Internet Noticias

O que é o Wi-Fi 6? Quais as vantagens dessa nova tecnologia.


Os códigos padrão de Wi-Fi são desnecessariamente complicados. O que significa “802.11ac”? Bem, é um indicador importante para o funcionamento dos dispositivos padrão Wi-Fi, mas para a maioria das pessoas, é apenas uma lista de números e letras sem sentido que são difíceis de decodificar. O Wi-Fi 6 procura resolver esse problema.

É uma nova maneira de ver o Wi-Fi, introduzido por um padrão atualizado que chegará oficialmente no final de 2019, dependendo de um cronograma preciso. Aqui está tudo que você precisa saber sobre isso.

A ORIGEM DOS RÓTULOS GERACIONAIS DE WI-FI

Wi-Fi Alliance é a organização encarregada de decidir, desenvolver e designar padrões Wi-Fi. Conforme os dispositivos se tornam mais complexos e as conexões com a Internet evoluem, o processo de entrega de conexões sem fio também mudam.

Isso significa que os padrões Wi-Fi – as especificações técnicas que os fabricantes usam para criar o Wi-Fi – precisam ser atualizados periodicamente para que a nova tecnologia possa florescer e tudo possa permanecer compatível. Por enquanto, tudo bem.

Mas a nomeação “desajeitada” dos padrões de Wi-Fi tornou-se um aborrecimento real para as pessoa leigas, que tentam descobrir o que significam aquelas pequenas letras no final. 

Wi-Fi Alliance está ciente disso, motivo pelo qual anunciou uma nova maneira de rotular os padrões Wi-Fi, simplesmente referindo-se ao número da geração. Isso se aplicará ao próximo Wi-Fi 6, mas também será retroativo, aplicando-se a padrões mais antigos. Por exemplo:

  • 802.11n (2009) = Wi-Fi 4
  • 802.11ac (2014) = Wi-Fi 5
  • 802.11ax (próximo) = Wi-Fi 6

Mais fácil, não é? Mas isso causará um período de confusão em que alguns produtos são rotulados com o código antigo e alguns são chamados apenas de Wi-Fi 4 ou Wi-Fi 5 quando na pratica significam a mesma coisa.

Com o tempo, isso deve ser resolvido à medida que a rotulagem de produtos mais antigos é eliminada e todos se acostumarem com os novos e amigáveis ​​nomes ao fazer pesquisas.

O QUE O PADRÃO WI-FI 6 TRAZ

wi-fi 6
Wi-Fi 6 trás vantagens para a conexão

Agora que abordamos o problema da nomenclatura, você provavelmente está se perguntando o que o Wi-Fi 6 traz de melhorias reais para a conectividade e por que outra atualização foi necessária?

Há muitas novas tecnologias Wi-Fi em ascensão e o Wi-Fi 6 ajuda a padronizá-las. Aqui estão as novas peças importantes e o que exatamente elas significam para sua rede sem fio.

Primeiramente, a latência é menor. A latência reduzida significa que há menos ou nenhum atraso nos dados enviados (muito semelhante à taxa de ping e outras medidas). Todos desejam conexões de baixa latência, pois isso melhora o tempo de carregamento e ajuda a evitar desconexões e outros problemas. 

O Wi-Fi 6 reduz a latência em comparação com os antigos padrões Wi-Fi, usando tecnologia mais avançada, como OFDMA (acesso múltiplo por divisão de frequência ortogonal). Basicamente, é melhor colocar os dados em um sinal.

Claro, o Wi-Fi 6 também será mais rápido. Ao oferecer suporte total a tecnologias como o MU-MIMO, a qualidade da conexão melhorará enormemente para dispositivos móveis compatíveis, o que também deve acelerar a entrega de conteúdo. 

Mesmo que você não aumente sua velocidade de Internet, essas mudanças podem melhorar a velocidade de seus dados Wi-Fi de qualquer maneira, para que você obtenha mais informações com mais rapidez.

Isso também significa menos zonas mortas, graças a alguns recursos expandidos de beamformingBeamforming é um truque que seu roteador usa para focar os sinais em um determinado dispositivo, especialmente se parecer que o dispositivo está tendo problemas com uma conexão. 

O novo padrão expande a faixa de beamforming e melhora suas capacidades, tornando as zonas mortas em sua casa ainda menos prováveis.

Por fim, o Wi-Fi 6 significa uma melhor duração da bateria. Há um termo chamado “TWT” ou tempo de despertar do alvo, uma nova tecnologia que o Wi-fi 6 abraça. Isso ajuda o dispositivo conectado a personalizar quando e como eles “despertam” para receber sinais de dados do Wi-Fi.

Isso torna muito mais fácil para os dispositivos hibernarem” enquanto aguardam a próxima transmissão Wi-Fi necessária (isso não significa que seu dispositivo esteja desligado, apenas as partes usadas para Wi-Fi).

Por sua vez, isso tem o potencial de economizar uma quantidade significativa de bateria nos dispositivos, o que deve deixar os usuários cada vez mais felizes.

ETIQUETAS MAIS SIMPLES DO WI-FI 6

wi-fi 6
Novas Etiquetas do Wi-fi 6

Então, como você sabe se um roteador, telefone ou outro dispositivo funciona com o novo padrão 802.11ax? Primeiro, e mais obviamente, procure a frase “Wi-Fi 6” na embalagem, anúncios, etiquetas e assim por diante.

No entanto, a Wi-Fi Alliance também sugeriu usar ícones para mostrar a geração de Wi-Fi. Esses ícones se parecem com sinais Wi-Fi com um número circulado dentro do sinal.

Observe também esses ícones ao escolher o dispositivo correto. Para referência, espera-se que a maioria dos dispositivos em torno de 2020 e posteriores sejam Wi-Fi 6, então você terá que esperar um ano ou mais antes de ver esses dispositivos em estado selvagem.

Fonte: Digital Trends



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.