o que é Governança de TI
Internet Negócios

Entenda o que é e os benefícios da governança de TI

Os diversos avanços tecnológicos são evidentes no dia a dia de milhões de pessoas e em diferentes áreas. No ambiente corporativo a tecnologia está cada vez mais presente, por isso entender sobre governança de TI é fundamental para o desenvolvimento empresarial.

O investimento em software para gestão de processos, logísticas e produção é essencial para obter melhores resultados e lucros. Assim como o investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores. 

Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é governança de TI. Conheça os principais benefícios dessa prática e o passo a passo para sua implementação.

O que é governança de TI?

De modo geral, a governança de TI é caracterizada por uma série de práticas, diretrizes e responsabilidades essenciais para o desenvolvimento do negócio. Ou seja, determina os processos, a aplicação de recursos e ajuda na tomada de decisões.

Com isso, os profissionais dessa área determinam como a tecnologia da informação pode ajudar na rotina da empresa, através de processos e etapas de produção bem definidos. Essas determinações devem seguir os objetivos, missão e valores da empresa.

Como fazer a implantação tecnológica no negócio

A rotina dos profissionais da governança de TI é definir o orçamento para o setor de tecnologia, além de verificar se as normas e políticas estão sendo seguidas. Portanto, tem papel fundamental no entendimento de cada setor e na mensuração de resultados. 

Entre as principais funções do setor podemos destacar a responsabilidade de garantir a segurança da informação e otimizar a aplicação de recursos tecnológicos e humanos.

Além disso, controlar os processos que envolvam a TI e possibilitar mais transparência aos processos e prioridades da área. 

Governança de TI x Gestão de TI

Embora muitas pessoas façam confusão, gestão e governança de TI têm papéis diferentes, mas atuam de maneira conjunta. De modo geral, a governança atua de maneira estratégica e atua na elaboração de procedimentos e normas.

Já a gestão de TI é responsável por colocar as diretrizes estabelecidas em prática, ou seja, é possível afirmar que a área de gestão de TI está subordinada à governança. A gestão tem o objetivo de manter o desempenho das atividades das equipes.

 Assim como auxiliar na gestão dos colaboradores, como a divisão das demandas, cumprimento de prazos e metas e analisar os indicadores e resultados. Portanto, são áreas que usam da tecnologia a melhor maneira para aprimorar um negócio.

Principais benefícios da governança de TI

Agora que você já entende o que é a governança de TI e as diferenças com a área de gestão é possível entender melhor os benefícios de sua aplicação. Confira agora os 4 principais benefícios da governança de TI

benefícios da Governança de TI

Redução de custos

A governança de TI tem como foco entender as demandas e pontos a serem melhorados dentro de uma empresa. Com a otimização dos processos e maior controle de cada etapa é possível reduzir o tempo e os custos de produção. 

Essa redução de custos impacta diretamente na melhor alocação de recursos entre cada setor, além do investimento na capacitação de colaboradores. De modo geral, a melhor gestão de processos influencia no aumento da produtividade e lucratividade.

Maior segurança da informação

A governança de TI tem como grande princípio a maior segurança da informação. Por isso, investe em planejamento e processos capazes de diminuir vazamentos de dados e informações, tanto da empresa quanto de clientes.

Essa segurança garante não só uma melhor eficácia no desenvolvimento do negócio como também aumenta a reputação da empresa no mercado. De modo geral, auxilia na criação de um banco de dados e informações para novas negociações.

Diminuição e gerenciamento de riscos

A gestão do negócio como um todo, ou seja, de todos os setores é possível pela segurança dos dados e do controle de cada etapa. Portanto, a governança de TI é importante para antecipar possíveis gargalos, diminuindo a chance de crises e problemas.

Essa prevenção é muito benéfica para evitar que a empresa enfrente problemas judiciais e financeiros em decorrência de uma falha. Essas falhas podem estar relacionadas a descumprimento de contratos, prazos, qualidade de entrega e confidencialidade de dados.

Maior produtividade da empresa

Todos os benefícios citados e as explicações sobre governança de TI levam a uma maior produtividade da empresa. Afinal, a governança desenvolve um planejamento estratégico digital que visa otimizar e facilitar as atividades de todas as equipes. 

Para que isso realmente seja alcançado é fundamental um controle diário sobre o funcionamento dos softwares e das soluções encontradas. Essa iniciativa tem o objetivo de manter o fluxo de produção cada vez mais efetivo e satisfatório. 

Passo a passo de como implementar a governança de TI

Agora que você já entende o que é e os principais benefícios da governança de TI, você já sabe que ela é importante para sua empresa. Portanto, saber como implementar essa estratégia é essencial.

O primeiro passo é entender em que nível de tecnologia da informação a sua empresa está. Ou seja, você já possui sistemas capazes de armazenar e controlar todas as informações e processos do seu negócio?

como implementar Governança de TI nas empresas

Esse conhecimento é fundamental para determinar que modelo e quais estratégias devem ser desenvolvidas pela área de TI.

O processo de implementação, mesmo em empresas tecnológicas, é gradativo e precisa do empenho de todos os colaboradores.

Portanto, invista em capacitação dos colaboradores para o melhor entendimento sobre os sistemas adotados. Assim como, procure manter um frequente acompanhamento dos resultados para se antecipar a possíveis erros.

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender a importância da governança de TI para o desenvolvimento tecnológico e produtivo de um negócio. A partir desse controle é possível tomar decisões de maneira rápida e assertiva. 

Como fazer Gestão de pessoas

Entre os principais benefícios da implementação da governança de TI podemos destacar a  redução de custos e a maior segurança no fluxo e armazenamento de informações. Assim como, diminuição de riscos e claro, melhor na produtividade da empresa.

Portanto, se você deseja tornar sua empresa mais competitiva e aumentar seus lucros, procure investir em tecnologia e sistemas de informação. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.