Motivos para o conteúdo não atingir o público-alvo
Dicas Internet

Entenda os motivos dos seus conteúdos nunca atingirem o público-alvo.

Você produz diversos conteúdos, mas não atingi o seu público alvo, e não vê resultados e nem retornos? Pois é, isto acontece muito com pessoas que cometem erros que passam despercebidos durante o planejamento de marketing. 

Muito mais do que só produzir, você precisa saber o que e para quem produz. Estar ciente sobre essas informações fará toda a diferença na produção e planejamento da sua empresa

Por isso, preparamos um artigo falando o porquê de muitos conteúdos não alcançarem o resultado esperado e o que fazer para mudar essa realidade.

Abordaremos tópicos como:

  • Principais erros;
  • Dicas para corrigir estes erros;
  • O que é marketing digital e a sua importância;
  • Como construir o seu público-alvo.

Tudo com o intuito de te ajudar a produzir o melhor conteúdo para os seus clientes e conseguir alavancar a visibilidade do seu negócio.

Principais erros

Para começar vamos listar alguns pontos que podem justificar o porquê do seu conteúdo não está apresentando resultados, claro que mais para frente daremos dicas e soluções para resolver estes problemas.

Você não investe em marketing de conteúdo 

Marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas eficazes dentro do marketing digital, ele se baseia na produção de conteúdos informativos e valiosos que ajudam o seu cliente a solucionar algum problema ou esclarecer uma dúvida. 

O foco dele não é divulgar o seu produto ou serviço de primeira, mas demonstrar que você entende sobre o assunto e que pode ajudar aquela pessoa. 

É por meio do marketing de conteúdo que as pessoas irão conhecer o seu trabalho, seja para alugar salão comercial ou para agendar uma consulta. 

Quando as pessoas veem que você domina o assunto, fica muito mais fácil confiar em você e no seu serviço. 

limitações do marketing digital

Você não definiu o seu público-alvo

Um público-alvo é um grupo de pessoas que possuem características e desejos parecidos, são as pessoas que você tem certeza que se interessariam pelo seu produto ou serviço.

Quando você tem esse público bem definido e mapeado, fica muito mais fácil produzir conteúdos e divulgá-los, porque você vai saber exatamente para quem esse material irá chegar.

Você precisa saber se as pessoas que estão por perto de você e acompanham o seu trabalho se interessam por serviços de consultoria empresarial ou por dicas de como decorar um apartamento.

São informações como essas e outras que te guiaram para construir um público fiel e constante. 

Seu conteúdo não acrescenta nada na vida das pessoas

Quando uma pessoa gasta minutos do seu dia para ler um artigo que não irá ajudá-la em nada, fica muito mais difícil da pessoa retornar aquele site para esclarecer alguma dúvida ou buscar ajuda.

E talvez isso esteja acontecendo com você, os seus conteúdos não acrescentam e nem ajudam as pessoas que o leem. 

As pessoas não desejam saber só sobre seguros de vida, elas querem mais, elas desejam saber qual a cotação online de seguro auto, onde adquiri-lo e qual o profissional que pode atendê-las. 

Apresentar informações inúteis e irrelevantes não irá ajudar seu público a solucionar um problema, só irá bombardeá-los ainda com mais informações que não mudaram nada em suas vidas. 

Você é impaciente

Pensar que os resultados aparecerão do dia para a noite é um grande empecilho na hora de produzir o seu conteúdo, pois a pressa pode atrapalhá-lo durante a construção de um material de qualidade e valor para o seu público.

Acreditar que em dois dias, milhares de clientes irão entrar em contato com você a procura de uma assessoria tributária, ou seja lá, qual o for o seu serviço, é uma expectativa injusta com você e sua equipe.  

Usando as estratégias certas você obterá os resultados desejados e muitos outros, não do dia para a noite, mas com esforço e constância eles chegarão para surpreender. 

Divulgue o seu conteúdo para o seu público alvo.

O que é marketing de conteúdo e como fazê-lo? 

Agora que você já conhece alguns dos principais erros que podem estar impedindo o seu conteúdo de chegar ao público certo, vamos apresentar dicas e estratégias para corrigi-los e começar a produzir um material de valor e com ótimo resultados

Como mencionamos anteriormente, o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias no mercado para quem busca criar autoridade, se tornar uma referência e conquistar novos clientes. 

