softwares alternativos ao Microsoft Office
Software Utilitários

Os Melhores Softwares alternativos ao Microsoft Office – Grátis.

Você está cansado de pagar uma taxa mensal ou de ficar pesquisando serial grátis do Pacote Office na internet? Conheça os Melhores softwares alternativos grátis ao Microsoft Office.


O Microsoft Office já teve um domínio inquestionável no mundo dos pacotes e programas de produtividade. No entanto, a assinatura forçada da versão mais recente e o alto preço da versão 2016 deram origem a um conjunto de opções que ficam fora do banner da Microsoft e muitos usuários estão buscando softwares alternativos ao Microsoft Office.

As melhores alternativas ao Microsoft Office permitem aos usuários a liberdade de criar e editar – muitas são compatíveis com arquivos criados no Word, Excel e outros programas da Microsoft. Além disso você pode querer saber como usar o Microsoft Office Gratuitamente.

Se você é leal ao produto da Microsoft, vale a pena experimentar os aplicativos baseados na Web do Office, que emulam muitos dos principais recursos do Office direto no seu navegador e gratuitamente.

Fora isso, existem alternativas disponíveis para Windows e MacOS, esteja você procurando um meio rápido de verificar a ortografia da cópia em seu currículo ou juntar fórmulas complexas antes de uma importante apresentação comercial. Abaixo estão alguns dos nossos favoritos.

FreeOffice: Um dos melhores softwares alternativos ao Microsoft Office

A versão mais recente do FreeOffice da SoftMaker – lançada em 2016 – vem com total compatibilidade para os formatos de arquivo DOC, DOCX, XLS, XLSX e PPT, com muito trabalho para torná-los “livres de perdas”.

Isso significa que você não encontrará surpresas inesperadas ao transferir seus arquivos para o Word, o que torna o software perfeito para quem deseja uma alternativa gratuita ao Word, mas ainda precisa trabalhar regularmente com o software da Microsoft.

FreeOffice programa alternativo ao Microsoft Office
FreeOffice – Programas similares ao MS Office

O FreeOffice também é atraente para os olhos e parece muito familiar para os usuários ativos do Word. As barras de ferramentas e as opções de criação de documentos são semelhantes às do pacote Office, e as atualizações de software mais recentes garantem que o programa seja rápido e relativamente vazio de tempos de carregamento. 

Até o PlanMaker , a alternativa Excel da suíte, oferece recursos como formatação condicional e tabelas dinâmicas, nas quais os usuários anteriores do Excel poderão acessar sem a necessidade de um tutorial.

O FreeOffice também é uma excelente opção para a realização de projetos profissionais. Além de oferecer compatibilidade com arquivos protegidos por senha, também pode ajudá-lo a criar arquivos PDF ou ePUB, rastrear alterações de documentos e alternar entre idiomas em tempo real. 

Recursos mais comuns – verificação de ortográfica e digitação inteligente – também ficam à espera, garantindo que você não perca nada relacionado ao Office.

G Suite: Melhor alternativa do Microsoft Office baseada na Web

O pacote on-line do Google não precisa de introdução. O software baseado em nuvem permanece ideal se você precisa trabalhar com outras pessoas em um projeto – principalmente se todos estiverem familiarizados com o Google Drive, onde os arquivos podem ser armazenados e compartilhados. 

A iteração atual do Documentos suporta PDFs, arquivos DOC e até arquivos iWork, portanto você não precisa se preocupar com a perda de informações. Também se integra à maioria dos outros serviços do Google, incluindo Gmail, Calendário e Google Plus

Há também a solução de produtividade do G Suite para empresas, que é um forte concorrente das ofertas do Microsoft Office em muitas instituições.

G Suite para substituir o Pacote Office
G Suite / Google Apps do Google: Softwares alternativos grátis para ao Microsoft Office

A interface é clássica do Google – minimalista e muitas vezes confusa. Certas ferramentas ou habilidades podem estar ocultas nos menus ou não disponíveis por razões desconhecidas, o que pode dificultar a captura do software sem nenhuma experiência anterior. 

Ainda assim, se você está acostumado ao Chrome ou Chrome OS, sabe o que esperar e não deve ter muitos problemas para navegar nos menus.

Além disso, a capacidade de trabalhar em documentos, editar trabalhos e discutir alterações com outras pessoas que também estão trabalhando no mesmo arquivo – tudo na mesma janela – é incrivelmente útil e implementada bem em diferentes tipos de arquivos.

 Para alguns, esse é um motivo para escolher a oferta do Google em detrimento da Microsoft – paga ou não. Essa é uma ótima opção para quem tem armazenamento limitado (como usuários do Chromebook ) ou para quem precisa editar à distância.

LibreOffice: Melhor alternativa completa do Microsoft Office.

Os criadores do LibreOffice examinaram o Microsoft Office e disseram: “Vamos ter certeza de que podemos fazer tudo o que o Office não pode”. Até agora, as diferenças são tão numerosas que alguém criou um gráfico útil (e demorado) que mostra os recursos extras e compatibilidade que o LibreOffice oferece em comparação com o pacote da Microsoft. 

