Profissão TI Segurança

O que os hackers estão fazendo?

Os ataques criminosos a usuários de internet cresceram no mundo todo em 2013. Entre os crimes mais comuns dos hackers estão roubo de identidades e controle dos computadores de uma forma nunca antes vista na rede. 

Essas são as conclusões do relatório de segurança da IBM X-Force equipe de especialistas renomados e peritos em segurança da informação, que trabalha, pesquisa e identifica ameaças online.

O estudo mostra que uma economia sofisticada e criminosa se desenvolveu para tirar vantagem das vulnerabilidades da Web. Agentes do mercado negro estão fornecendo ferramentas para auxiliar a camuflar os ataques e permitir que os invasores não sejam detectados pelos softwares de segurança. 

Essas técnicas de camuflagem cresceram 80% no primeiro semestre de 2012 e dobraram no final do ano. Segundo o X-Force, esse número deve continuar crescendo em 2013.

Através dessas técnicas, os hackers podem se infiltrar em um sistema de usuário e roubar logons e senhas, ou ainda, obter informações pessoais como números de documentos de identidade, Previdência Social e cartão de crédito. 

Quando eles invadem uma máquina corporativa podem ter acesso a informações sigilosas da empresa e até mesmo aos ativos corporativos protegidos pelo firewall.

O Storm Worm, o mais grave dos ataques de Internet do ano passado, continua infectando computadores por todo o mundo através de softwares maliciosos (malware), spams e phishing.

No ano passado, houve aumento de 30% no número dessas ferramentas de ataque identificadas pela X-Force. O Storm Worm foi responsável por aproximadamente 13% de todas as ameaças identificadas em 2013.

Números de Spam diminui
Dados do relatório mostram que, pela primeira vez, o número de spams por e-mail diminuiu, se comparado aos níveis anteriores em 2011. A X-Force acredita que esta redução está ligada à queda de spams baseados em imagens. 

Essa redução pode ser considerada como uma vitória para o segmento de mercado de segurança, entretanto, à medida que as tecnologias anti-spam se tornam mais eficientes na detecção de spam baseado em imagem, os spammers se concentram em novas técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.