Por isso, separamos algumas dicas dentro do marketing de conteúdo para te ajudar a produzir de forma correta:

  1. Tenha um blog

Ter um blog é muito importante para construir uma autoridade e visibilidade dentro do Google para a sua marca, por meio de um blog você consegue se posicionar de forma justa no mercado e atrair ainda mais clientes.

Seja falando sobre contabilidade fiscal ou meio automotivo, produzir posts para um blog da sua marca irá fazer toda a diferença na hora em que eles estiverem a procura de soluções e serviços que você pode fornecer. 

  1. Crie perfis nas redes sociais

É quase impossível passar um dia inteiro sem entrar nas redes sociais e ver o que tem de novo para aprender, entreter e comprar. 

Por isso, levar a sua marca para as redes faz toda a diferença na produção do seu conteúdo e na conquista do público certo. 

Você pode utilizar plataformas como o Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, Telegram, Clubhouse e diversas outras das milhares de redes sociais que temos à nossa disposição todos os dias. 

Essas plataformas permitem que você produza conteúdos em diversos formatos, seja áudio, vídeo ou texto. E aceitam todos os tipos de conteúdos informativos, seja sobre como adquirir um alvará de funcionamento ou como preparar um jantar especial.

As redes sociais são abertas a todo tipo de conteúdo e área, é um ambiente diverso e com muitas pessoas dispostas a aprender e conhecer novos produtos, como o seu, por exemplo.

  1. Invista em tráfego pago 

Além da oportunidade de produzir conteúdos diferentes e despojados, as redes sociais também oferecem a opção de divulgação do seu conteúdo a partir de valores bem baixos.

Sendo assim, quando você paga um determinado valor para a plataforma, ela divulga o seu produto ou serviço para as pessoas que utilizam aquela rede e podem se interessar pelo seu trabalho.

Se você possui uma boa quantia para investir na divulgação do seu negócio, o Facebook Ads, Instagram Ads ou Google Ads podem ser ótimas opções.

E é divulgado qualquer tipo de serviço, seja uma dedetização escorpião ou uma consultoria em gestão empresarial. 

O campo é enorme para você impulsionar a sua marca a ir ainda mais longe e alcançar mais pessoas. 

Marketing de Conteúdo para atingir público alvo

Como construir o seu público-alvo?

Mencionamos no início desse artigo a importância de saber para quem você está produzindo o seu conteúdo, ou seja, para quais pessoas ele irá chegar.

E para isso, você precisa definir o seu público-alvo, que são as pessoas que se interessam pelo seu material e podem considerar a compra do seu produto ou serviço. 

Por isso, vamos dar algumas dicas que podem te ajudar a construir um público-alvo para o seu negócio:

Faça pesquisas por meio das redes sociais 

Além de ser uma ótima opção para a produção de conteúdo, as redes sociais possuem diversas ferramentas de comunicação e interação entre o dono do perfil e os seus seguidores.

Então, use isso ao seu favor e pergunte aos seus leitores e ouvintes o que eles gostam de saber, ler, ouvir e consumir. 

Conheça as pessoas que estão por dentro da sua marca, é o retorno delas que te dará um norte sobre o que fazer.

Crie questionários no seu blog

Outra boa opção é criar pequenos questionários no blog da sua marca para que seus clientes expressem suas opiniões e falem sobre o que gostariam de ver com mais frequência.

Você pode apresentar opções de temas como: Tudo sobre balanceamento e geometria ou dicas para decorar o seu carro, dessa forma você consegue obter informações mais filtradas sobre o que o seu público gosta de consumir. 

Mantenha um relacionamento e comunicação

Mais do que só vender, você precisa manter os seus clientes e seguidores por perto, entender quais são os seus desafios, vontades e desejos.

As dicas apresentadas acima te ajudarão nisso, mas é você e a sua equipe quem ficará responsável por manter este contato com o cliente e sempre o ter por perto.

O relacionamento e a comunicação é fundamental para criar um ambiente saudável e uma troca genuína entre a empresa e o consumidor, pois é isso que fará do seu negócio um sucesso. 

Considerações finais

Esperamos que este artigo tenha sido claro e objetivo para você, que a maioria das suas dúvidas em relação aos motivos dos seus conteúdos nunca atingirem o público correto tenham sido esclarecidas.

Com esforço, constância, conhecimento, garra e pessoas determinadas por perto você conseguirá tornar a sua marca uma grande referência no mercado.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.