Com tantos notebooks para escolher, selecionar o melhor para caber no seu orçamento pode ser como navegar em um campo minado. Por isso a decisão de comprar um notebook está repleta de dúvidas.
Até mesmo entender a lista em constante mudança de especificações de produtos não é tarefa fácil.
Os notebooks variam muito de acordo com a velocidade da CPU, capacidade gráfica, tamanho, armazenamento em disco e RAM, entre outras coisas.
Por isso, antes de comprar um notebook é importante entender quais as suas necessidades e pesquisar bem sobre qual notebook comprar.
Reviews, vídeos no Youtube e sites específicos sobre o tema como o Guia dos Notebook facilitam bastante a sua vida.
Mas, para facilitar ainda mais para você, reunimos uma lista com 4 dicas que você precisa saber antes de comprar um notebook.
- 1 – Tamanho
Antes de olhar para especificações ou preços, você precisa descobrir o quão portátil você precisa que seu notebook seja.
Os notebooks geralmente são categorizados por seus tamanhos de tela :
- 11 a 12 polegadas: são dos hardwares mais finos e leves do mercado têm telas de 11 a 12 polegadas e normalmente pesa de 1,5kg a 2kg.
- 13 a 14 polegadas: oferece o melhor equilíbrio entre portabilidade e usabilidade, principalmente se você tiver um notebook que pesa menos de 2kg.
- 15 a 16 polegadas: o tamanho mais popular, os notebooks de 15 polegadas geralmente pesam de 2kg a 2,5kg. Considere esse tamanho se você quiser uma tela maior e não planeja carregar seu notebook com frequência. Notebooks com telas de 16 polegadas são raros.
- 17 a 18 polegadas: se o seu notebook fica em sua mesa o dia todo, um sistema de 17 ou 18 polegadas pode fornecer o tipo de poder de processamento necessário para jogar jogos sofisticados ou produtividade no nível da estação de trabalho.
- 2 – Armazenamento
Antes de comprar seu notebook é importante saber sobre seu armazenamento.
Isso porque você precisará considerar não apenas a quantidade de armazenamento, mas também o tipo de armazenamento.
Antigamente, os discos rígidos eram os favoritos. Com laptops mais finos e leves na moda, os discos rígidos não são tão populares.
Em vez disso, muitos proprietários de laptops estão optando por unidades de estado sólido (SSD), que são mais rápidas, mais silenciosas e também mais caras.
Se você não tem certeza se deve optar por um disco rígido ou SSD, aqui vai seus prós e contras:
Disco rígido
Prós:
- Tecnologia testada e comprovada. Eles existem há meio século;
- Mais barato;
Contras:
- Consomem muita energia para funcionar;
- Mais barulhento;
- Podem causar superaquecimento do notebook;
- Mais lento;
- Suscetíveis ao desgaste.
SSD
Prós
- Mais rápido;
- Mais fino e leve;
- Menos energia para funcionar;
- Não faz barulho;
- Durabilidade
Contras:
- Mais caro.
É importante destacar que um notebook com bom processador das gerações mais recentes vai trabalhar com mais agilidade e menos engasgos com um SSD.
Se está investindo em um notebook novo, o SSD é a melhor opção para o dia a dia, enquanto você pode apostar também em um HD externo para armazenar trabalhos concluídos.
- 3 – Processador
O processador é o cérebro do seu notebook, por isso é importante analisar bem na hora de escolher.
Um processador com baixo desempenho pode acabar te frustrando, impedindo que o notebook consiga abrir uma planilha pesada no Excel, fazendo com que ele trave durante a reprodução de vídeos ou engasgue durante jogos online.
Um processador fornece as instruções que vários aplicativos e processos precisam para realizar seus trabalhos.
Quanto mais rápido ele faz isso, mais rápido um notebook opera. Notebooks mais rápidos geralmente se traduzem em maior produtividade e eficiência.
As duas principais marcas de processadores são a INTEL e AMD.
Em relação ao uso geral, é possível definir ambas as marcas como boas escolhas.
Entretanto, se você busca um notebook para todos os tipos de tarefas, seja ela leve ou pesada, a INTEL é mais indicada.
A velocidade de clock encontrada nos equipamentos da INTEL é considerada excelente, o que auxilia, por exemplo, na rodagem de games intensos de maneira satisfatória, sem lentidão ou travamentos que dificultam a fluidez durante as partidas.
- 4 – Bateria
Se você estiver comprando um notebook grande e volumoso ou um equipamento de jogos que usará apenas em uma mesa perto de uma tomada, não precisará se preocupar com a duração da bateria.
No entanto, se você planeja usar o laptop no colo, mesmo que seja em casa ou no trabalho, precisará de pelo menos 7 horas de resistência.
Para determinar a duração esperada da bateria de um notebook, não acredite na palavra do fabricante.
Em vez disso, leia resultados de terceiros de fontes objetivas, como nossas avaliações.
É importante destacar que existem muitas variáveis que afetam a vida útil da bateria.
Há o brilho da tela, a resolução da tela, o número de aplicativos que você está executando em segundo plano e se você permanece ou não ativamente conectado a redes Wi Fi ou dispositivos Bluetooth.
O sistema operacional em que um notebook é executado também pode desempenhar um papel importante na determinação da duração da bateria.
É por esse motivo que os ultrabooks e conversíveis executados no Chrome OS tendem a oferecer uma duração de bateria superior do que aqueles executados no Windows 11.
Uma boa prática aqui é observar a classificação da bateria em Watt-hora (Wh) ou miliampere-hora (mAh). Quanto maiores forem esses números, mais tempo a bateria pode durar.
Outra coisa importante a procurar aqui é o carregamento rápido. Assim como os smartphones modernos, muitos notebooks novos também suportam carregamento rápido, o que é sempre bom.