Conheça 7 motivos para integrar a tecnologia na educação como ferramenta para melhorar e otimizar o aprendizado dentro das salas de aulas.
A tecnologia é capaz de oferecer diversos recursos para enriquecer o processo de educação dentro de uma sala de aula, estimulando a criatividade, o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e a colaboração com os outros colegas.
Além disso, a tecnologia em um curso de gestão financeira, por exemplo, pode ajudar a desenvolver novas habilidades para o futuro, contextualizando e aproximando a rotina de estudos com coisas que os alunos já estão acostumados a lidar na vida real.
Relacionado: explicações exames nacionais
Entre os recursos tecnológicos que podem ser usados em sala de aula, podemos destacar:
- Tablets;
- Aplicativos;
- Smartphones;
- Lousas digitais;
- Acesso à internet.
Através desses recursos, as aulas ministradas ganham um novo sentido, permitindo que os professores apresentem os conteúdos das matérias de forma dinâmica, por meio de plataformas atraentes e que estejam mais próximas da realidade.
Para entender melhor como utilizar a tecnologia nas salas de aula, e quais são os benefícios que ela pode oferecer para a área da educação, confira os tópicos a seguir.
7 motivos para integrar a tecnologia na educação
Quando se trata de educação, principalmente a infantil, é preciso tomar uma série de cuidados a fim de identificar as melhores formas de manter os alunos atentos e interessados dentro da sala de aula.
Embora o método tradicional ainda seja utilizado em muitas escolas e tenha funcionado por muitos anos, sabemos que hoje em dia ele já não é tão eficaz, não gerando mais tantos resultados positivos como antes.
Quais as vantagens de integrar a tecnologia na educação?
Por isso, listamos a seguir 7 motivos para integrar a tecnologia como ferramenta para melhorar e otimizar o aprendizado dentro das salas de aulas
- Eleva a qualidade do ensino
Por oferecer novas perspectivas sobre as matérias convencionais e inserir um novo método de ensino para um curso gestão de pessoas e liderança, por exemplo, a tecnologia faz com que a instituição de ensino proporcione uma experiência de aprendizagem verdadeira.
Ou seja, é impossível negar a melhora na qualidade do ensino, isso porque a modernização no processo de aula aperfeiçoa o processo de educação, fazendo com que novas habilidades sejam desenvolvidas.
Com a possibilidade de adquirir inovações tecnológicas e colocar à disposição dos alunos, se torna possível utilizar diversos caminhos para alcançar os resultados esperados durante a aula, oferecendo flexibilidade de ensino e facilitando o trabalho dos professores.
Essas ações podem ser adaptadas de acordo com o nível de conhecimento de cada aluno ou de acordo com cada turma, nivelando o conhecimento de todos e diminuindo drasticamente o tempo de estudo.
- Melhorar o engajamento dos alunos
Grande parte do público presente hoje nas salas de aula fazem parte da intitulada “Geração Z”. As pessoas dessa geração nasceram a partir de 1995 e cresceram em meio a popularização da internet e da evolução das tecnologias.
Por conta disso, essas pessoas estão sempre conectadas e antenadas em tudo que acontece no mundo, tendo o seu interesse e criatividade despertados por tudo que envolve tecnologia, inclusive os recursos presentes na sala de aula ou na faculdade de vendas.
Os recursos tecnológicos mantém os alunos engajados, permitindo que eles interajam e questionem mais vezes, estimulando a participação ativa durante as atividades. Para as crianças, é possível perceber o aprimoramento do desenvolvimento cognitivo.
Com isso, as aulas se tornam mais interessantes, tirando de foco a imagem tradicional da escola, pois no novo cenário tecnológico, os alunos deixam de ser apenas espectadores para participarem efetivamente das aulas.
- Aumenta a integração entre os alunos
Além de melhorar a comunicação entre alunos e professores, a tecnologia também pode auxiliar na melhora da integração dos estudantes, principalmente das crianças. Essa ação também contribui para a comunicação interpessoal e o aumento das habilidades sociais.
Diante disso, o desenvolvimento das crianças pode ser aprimorado desde a educação infantil e ter uma evolução considerável com o passar do tempo, até chegar à fase adulta onde ele pode fazer um curso de empreendedorismo a distância.
Há diversas oportunidades dentro de sala de aula, onde a tecnologia pode fazer com que as crianças socializem e cheguem até um denominador comum, incentivando o trabalho em equipe, o que deixa as aulas mais divertidas, interativas e dinâmicas.
