melhores softwares para criar aplicativos
Aplicativos Software

Os melhores softwares para se criar aplicativos móveis

Com o aumento do uso de dispositivos móveis, desenvolver os melhores softwares para criar aplicativos tornou-se uma necessidade para muitas empresas e empreendedores de diversos ramos que desejam se destacar.

No entanto, criar um aplicativo pode ser uma tarefa complexa, além de exigir conhecimentos em programação e design ou, no mínimo, certo investimento para contratar esse tipo de serviço.

Felizmente, hoje existem muitos softwares disponíveis que podem ajudar a simplificar o processo de desenvolvimento de aplicativos móveis, até mesmo para pessoas que não possuem experiência alguma na área.

Desenvolvedor de Aplicativos

Considerando essa necessidade e as novas tecnologias para dar suporte à criação de aplicativos, neste artigo vamos explorar os melhores softwares para criar aplicativos, destacando suas principais características e vantagens.

Com isso, você poderá escolher o mais adequado para a sua empresa, seja ela de wow automação ou de segurança de pets.

Desenvolvimento de Aplicativos Android e IOS 

Antes de conhecermos os principais recursos e ferramentas que podem ajudar na criação de apps, devemos pensar um pouco no processo de desenvolvimento em si.

De antemão, saiba que o desenvolvimento de aplicativos móveis é um processo que envolve o planejamento, o design, a codificação, o teste e a publicação de softwares.  

Ter um aplicativo para Android e iOS tornou-se essencial para empresas e empreendedores que buscam estar presentes no mercado mobile, afinal, segundo estatísticas, mais de 70% do tempo gasto em dispositivos móveis é usado para acessar aplicativos.

Principais diferenças entre Android e iOS

Ao desenvolver aplicativos para Android e iOS, é importante conhecer as principais diferenças entre as plataformas, que são, atualmente, as duas maiores do mercado e pautam o funcionamento da grande maioria de smartphones e tablets.

No que diz respeito ao design de interface do usuário, o Android tende a ser mais flexível e personalizável, enquanto o iOS segue um design mais padronizado e menos versátil a determinadas customizações.

Diferenças entre Android e IOS

Além disso, a fragmentação do Android é um desafio para os desenvolvedores, já que há muitos dispositivos e versões diferentes do sistema operacional para suportar, enquanto no iOS há menos variações (principalmente ao considerar o uso quase exclusivo por uma marca).

Em termos de publicação na loja de aplicativos, o Google Play, do Android, é mais permissivo, enquanto a App Store do iOS é mais restritiva e exige padrões mais altos para aceitar um app.

Também há diferenças cruciais nas linguagens de programação utilizadas, que veremos melhor futuramente.

Passos essenciais 

Independentemente da plataforma que o seu aplicativo será executado, existem alguns passos essenciais que devem ser observados no desenvolvimento de um app, seja de uma empresa de serviço de pintura ou um sistema de monitoramento remoto por câmera.

Primeiramente, deve haver um planejamento e a definição de requisitos, que incluem a identificação do público-alvo, a definição das funcionalidades do aplicativo e a criação de um esboço da interface do usuário.

Em seguida, vem o design de interface do usuário, que envolve a criação do layout, a escolha das cores, a definição dos ícones e outros elementos visuais. 

É importante que tais elementos sejam compatíveis com a identidade visual da marca.  

Mercado de apps com os melhores softwares para criar aplicativos

A terceira etapa é a programação e codificação, trabalho que demanda o apoio de um profissional capacitado na área, assim como a etapa de teste e depuração, que ocorre após a programação e envolve a verificação de bugs e a correção de erros.

Por fim, a publicação na loja de aplicativos requer seguir os procedimentos exigidos pela plataforma, como cumprir as diretrizes de qualidade, segurança e privacidade.

Uso de ferramentas e outros aplicativos 

Por fim, uma das tendências mais comuns, cada vez mais verificada é o uso de ferramentas e aplicativos específicos voltados para a criação de outros apps.

Tal prática torna muito mais fácil o desenvolvimento de uma aplicação própria para diversas marcas, como laudo elétrico, por exemplo.

O uso das ferramentas de desenvolvimento corretas, além da orientação através das etapas prévias do desenvolvimento, são fundamentais para obter um aplicativo de qualidade que atenda às necessidades do público-alvo da sua marca.

Melhores softwares para criar aplicativos móveis

Agora, vejamos melhor sobre as ferramentas de criação de aplicativos móveis, citando as diferentes linguagens de programação utilizadas, além de alguns aplicativos que possuem essa função e podem ser extremamente úteis.

Dessa forma, sua empresa, seja ela de fachada em ACM preço M2 ou de qualquer outro tipo de produto, pode ter um app próprio, o que pode agregar muito valor à sua marca.

Linguagens de programação 

As linguagens de programação para o desenvolvimento de aplicativos móveis incluem tanto as linguagens nativas de cada plataforma, como as linguagens de programação multiplataforma.

Para o desenvolvimento de aplicativos nativos do Android, as principais linguagens de programação são Java e Kotlin.

Programa Gratuito para formar desenvolvedores como os melhores softwares para criar aplicativos

Basicamente, o Java é uma linguagem amplamente utilizada há anos, enquanto o Kotlin é uma linguagem criada em 2011 e que ganhou popularidade nos últimos anos.

Enquanto isso, para o desenvolvimento de aplicativos nativos do iOS, as principais linguagens de programação são Swift e Objective-C. 

Neste caso, as ferramentas também se diferem quanto às funcionalidades e data de lançamento.

Para se ter uma ideia, o Swift foi introduzido pela Apple em 2014, enquanto o Objective-C é uma linguagem de programação mais antiga, amplamente usada por desenvolvedores que focam na plataforma iOS.

