Dos ramos mais tradicionais, como os que trabalham com a administração pública por meio de Licitação. Até as mais modernas empresas de tecnologias e startups, enfim, todos os segmentos precisam entender o que é análise de dados.
Esse é um recurso que pode ajudar a empresa no seu desempenho e até mesmo a melhorar etapas que a desfavorecem. Mas antes mesmo de saber o que é análise de dados, é fundamental entender o que são os dados.
Toda empresa tem locais de extração de dados. Sejam eles por meio das redes sociais ou e-mail marketing, até as avaliações pós-venda.
Mas esses dados só são efetivos quando bem analisados e é para te ajudar nisso que esse conteúdo foi criado. Confira tudo sobre análise de dados abaixo.
Afinal, o que é análise de dados?
Para saber o que é análise de dados, entenda completamente o que são os dados. Eles podem ser números de vendas, de prospecção de clientes, de leads, de engajamento nas redes sociais ou até mesmo de comentários em conteúdo em blog.
A origem dos dados podem ser das mais diversas. Desde planilhas bem estruturadas, até os mais modernos CRMs. Toda interação da empresa gera algum tipo de dado. Esses dados desestruturados são também conhecidos como Big Data.
A análise de dados é um processo de avaliação, que pode ou não ser manual, de todos os dados coletados. É um aprofundamento sobre o que os dados indicam, por exemplo, o caminho mais feito pelo consumidor para fechar uma compra no seu site.
Conheça os tipos de análise de dados
Quando se entende o que é análise de dados, é possível identificar os tipos que podem ser melhores para o momento da sua empresa.
Para escolher o tipo de análise de dados, é fundamental saber quais as perguntas a empresa precisa que eles respondam.
Estabelecido isso, é possível escolher entre esses tipos de análise:
Preditiva
A análise de dados preditiva é aquela que responde como o mercado ou o comportamento do núcleo consumidor vai estar futuramente. Ela avalia a probabilidade por meio da análise das projeções passadas.
Quem busca saber o que é análise de dados preditiva é quem busca se antecipar às mudanças mercadológicas.
Prescritiva
Quando existe uma demanda que precisa de uma tomada de decisão sólida, pode-se fazer a análise de dados prescritiva.
Ela vai apontar possíveis resultados de decisões a partir dos dados coletados. É fundamental para muitas estratégias de marketing que buscam entender como os consumidores podem reagir a determinada campanha.
Descritiva
Todo empreendedor deve saber o que é análise de dados descritiva e colocá-la em prática na sua rotina estratégica. Ela mostra o estado atual da empresa e pode ser mais dinâmica.
Para segmentos de vendas, a análise de dados descritiva vai mostrar periodicamente como a empresa cresce e quais são os resultados mais importantes dos últimos tempos.
Diagnóstica
Muitas vezes é fundamental parar e reavaliar como está o andamento da empresa. Para ter uma avaliação mais assertiva pode-se contar com a análise de dados diagnóstica.
Ela vai pontuar como a empresa está em um todo. Relacionar com estágios anteriores e deixar visível se a empresa atingiu a projeção feita anteriormente. É uma avaliação profunda da condição do negócio.
Saiba mais sobre como a análise de dados funciona
Que todo empreendedor deve saber o que é análise de dados, não é novidade. Mas como ela funciona na prática muitas vezes é uma grande dúvida.
A análise de dados permite explorar como os dados são coletados, a capacidade que a empresa tem de armazenamento de informações e também de processamento. Assim como também de avaliar hipóteses para a atual conjuntura.
Sempre que uma análise de dados vai ser realizada, ela precisa responder perguntas da gestão, por exemplo, como chegamos até aqui? Como estávamos no patamar anterior? Quais são os próximos passos para atingir determinados objetivos?
A análise de dados serve tanto como uma forma de situar o negócio, quanto para roteirizar a sua existência.
O que é análise de dados: conheça seus benefícios
Não é à toa que todo empreendedor precisa saber o que é análise de dados. Esse processo traz inúmeros benefícios para a empresa. Entre eles, maior controle sobre processos e também melhores tomadas de decisões.
Quem atua em qualquer segmento de mercado sem fazer análise de dados está andando no escuro e tem grandes chances de não conseguir seguir adiante.
Mas entre todos os benefícios da análise de dados, é possível destacar esses:
Diferencial em relação ao mercado
Analisar os mais diferentes dados coletados pela empresa permite um olhar mais profundo sobre o que é fornecido e o que faz o consumidor buscar o negócio.
Entender esses pontos úteis que determinam a empresa ser escolhida é crucial para manter o diferencial em relação ao mercado.
Precisão para tomadas de decisões
Saber como fazer análise de dados permite ter maior controle na tomada de decisões. Já que, uma das possibilidades das análises é a projeção de como os consumidores podem reagir.
Tomar decisões importantes para o negócio exige uma estratégia que inclua esse tipo de avaliação de imediato.
Redução de custos
A análise de dados permite saber possíveis gargalos, gastos exagerados e muitos outros pontos que podem consumir recursos financeiros e humanos da empresa sem necessidade.
Na hora de planejar gastos, repensar a redução de custos é crucial para inserir uma análise de dados diagnóstica.
Aproveitamento da equipe
Esse também pode ser um recurso importante para aproveitar completamente os talentos da equipe. Muitas vezes, os processos não são tão eficientes porque os colaboradores alocados têm outras habilidades.
Perceber isso, especialmente em grandes empresas, só é possível por meio de uma intensa análise de dados que contemple resultados de todos.
Como fazer a análise de dados?
Depois de entender o que é análise de dados, chega a hora de projetar a primeira. Antes de tudo, é preciso entender o que essa análise precisa responder. Afinal de contas, boas respostas só conseguem vir a partir de boas perguntas.
Em seguida, escolha o tipo de análise que pretende executar. Elabore uma estratégia que contemple ferramentas como as planilhas preenchidas, marcações de pontos, resultados de projetos etc.
Por fim, estabeleça prazos. Esses são fundamentais nas estratégias de análise de informações.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é análise de dados e como executá-la, coloque a equipe para trabalhar junto. As análises de informações precisam sempre do engajamento dos setores da empresa.
Elenque as perguntas principais e comece o processo com a mente aberta para os resultados que vão vir.
Essa é uma estratégia importante para a manutenção do negócio no mercado que ele está inserido.