Isso inclui suporte para um grande número de formatos de documento no MacOS e no Windows. Se você estiver usando um software mais distinto e estiver preocupado com o fato de o Office não conseguir lidar com os formatos específicos do seu setor, o LibreOffice terá todo o prazer em intervir.

Libre Office ou Microsoft Office
LibreOffice: Softwares alternativos grátis para ao Microsoft Office

A comunidade de código aberto por trás do LibreOffice permanece ativa e continua a criar extensões que permitem equipar seus aplicativos com todos os recursos que você precisar. 

As atualizações recentes incluem melhorias nos formulários interativos nos documentos, novos modelos de apresentação e uma versão do pacote baseada em nuvem para uso remoto. E, como os modos beta “Fresh” e Nightly estão atualmente disponíveis, você também garante melhorias regulares no LibreOffice.

Por fim, se você gosta do Office, mas está procurando uma alternativa altamente personalizável que possa expandir as ferramentas que a Microsoft oferece e garantir uma compatibilidade sólida, o LibreOffice é para você. 

Obviamente, aprender e criar o LibreOffice no software que você deseja pode demorar um pouco, portanto, dedique-se bastante tempo para aprender o que está à sua disposição.

WPS Office: Melhor clone do Microsoft Word

A alternativa do WPS Office vem com o Writer, Presentation e Spreadsheet, todos os quais imitam programas no icônico conjunto da Microsoft. Todos os arquivos criados com esses aplicativos serão totalmente compatíveis com os equivalentes da Microsoft.

E ainda há um conjunto extra de ferramentas de conversão de PDF, caso você precise exportar ou importar em um formato mais fácil de usar. Além disso, o pacote está disponível gratuitamente em dispositivos Android e iOS.

O WPS é ideal se você estiver acostumado a uma interface específica nos programas do Word e quiser imitar a experiência o mais próximo possível. 

softwares alternativos Microsoft Office
WPS Office x Microsoft Word

Não há tempo para aprender novas ferramentas? Não se preocupe. Até as opções de modelo são baseadas nos padrões tradicionais da Microsoft, o que facilita encontrar sua maneira favorita de iniciar e preencher um documento

Além disso, a interface se parece mais com as versões mais recentes do Microsoft Office do que com muitas de nossas outras opções, portanto, entrar imediatamente pode ser ainda mais fácil do que o esperado. O WPS não se contenta em copiar a Microsoft em tudo, no entanto. 

O software apresenta algumas ferramentas úteis, incluindo maneiras orgânicas de alterar o layout do parágrafo com o mouse, navegação de seção avançada e guias de documentos que permitem gerenciar rapidamente vários documentos. Isso torna o WPS Office uma ótima opção para laptops e / ou trabalhos escolares.

iWork: Melhor alternativa do Office iMac

O iWork da Apple não foi originalmente projetado para compatibilidade com o Office Docs, mas com o tempo, os desenvolvedores decidiram adicionar mais funcionalidades. 

Você pode importar arquivos da Microsoft e editá-los no Pages, Numbers ou Keynote, conforme necessário, o que é uma grande vantagem que faz do iWork a alternativa perfeita do Office para quem trabalha em um Mac

Atualmente, mesmo os usuários de PC com Windows podem usar o iWork se não se importarem com o iCloud (a Apple atualmente não oferece versões compatíveis para desktop).

Obviamente, a acessibilidade é mais determinada pela sua familiaridade com o iWork do que qualquer outra coisa. Esses aplicativos podem produzir documentos semelhantes no final, mas na verdade não se parecem com o Microsoft office quando se trata da interface. 

As ferramentas estão localizadas em lugares diferentes e tendem a ser um pouco mais obscurecidas que as da Microsoft, portanto, se for a primeira vez que você usa esses aplicativos, pode esperar uma curva de aprendizado acentuada antes que as coisas se tornem mais simples.

iWork solução ao Office para Mac iOS
Softwares alternativos grátis para ao Microsoft Office

Além disso, lembre-se de que o iWork foi criado para funcionar ao lado do iCloud. Se você atualmente usa a solução de backup em nuvem, será muito mais fácil compartilhar documentos na nuvem e armazená-los fora do local, se necessário. 

Se toda a sua equipe estiver presente, isso pode ser extremamente útil, mas, como no Google Docs e no G Suite acima mencionados, todos precisam estar na mesma página. 

Se você é um usuário móvel, também deve observar que o pacote do iWork é dividido em três aplicativos separados, cada um dos quais precisa ser baixado individualmente.

5 thoughts on “Os Melhores Softwares alternativos ao Microsoft Office – Grátis.

  1. Matéria muito boa. Também escrevi uma parecida no meu blog ( http://forumktec.blogspot.com/2019/07/alternativas-gratuitas-para-o-microsoft.html ) e concordo plenamente que todas essas alternativas são boas mas, o FreeOffice é a melhor opção. Tanto que é ele mesmo que utilizo a algum tempo já. É um pouco dificil se adaptar às diferenças no inicio e principalmente ao fato de que faltam algumas funções e opções mas, depois de algum tempo estudando e aprendendo mais sobre o programa, esse trauma logo é vencido e, pelo menos no meu caso, já não sinto a menor falta do MSOffice.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.