válvula eletrônica de controle de fluxo
Dicas Utilitários

Quais são as três coisas que afetam a taxa de fluxo de uma válvula de controle de fluxo?

As principais tarefas da válvula de controle de fluxo é direcionar o fluxo, regular a pressão e controlar a taxa de fluxo do fluido.

De acordo com o tipo de aplicação, o número de válvulas e seu tipo variam. Controlar a velocidade da ferramenta de corte, fuso e moedor de superfície são algumas das aplicações dessas válvulas eletrônicas de controle de fluxo de ar.

Elas também são usados no campo de construção e agricultura, onde você tem que operar máquinas pesadas para executar diferentes tarefas com precisão.

Coisas que afetam a taxa de fluxo da válvula de controle de fluxo

Uma variedade de fatores podem afetar a taxa de fluxo das válvulas de controle de fluxo proporcional. Esses fatores alteram a taxa de fluxo no sistema e afetam a saída do sistema.

Aqui listamos as três coisas que afetam a taxa de fluxo das válvulas eletrônicas de controle de fluxo de ar:

Volume de enchimento

O uso da válvula de controle de fluxo digital  é muito comum nas indústrias de fabricação e processo. Na indústria farmacêutica e alimentícia, você tem que embalar uma quantidade específica do líquido em cada recipiente.

válvula de controle de fluxo

Para controlar a quantidade do líquido, é usada uma válvula de controle de fluxo que preenche com precisão a quantidade de líquido nos recipientes.

O volume em um recipiente, como em uma garrafa ou frasco, é padrão e a variação é inaceitável. Mas isso pode acontecer se você usar um único sistema para diferentes líquidos e definir o valor da válvula.

Desta forma, alterar os valores e os  tipos de volumes frequentemente faz com que a válvula de controle de fluxo não funcione da forma adequada.

Temperatura

Na maioria das vezes, uma válvula eletrônica de controle de fluxo de ar tem que enfrentar ambientes adversos e tem que suportar altas temperaturas.

Quando a temperatura fora ou dentro da válvula aumenta mais do que ela pode suportar, isso pode danificar os componentes da válvula de controle e, consequentemente, você não terá o resultado esperado durante o uso.

É por isso que é essencial determinar a temperatura do ambiente em que a válvula irá operar. Essas informações ajudarão você a selecionar o tipo certo de válvula de fluxo eletrônico para atender às suas necessidades.

Posição da bomba

Se a bomba for colocada muito à esquerda das válvulas de fluxo proporcional, isso significa que a bomba fornecerá alta pressão a uma taxa de fluxo baixa.

A disponibilidade da bomba no final da válvula pode causar cavitaçãoque é o fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento, e consequentemente, pode se tornar a razão para a falha do motor.

válvula digital de controle de fluxo

É por isso que você deve escolher a posição precisa para instalar a bomba para que a pressão e o fluxo corretos possam ser obtidos sem qualquer falha do sistema.

Posicionar a bomba perto da fonte de fluido é bom para ter a saída desejada da válvula eletrônica de controle de fluxo de ar. Se a posição não for precisa, isso afetará a taxa de fluxo da válvula.

Conclusão

As válvulas eletrônicas de controle de fluxo de ar são a melhor solução para reduzir o consumo de energia, aumentar o conforto e a segurança.

Eles permitem que sua aplicação execute a tarefa com precisão, mas existem alguns fatores que podem afetar o funcionamento de uma válvula de controle de fluxo.

Não se preocupe, com a ajuda de um especialista, você pode superar esses fatores e obter os melhores resultados de acordo com o seu desejo.


Fonte das imagens: https://br.depositphotos.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.