ethereum Blockchain
Atualidades Segurança

O que é ethereum e como funciona sua tecnologia?

Ethereum é o nome de uma rede blockchain. Entretanto, em muitas vezes, ela é usada como sinônimo da criptomoeda ether, cuja abreviação é ETH. 

Essa é uma das criptomoedas mais promissoras, assim como a bitcoin. Além de ser uma das mais populares. 

A moeda foi lançada em 2013 e no ano de 2021 já se especula a possibilidade de ela até mesmo bater o valor da bitcoin. 

Mas, não pense que é como no mercado financeiro tradicional em que as moedas mudam de nome e de valor, e são trocadas com taxas de câmbio. No caso das criptomoedas, essas diferenças também dizem respeito à tecnologia utilizada. 

Ethereum 

Essa rede blockchain foi criada por Vitalik Buterin, que desde os seus 17 anos já conhecia as bitcoins. E já nessa idade ele começou a pensar na Ethereum.

E, para diferenciar do bitcoin, ele retomou algumas camadas que haviam sido discutidas anteriormente para a realização da primeira moeda e adicionou ao Ethereum os chamados contratos inteligentes (smart contracts). 

O que é Ethereum

Além disso, foi desenvolvida uma linguagem de programação própria para ela, a Solidity

E sua velocidade de mineração no Ethereum é muito menor do que a da bitcoin. O que fez com que os investidores já olhassem para ela com maior interesse. 

Assim, a partir daí, nasceu a criptomoeda Ether

O que são os contratos inteligentes?

O grande diferencial da moeda Ether são os seus contratos inteligentes. Ele nada mais é que um código automático que permite a articulação com outras aplicações.

Essa articulação acontece por meio de promessas de forma digital que levam as partes ao cumprimento dessas promessas. 

Por conta disso, também são conhecidos como contratos autoexecutáveis, já que podem acontecer de maneira autônoma. Ou seja, ele se cumpre de maneira independente, não importa quem seja a pessoa, por exemplo. 

Contratos Inteligentes ethereum

Na rede blockchain Ethereum, esses contratos acontecem a partir de um certo estímulo. Assim, as relações de contrato nessa rede são geradas por aplicativos que respondem de acordo com o que foi programado. Portanto, não há interferência de terceiros. São os contratos atuando sem censura ou fraude.

Isso faz com que a rede Ethereum seja considerada extremamente segura e, também por conta disso, tem se valorizado cada vez mais. Afinal de contas, pessoas do mundo inteiro podem negociar entre si sem necessariamente confiar umas nas outras. 

Portanto, os contratos inteligentes são fundamentais para intermediar relações que não precisam de confiança. O contrato vai se efetuar entre as partes.

Quando um contrato é programado, ele é inserido na rede blockchain e qualquer um pode ver e vai poder interagir com ele. E, a partir do momento que está na rede, não poderá ser censurado ou fraudado, por exemplo. 

As vantagens da criptomoeda Ether

A Ether é o que mantém essa rede Ethereum. Ela é utilizada para a execução desses contratos inteligentes. Portanto, é como se fosse a força motriz dessa rede que pode realizar inúmeros contratos sem qualquer intervenção e garantir a segurança das partes. 

Ethereum é uma moeda valorizada

Assim, tendo em vista a arquitetura da rede blockchain Ethereum, podemos ver como a Ether é uma criptomoeda extremamente confiável. 

Outro ponto fundamental que pode ser destacado como uma de suas vantagens é que ela ainda não está tão badalada como a bitcoin. Por conta disso, muitas vezes é possível comprar ethereum a um preço mais acessível enquanto um investimento para o momento em que ela se tornar mais conhecida pelo grande público. 

Outra grande vantagem dessa criptomoeda é que ela é completamente concebida para ser autônoma. Ou seja, para que nenhum governo venha interferir em sua estrutura. Os seus contratos inteligentes são o seu grande diferencial e possibilitam esse tipo de relação.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.