Com relação às linguagens de programação chamadas multiplataforma, ou seja, que podem ser utilizadas para ambos os sistemas, podemos citar:

  • React Native;
  • C#;
  • .Net;
  • CSS;
  • Dart.

Sendo assim, você pode contar com alguns destes recursos, seja para criar seu aplicativo de autoatendimento no restaurante, ou o app completo para a gestão e acompanhamento das atividades da sua empresa de terceirização de limpeza.

Conheça os melhores softwares para criar aplicativos

Confira agora algumas das principais plataformas de criação de aplicativos, isto é, outros apps e sites diversos que são amplamente utilizados para criar aplicações, sobretudo, no contexto empresarial.

  1. ShoutEm 

O ShoutEm é um aplicativo que oferece uma interface fácil de usar, além de recursos avançados, como suporte para geolocalização e integração com redes sociais.

Também há uma ampla gama de customização e integração com outras plataformas, como sites em WordPress.

Por conta dessas funcionalidades, tem se tornado uma opção viável e, muitas vezes, escolhida por diversas empresas que criam seus apps.

  1. Appy Pie 

Uma plataforma de criação de aplicativos móveis que não exige codificação e possui interface de arrastar e soltar, o que é altamente intuitivo, é o Appy Pie.

A plataforma suporta iOS, Android, Windows e outros sistemas operacionais, aumentando a versatilidade de suas criações.

Além disso, o Appy Pie também oferece recursos como rastreamento de localização, suporte para notificações push, entre outros.

Sendo assim, a plataforma se torna uma opção interessante para criar o aplicativo de diversas empresas, inclusive para auxiliar na rotina de uma empresa de assessoria de segurança do trabalho, por exemplo.

Aplicativos pagos e melhores softwares para criar aplicativos

  1. App2Sales 

O App2Sales, é uma plataforma que permite criar aplicativos para dispositivos móveis com foco em vendas.

Como seu nome sugere, ela é indicada para empresas que desejam ter uma ferramenta de vendas mobile, oferecendo funcionalidades como catálogo de produtos, sistema de pedidos, rastreamento de vendas, entre outros.

Portanto, pode ser uma excelente opção para sua loja de produtos e serviços de manta absorvente de óleo, por exemplo.

  1. Good Barber 

Uma das opções mais populares, frequentemente utilizada por diversas companhias é o Good Barber

Ele é uma plataforma de criação de aplicativos móveis tanto para iOS quanto para Android.

O Good Barber possui recursos avançados de personalização, como a possibilidade de criar interfaces altamente personalizadas, suporte para notificações push, diversas fontes e ícones disponíveis e recursos visuais, como fotos e vídeos.

  1. TheAppBuilder 

Com um nome sugestivo para a sua função, o TheAppBuilder se destaca por conta de suas duas principais formas de criação.

Isso porque, por meio da plataforma, é possível utilizar ferramentas pré-definidas para criar e customizar sua aplicação. 

Ou então, você pode fazer o treinamento disponível dentro da plataforma para criar um app ainda mais completo com a programação das funcionalidades desejadas.

Ele também permite criar para iOS e Android, e tem opções amplas de personalização. 

A plataforma oferece recursos como integração com serviços de terceiros, suporte para notificações push e atendimento ao consumidor.

  1. BuildFire 

O BuildFire é uma plataforma de criação de aplicativos móveis que oferece recursos de interface baseada em um funcionamento de arrastar e soltar, sendo extremamente prática e ágil.

Além disso, o aplicativo se destaca pelo suporte para integração com APIs de terceiros.

Seja para aplicativos de terceirização de portaria, ou de qualquer outro ramo de atuação, temos aqui outra excelente opção para desenvolver aplicativos eficientes para sua marca.

  1. Bizness Apps 

O Bizness Apps, além de brincar com a pronúncia da palavra que – em inglês – significa “negócios”, tem a proposta de ser altamente versátil e fácil de utilizar ao criar aplicativos móveis para iOS e Android.

A plataforma oferece recursos como suporte para notificações, integração com redes sociais e ferramentas de marketing variadas. 

Além disso, permite integrar recursos como pedidos online, carrinho de compras, programas de fidelidade e muito mais.

Há uma série de projetos pré-definidos que você pode selecionar e customizar para a sua empresa, mas também é possível iniciar todo o processo do zero.

Como escolher os melhores softwares para criar aplicativos?

Em resumo, existem diversas plataformas para a criação de aplicativos móveis, cada uma com suas particularidades e recursos. 

Assim, a escolha dos melhores softwares para criar aplicativos dependerá das necessidades do projeto e das habilidades da equipe envolvida no desenvolvimento do app.

Aplicativos pagos com cartão de crédito

Além das plataformas mencionadas acima, existem diversas outras opções no mercado, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. 

Desse modo, é importante pesquisar e avaliar as opções disponíveis antes de tomar uma decisão sobre qual plataforma utilizar.

Independentemente da plataforma que você escolher, é importante garantir que o aplicativo seja desenvolvido de forma segura e eficiente, garantindo uma boa experiência para os usuários e a proteção dos dados pessoais.

Conclusão 

Escolher os melhores softwares para criar aplicativos e desenvolver apps para Android e iOS é uma atividade complexa, mas essencial para empresas que buscam estar presentes em dispositivos móveis e se destacar no mercado, se aproximando cada vez mais do público.

Deste modo, é importante conhecer as diferenças entre as plataformas e as ferramentas disponíveis para garantir um desenvolvimento eficiente e de qualidade, que irá resultar no melhor app possível para suas demandas.

Além disso, estar atento às tendências e aos desafios do mercado de aplicativos é fundamental para alcançar o sucesso na publicação e na rentabilização de um app a longo prazo.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.