O que é uma Fintech
Finanças Negócios

Confira tudo sobre o que é uma fintech e como ela funciona

Você provavelmente já deve saber que cada vez mais os mercados digitais, como bancos e outros serviços, vem ganhando espaço, certo? Portanto, uma empresa caracterizada como fintech também está em franca ascensão.

Você quer melhorar seus investimentos, conhecer novas maneiras de aumentar sua renda, como, por exemplo, comprar bitcoin? Então você precisa conhecer as vantagens de abrir uma conta em bancos digitais que fazem parte do universo fintech.

Portanto, se você ficou interessado em saber mais sobre o que é uma fintech, como ela funciona e também as principais vantagens e funções desse novo empreendimento, confira agora o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas.

O que é uma fintech?

De modo geral, a palavra fintech é a junção das palavras financial + technology que trazidas para o português seria tecnologia financeira. Devido seu caráter inovador e tecnológico, uma fintech também é uma startup.

Startups e fintechs

Entretanto, uma fintech tem como mercado e objetivo principal o financeiro. Com isso, elas se apresentam como empresas empenhadas no desenvolvimento de tecnologia que facilite a vida financeira das pessoas.

Assim, por meio de uma fintech são desenvolvidas inovações, que se baseiam principalmente no ambiente digital, diminuindo e as burocracias vistas em um banco tradicional, por exemplo.

Como as fintechs funcionam?

Como visto anteriormente, uma fintech se baseia no combate à burocracia, com isso é uma empresa que tem como foco principal oferecer serviços e produtos de maneira bastante ágil e principalmente com baixas ou nenhuma taxa.

Com isso, é possível afirmar que uma fintech funciona basicamente na tentativa de desenvolver alternativas tecnológicas para facilitar a rotina dos clientes, assim como a aversão a agências físicas, tendo como agência os aplicativos para smartphones.

Empresas de tecnologia

Esse funcionamento ágil e de menor custo, oferece aos clientes a possibilidade de um serviço de qualidade sem a necessidade de altas taxas, além de quase sempre ter um atendimento mais ágil. 

Quais os serviços oferecidos pelas fintechs?

Apesar de ser reconhecida como um banco, a fintech não é essencialmente caracterizada como um. Entretanto, entre seus principais serviços estão os oferecidos pelos brancos tradicionais.

De modo geral, o principal serviço e foco de uma fintech é a boa experiência oferecida ao usuário, principalmente por contas digitais, cartão de crédito, financiamentos e sistemas de pagamento.

Portanto, a boa experiência do usuário durante a utilização de uma fintech a partir de seus aplicativos e plataformas transforma a vida financeira das empresas e pessoas físicas muito mais prática, fácil e ágil.

Qual a diferença entre fintech e banco?

Como dito anteriormente, uma fintech não funciona como os bancos tradicionais. Ela atua como uma empresa de tecnologia voltada para o ramo financeiro, desenvolvendo alternativas para melhorar os sistemas deste mercado, como pagamentos e transferências.

Com isso, você já deve ter visto diferentes marcas onde é possível cadastrar seu cartão e realizar pagamentos em restaurantes, lojas e receber valores em cashbacks, certo? Então, elas não são bancos, mas sim caracterizadas como fintech. 

Além disso, é possível que uma fintech trabalhe em conjunto com os bancos tradicionais desenvolvendo tecnologias para facilitar a experiência dos usuários, aprimorando aplicativos e plataformas.

Entre as principais fintechs existentes hoje no mercado estão o Nubank, a Ame Digital, PicPay e também o PayPal. Cada uma com sua função vem ganhando cada vez mais a atenção dos usuários no Brasil e no mundo.

3 tipos de fintechs

Você sabia que existem diferentes tipos de fintech? Então, confira agora alguns dos principais modelos de fintech atuando no mercado financeiro e veja a diversidade de mercados que esse empreendimento oferece.

1- Fintech de gestão financeira

Esse tipo de fintech tem como principal objetivo auxiliar pessoas físicas e jurídicas no processo de controle de gastos e despesas. Portanto, ela auxilia no entendimento do orçamento e também no manuseio de toda a receita. 

2- Fintech de créditos

Já esse modelo de fintech tem como foco principal desenvolver e oferecer serviços de empréstimos e financiamentos para seus clientes de uma maneira mais desburocratizada e prática. 

3- Fintech de pagamentos

Certamente um dos modelos mais utilizados no mercado fintech, essa vertente tem como função oferecer às pequenas e grandes empresas soluções mais acessíveis de compra e venda de produtos, principalmente através das conhecidas maquininhas de cartão de crédito e débito sem taxas. 

Quais as principais vantagens de uma fintech?

Como você já deve ter percebido, uma fintech proporciona aos seus clientes uma série de benefícios. Entre eles está a possibilidade de abrir contas e realizar outros serviços financeiros sem a burocracia de um banco tradicional.

empresas que podem ser consideradas fintech

Além disso, outra grande vantagem é que em sua maioria as fintechs são especialistas em um número menor de serviços, com isso tendem a ter mais conhecimento e autoridade nesses segmentos, já que os bancos tentam oferecer um pouco de cada serviço financeiro sem se especializar em algum. 

Por fim, a partir dessas duas grandes vantagens, duas outras se desenvolvem: a praticidade e assertividade nos processos. Ou seja, processos mais enxutos proporcionam melhor entendimento e rapidez no funcionamento.

Por isso, de modo geral, as fintechs chegaram para transformar o mercado das finanças, usufruindo de todas as ferramentas e inovações tecnológicas existentes para tornar a relação do homem com o dinheiro mais saudável e menos dependente. 

Conclusão

Com tudo isso apresentado fica evidente a força e o mercado crescente que vivem as fintechs. Por isso, é muito importante entender realmente o que é e como funciona uma empresa especializada em unir tecnologia e finanças.

Além disso, é possível concluir também que a fintech tem como foco principal a desenvolver e melhorar a experiência do usuário sobre suas finanças. Com isso, são desenvolvidas alternativas menos burocráticas e mais intuitivas que facilitam o entendimento dos clientes.

Sendo assim, de maneira mais veloz, direta e digital, as fintechs proporcionam tanto para as pessoas físicas como jurídicas alternativas de pagamentos, financiamentos e gestão financeira muito mais evoluídos que os bancos tradicionais. 

Por fim, embora estejam apenas em ambientes digitais, é possível ter a segurança necessária para confiar no trabalho desempenhado pelas diversas fintechs existentes hoje no segmento de finanças


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.