- Valoriza a parceria entre os pais e a escola
No caso dos alunos mais novos, a tecnologia além de ajudar dentro das salas de aula, também contribui para melhorar a comunicação entre a escola e os responsáveis das crianças.
Para que o ensino seja de fato efetivo, e para que tudo flua naturalmente, a participação dos pais é fundamental para esse processo, isso porque incentiva as crianças a continuarem se dedicando para aprender cada vez mais.
Integrar a tecnologia na educação ajuda no aprendizado
Com o uso da tecnologia a favor da instituição de ensino, torna-se muito mais fácil manter uma boa relação com os pais e responsáveis, fazendo com que seja mais fácil saberem como está a evolução da criança durante o ano letivo.
Isso também contribui para aumentar a parceria entre eles dentro da própria casa, estimulando a participação em atividades da escola, melhorando a esfera afetiva e até mesmo o rendimento do adulto em seu mba em gestão hospitalar ead.
- Diminui a taxa de reprovações
Por conta do interesse dos alunos ser muito maior nas aulas devido a integração da tecnologia, consequentemente, é possível identificar uma redução significativa na taxa de reprovações dos alunos.
O desenvolvimento de uma metodologia de ensino capaz de engajar as crianças tende a ser muito maior, o que acaba refletindo nas notas por conta da facilidade no aprendizado que a tecnologia oferece, até mesmo para um curso de gestão de recursos humanos ead.
A tecnologia permite que os professores ofereçam o melhor ensino para os alunos em relação às disciplinas, fazendo com que até as matérias consideradas mais difíceis sejam compreendidas com mais facilidade.
Dessa forma, a taxa de evasão escolar também diminui, o que colabora para aumentar a rentabilidade dentro da sala e reduzir a taxa de reprovações.
- Prepara os alunos para as carreiras do futuro
Outra vantagem de investir no uso da tecnologia nas instituições de ensino é a possibilidade de preparar os alunos desde cedo para o mercado de trabalho.
No método de ensino tradicional, os estudantes podem ir passando de ano sem assimilar direito as matérias.
Isso acaba refletindo negativamente no futuro desses jovens estudantes, principalmente no momento de escolher um curso para entrar na faculdade, mesmo que a sua escolha seja fazer gestão financeira melhores faculdades.
O uso da tecnologia permite que os alunos desenvolvam um pensamento crítico diante dos desafios do dia a dia, aumentando a sua capacidade de resolver problemas e estimulando a sua criatividade.
Grande parte das profissões do futuro envolvem a tecnologia, proporcionar esse tipo de ensino nas escolas faz com que os alunos estejam preparados para encarar o mercado de trabalho ou até mesmo um desafio empreendedor.
- Proporciona um diferencial competitivo para a escola
A tecnologia na educação faz com que as escolas que apostam nesse modelo estejam à frente das suas concorrentes, afinal, quem possui os recursos necessários para oferecer uma educação de qualidade cumpre com o projeto pedagógico e se destaca.
O mercado de negócios está cada vez mais competitivo, e ter um diferencial inovador permite que a instituição de ensino ofereça um curso de gestão financeira tecnologo ead que tenha mais notoriedade e relevância.
Seguir as tendências do setor de educação é uma maneira de oferecer um ensino de qualidade que atenda as necessidades dos alunos, obtendo o reconhecimento dos pais e aumentando o número de matrículas.
O uso dos recursos tecnológicos na educação
As ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas são muitas. Diante disso, os educadores devem dedicar um tempo para pesquisar e conhecer melhor as possibilidades que podem ser eficientes para aprimorar as suas aulas.
Como integrar a tecnologia na educação usando as ferramentas tecnológicas?
Outro fator importante é mostrar para os alunos a importância dessas ferramentas e como aplicá-las em seu dia a dia de forma produtiva, inclusive de forma que beneficie o seu futuro como profissional no mercado de trabalho.
Entre os diversos recursos tecnológicos que podem ser integrados na sala de aula estão:
- Projetores;
- Bancos de materiais;
- Aplicativos de estudo;
- Conteúdos em nuvem;
- Soluções digitais de leitura;
- Plataformas de ensino adaptativo.
Essas novidades contribuem para que as escolas fiquem mais próximas dos alunos, pais e responsáveis, de forma que melhora o aprendizado dos alunos e inova o seu método de ensino.
Os professores também são beneficiados com essa metodologia, já que ganham benefícios como a automatização de tarefas e tempo de preparo das aulas, além de melhorar as suas próprias habilidades didáticas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.