguais.

liberar mais espaço no celular

4 – EXCLUA O CACHE DOS APLICATIVOS

O cache é uma forma de armazenar temporariamente informações de sites e aplicativos para melhorar o funcionamento do mesmo, de acordo com as ações do usuário. Mas seu acúmulo pode prejudicar e provocar lentidão no aparelho.

Para excluir o cache vá em Configurações > Aplicativos > Selecione o App > Armazenamento > Limpar cache.

5 – UTILIZE O ARMAZENAMENTO EM NUVEM OU CARTÃO DE MEMÓRIA

Para poupar a memória interna, utilize um cartão de memória para guardar fotos, vídeos e outros arquivos.

Outra opção bem acessível é o armazenamento em nuvem, que salva tudo isso on-line. No Google Drive ou Dropbox, por exemplo, dá para programar que os arquivos sejam salvos automaticamente na internet.

6 – UTILIZE APLICATIVOS PARA AJUDAR NA LIMPEZA

Existem alguns aplicativos que ajudam a executar essas tarefas, como a limpeza de cache, de forma mais prática, além de mostrar como o armazenamento interno está sendo utilizado.

O antivirus para celular também é uma ferramenta muito útil para manter a memória limpa, impedindo que malwares infectem o aparelho e ocupem espaço no smartphone.

liberar mais espaço no celular

7 – GERENCIE AS PASTAS DE DOWNLOADS E TRANSFERÊNCIAS

Não se esqueça de gerenciar também as pastas de downloads e transferências, em que podem ficar guardados arquivos pesados e que não são mais úteis.


Gostou das dicas de como liberar espaço na memória do celular? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.