Estratégias para aumentar as vendas
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Estratégias de vendas: Lucratividade em meio à Pandemia

A pandemia do novo Coronavírus tem sido um obstáculo para as empresas. Porém, existem estratégias de vendas eficazes que podem te ajudar a vender no lockdown.

Os consumidores continuam precisando de produtos, por isso, sua empresa pode continuar vendendo e até mesmo identificar novas oportunidades de empreendimento.

Alcançar um bom resultado nos ganhos da sua empresa em plena pandemia é um grande desafio. Vender no lockdown demanda um bom planejamento estratégico.

Para ter sucesso e continuar lucrando durante a crise, é preciso ter criatividade e estar disposto a reinventar o seu negócio.

Preparamos um passo a passo para vender no lockdown que ajudarão a sua empresa a continuar funcionando e crescendo nesse cenário.

Mas afinal, é possível vender no lockdown?

No contexto atual, adaptar o modelo de negócios da sua empresa e aprender novas estratégias de vendas é fundamental.

As medidas de restrição com certeza impactaram as vendas em diferentes setores. As diferentes fases da quarentena resultaram em uma instabilidade no funcionamento de comércios e empresas.

Por conta disso, é preciso ter um plano bem pensado para sobreviver a esse momento. Principalmente considerando as fases mais restritivas, como as ondas vermelhas e roxas.

Estratégias de vendas na pandemia

Com as estratégias de vendas corretas, é possível continuar vendendo e até aumentar os seus ganhos. 

Aprender a se reinventar e a se adequar às circunstâncias é uma habilidade importante para qualquer empreendedor.

Impacto do lockdown nas empresas

Certamente a adoção de medidas restritivas e o lockdown se tornaram o pesadelo de todo empreendedor.

A paralisação dos negócios não essenciais e as muitas restrições para os negócios essenciais resultaram em muito prejuízo para as empresas.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que 31% das pequenas empresas precisaram mudar a forma de funcionamento para sobreviver à pandemia. 

Isso mostra que existem maneiras para reverter a situação se você utilizar os métodos corretos para vender no lockdown. 

Estratégias de vendas: 5 Passos para faturar na crise

Um bom planejamento contém etapas que devem ser seguidas a fim de alcançar um objetivo. Se o seu foco é vender no lockdown e continuar lucrando, preste atenção nos passos a seguir.

Estratégias de vendas para faturar na crise

1 – Faça um planejamento financeiro

Entender a situação financeira da sua empresa é o primeiro passo para analisar os danos causados nesse período.

Muitas empresas foram capazes de se recuperar e reverter os prejuízos durante os meses de flexibilização. Porém, isso demanda bastante planejamento.

Este é o momento de analisar as dívidas que o seu negócio acumula, além de fazer uma revisão dos custos, reduzindo os gastos com tudo aquilo que não for prioridade.

Nessa fase, faça uma análise da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) para conferir o resumo de receitas, custo e despesas da sua empresa.

2 – Renegocie contratos e empréstimos

Devido à situação complicada que atingiu a todos, é possível perceber maior flexibilidade na hora de renegociar contratos com fornecedores e até empréstimos junto às instituições financeiras.

Procure renegociar reduções temporárias de valores, propor a prorrogação de prazo e a possibilidade de pagamentos parcelados.

Qualquer acordo que alivie as finanças da sua empresa é válido nesse momento.

3 – Busque alternativas para continuar funcionando

Manter o contato com o cliente é essencial durante o lockdown. Se fazer presente mesmo de portas fechadas é o que vai garantir que você continue faturando mesmo durante a crise.

Isso não significa quebrar as medidas impostas pelos governos, mas sim, elaborar uma nova forma de vender no lockdown e continuar prestando serviços.

Vale a pena conversar com a sua equipe para definir formas alternativas que podem funcionar bem para o seu nicho de mercado.

Algumas alternativas são vender pela internet, utilizar o delivery, criar um drive-thru, atender por videoconferência, entre outras estratégias de vendas.

Os ecommerces e os marketplaces podem ser seus aliados nesse período.

Comunique ao cliente sobre as mudanças temporárias e as novas formas de atendimento, e busque novos canais de comunicação, como email, WhatsApp, telefone ou até mesmo as redes sociais.

4 – Ecommerce: Invista sua presença no mundo digital

Marcar presença no ambiente virtual tornou-se um aspecto importantíssimo durante o lockdown uma vez que o contato presencial ficou impossibilitado.

Portanto, ser relevante na internet é uma forma de continuar em contato com os seus clientes, além de uma possibilidade para chamar a atenção de novos consumidores.

Uma forma de aumentar o seu alcance e sua visibilidade na internet é ter sua página nos primeiros lugares nos sites de pesquisa. 

Você sabia que existem técnicas específicas que te ajudam a ranquear o seu site no Google?

Ocupar o topo dos resultados e garantir o destaque do seu site só depende de utilizar as estratégias corretas.

5 – Invista em Marketing digital

Esse é o momento para abusar das estratégias de marketing digital para alcançar novos clientes e vender no lockdown. A internet disponibiliza diversos recursos que serão seus aliados nesse momento. 

Blogs, sites, redes sociais e e-mails são plataformas que te ajudam a consolidar a sua marca no cenário digital, além de atrair clientes para o seu negócio.

Produzir um conteúdo relevante e que agregue valor à rotina do seu cliente pode ser um diferencial da sua marca frente à concorrência.

Uma prática que você pode adotar dentro dessa estratégia é a produção de Guest Posts, que funcionam em parceria com outros sites e blogs.

O GuestPosts é a plataforma ideal para buscar parceiros para essa colaboração. Ele disponibiliza uma série de conteúdos elaborados por outros autores e possibilita o contato com outras empresas.

Assim, você pode produzir conteúdos que serão postados em outros blogs e sites parceiros, o que promove a divulgação da sua marca.

Além disso, você também pode publicar em sua plataforma os conteúdos produzidos por outras empresas. Escolha conteúdos que tenham relação com a sua marca, optando por parceiros respeitados no mercado.

Essas colaborações aumentam a credibilidade da sua marca, uma vez que demonstram a confiança de outras empresas no seu negócio.

Estratégias de vendas para garantir a lucratividade no seu negócio

Agora você já entendeu que existem várias maneiras de vender no lockdown. Porém, é importante estar atento às particularidades do seu negócio para entender quais são as estratégias que funcionam melhor para você.

Estratégias para vender mais

Para o setor de serviços, as seguintes alternativas são as mais viáveis:

  • Adotar modelo de delivery e drive-thru para restaurantes ou lanchonetes;
  • Realizar a pré-venda de pacotes de serviços que poderão ser utilizados após o lockdown;
  • Oferecer atendimento online no caso de consultorias e cursos;
  • Flexibilizar ou adiar o pagamento de outros serviços presenciais que funcionam por assinatura, evitando o cancelamento.

Para vender produtos no lockdown, separamos as seguintes estratégias:

  • Adotar o modelo de delivery, drive-thru ou “retire na loja”, respeitando as regras das medidas de restrição;
  • Abrir uma loja virtual ou entrar em um Marketplace;
  • Explorar a venda por outras plataformas, como as redes sociais.

Conclusão

Após conhecer todas essas dicas e estratégias, você já está por dentro do assunto e sabe tudo sobre como vender no lockdown. É hora de colocá-las em prática para aumentar as suas vendas.

Deixe suas dúvidas nos comentários e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo.

Até o próximo artigo!

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