Cada vez mais os brasileiros estão se tornando empreendedores e desenvolvendo seus próprios negócios. Com isso, surgem novas oportunidades e também responsabilidades, como entender o que é capital social.
Ao consultar SPC você consegue ver um consumidor negativado, certo? O capital social também serve como uma maneira de transformar mais transparente as relações de sociedade e os valores de cada empresa.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é capital social. Conheça também como calcular os diferentes tipos de capital social que seu negócio pode ter.
O que é capital social?
De modo geral, o capital social é considerado o valor investido por cada um dos sócios ao iniciar um novo negócio. Esses investimentos podem estar relacionados a bens financeiros, materiais e imateriais.
O capital social deve estar contido no Contrato Social de todas as empresas. Com isso, um documento que tem o objetivo de oficializar o negócio e armazenar dados como razão social, endereços e dados dos sócios.
Ao entender o que é capital social é interessante compreender de forma clara 3 fatores cruciais de uma empresa: financeiro, social e responsabilidade. O fator financeiro apresenta quanto o negócio tem disponível para possibilitar o funcionamento da empresa.
Essa determinação é fundamental principalmente para os primeiros meses ou anos de vida de um negócio, no qual os lucros tendem a ser mais difíceis. A parte social do contrato está relacionada à função e participação de cada sócio na rotina da empresa.
Com o valor investido e com as funções determinadas é possível determinar também as responsabilidades em momentos de alta e baixa da empresa. Portanto, quanto maior a porcentagem de participação maiores as responsabilidades ao arcar com dívidas.
O que é capital social: para que serve?
Com a explicação sobre o que é capital social fica evidente que ele é fundamental para garantir o funcionamento da empresa em seu início de vida. Por isso, ele serve como uma forma de gerar caixa para os momentos de baixa lucratividade.
Portanto, serve para tranquilizar sócios e colaboradores acerca do funcionamento saudável da empresa enquanto os níveis de retorno não são suficientes para bancar os custos.
Nesse sentido, ao atingir o retorno, cada investimento pode ser devolvido com base no capital social depositado por cada uma das partes. De modo geral, o capital social funciona como uma garantia financeira para as empresas.
Portanto, é fundamental para a compra de materiais, produtos, serviços e até pagamento de aluguéis durante a fase de desenvolvimento do negócio.
Com isso, ele é importante para possibilitar que a empresa ande com as próprias pernas em médio espaço de tempo. Logo, serve para oferecer os meios necessários para o desenvolvimento de equipes e ferramentas.
Formatos de capital social
Da mesma forma que existem diferentes tipos de empresas, existem diferentes formatos de capital social. O primeiro deles é o capital social do MEI, nessa categoria não é obrigatório informar um capital social, afinal muitas atividades não precisam de investimento prévio.
Entretanto, calcular um valor para investimento pode ser interessante para manter a saúde financeira de um pequeno negócio. Além disso, é fundamental para garantir que os compromissos burocráticos e de NF sejam cumpridos.
Já o capital social para EIRELI, ou seja, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é preciso que o capital seja similar a no mínimo 100 salários mínimos. O capital social para Empresário Individual também não exige um valor mínimo a ser declarado.
Um dos formatos de capital social mais comum é o de Sociedade Limitada, as tradicionais LTDA. Essas empresas são concebidas com pelo menos dois sócios e o valor do capital é definido pelo investimento aplicar de cada sócio.
Por fim, o capital social Sociedade Limitada Unipessoal é ideal para quem deseja começar um novo negócio sem comprometer o patrimônio pessoal. Para isso, ele precisa apenas indicar uma quantia que seja útil para iniciar as atividades da empresa
Como calcular o capital social de uma empresa?
De modo geral, não existe uma fórmula mágica para calcular o capital social. Entretanto, existem alguns fatores a serem avaliados que ajudam a chegar em um valor. Para isso o cálculo é fundamental ter um plano de negócios, um planejamento.
Com isso, você terá os primeiros passos a serem desenvolvidos pela a empresa, como projeção de gastos, serviços contratados e valores de curto, médio e longo prazos. Além disso, é importante oferecer uma quantia para o fluxo de caixa.
Isso vai garantir que a empresa consiga funcionar enquanto o retorno financeiro não é atingido. Portanto, é o valor para pagar as primeiras contas, fornecedores, manutenção de equipamentos e contratações de mão de obra.
Para calcular o capital social, além de analisar tudo que é necessário para a empresa funcionar, pode ser interessante estudar a concorrência. Nesse sentido, entender as principais ações que a empresa precisa tomar.
O que é capital social subscrito e integralizado?
O capital social subscrito é o valor investido por cada sócio. Com isso, é a maneira do sócio informar quais e como estão sendo os investimentos. Ou seja, se foram feitos investimentos em bens materiais ou em dinheiro.
Já o capital social integralizado é o aporte financeiro colocado após a abertura da empresa para suprir alguma necessidade que tenha surgido. Portanto, é considerado um novo investimento por parte dos sócios da empresa.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é capital social e a importância desse entendimento para o desenvolvimento do empreendedorismo no país.
Com isso, o capital social é o valor que cada um dos sócios da empresa investe para tirar o negócio do papel. Esses investimentos podem ser materiais ou imateriais, além disso, definem as porcentagens de responsabilidade de cada sócio.
Portanto, quanto maior o investimento maior será a participação do sócio na empresa. Logo, ele pode receber maiores ganhos dos lucros mas também arcar com maiores despesas em momentos de crise.
Agora que você já sabe o que é capital social, dê início ao seu sonho de abrir seu próprio negócio e entrar para o universo dos empreendedores.