o que são DApps
Aplicativos Internet

O que são os DApps no mundo digital?

DApps são aplicativos descentralizados e executados em blockchain que exercem um papel muito importante para a economia digital.

Eles são semelhantes a outros aplicativos usados nos smartphones e computadores, mas seu diferencial é a infraestrutura blockchain que traz mais controle, autonomia e transparência para os usuários.

Não são totalmente controlados pelas empresas de tecnologia, visto que a maioria das aplicações conhecidas hoje em dia, como redes sociais e plataformas de streaming, são regidas apenas por uma instituição.

Se o proprietário do Facebook decidir que uma conta deve ser apagada ou que determinada ferramenta deve ser alterada, os usuários não terão nenhum controle disso.

Aliás, também existem muitas dúvidas em relação ao que essas plataformas estão fazendo com os dados dos usuários. Por outro lado, quando usam DApps, as pessoas têm mais controle e participam de diversos aspectos.

Por conta dessa característica descentralizada, esses aplicativos se tornam mais seguros e vantajosos no mundo digital, tanto para pessoas quanto para empresas.

Pensando nisso, este artigo vai explicar o que são DApps no mundo digital, como esses recursos funcionam, quais são suas principais características e quais são as melhores opções.

O que são DApps?

DApps nada mais são do que aplicativos descentralizados que são executados em blockchain, sendo esta uma rede de computadores que compartilha informações de maneira distribuída, protegida, pública e com criptografia.

Os computadores que fazem parte da rede blockchain de um DApps não fazem parte de uma única empresa ou organização que se responsabiliza por sua criação, mas dos próprios usuários que fazem seu uso.

DApps

Isso engloba tanto pessoas quanto empresas, como no caso de um fabricante de hélice de exaustor. Consequentemente, a estrutura e os dados não ficam armazenados em um único servidor.

Também não dependem da aprovação da unidade central para que sejam incluídos. Na verdade, os diversos usuários pelo mundo são responsáveis por manter o funcionamento da rede, por meio de recursos de seu próprio computador.

Por usar banco de dados compartilhado, um hacker teria que acessar a maioria das máquinas conectadas à rede de aplicativo para fazer um ataque.

É por isso que eles são mais transparentes com os usuários e resistentes aos ataques que podem afetar facilmente um único servidor.

O bitcoin foi o primeiro DApps baseado em blockchain e sua intenção era ser moeda descentralizada para tornar as transações financeiras entre duas pessoas algo muito mais simples.

Após 2014, com o lançamento da Ethereum e com a linguagem de programação Solidity é que o surgimento de novos DApps começou a acontecer. Isso fez com que surgissem aplicativos descentralizados em diversos setores, como:

  • Financeiro;
  • Games;
  • Redes sociais;
  • Mecanismos de pesquisa.

Mas para entender um pouco mais sobre o assunto, qualquer usuário que tenha interesse, seja uma pessoa ou uma empresa de envidraçamento de sacada automatizado, precisa saber sobre o funcionamento dos DApps.

Como funcionam os DApps?

Os aplicativos descentralizados são de código aberto e por isso são mais transparentes para os usuários, permitindo que a comunidade saiba o que o aplicativo está fazendo auditorias e inspeções no código fonte.

Também por ser de código aberto, qualquer decisão sobre o aplicativo só é colocada em prática quando existe um consenso entre todos os participantes. Isso é feito sem colocar em risco a segurança.

Essa possibilidade existe porque a tecnologia blockchain possui caráter distribuído e criptografado que reforça a resistência a fraudes e falhas.

DApps no mundo digital

Tendo em vista essas características, mesmo que os desenvolvedores abandonem o aplicativo ou um computador da rede seja atacado, o DApp continua funcionando.

Isso é possível por conta de contratos inteligentes que define o funcionamento do aplicativo descentralizado e executa operações automaticamente, sem que para isso seja necessário interferência humana.

Assim sendo, o DApp criado para uma empresa de filtro de linha industrial nunca fará algo diferente do que sua função original.

Os inteligentes também são combinados com uma interface front-end de usuário, por isso, usar esse recurso como streaming de música descentralizado não oferece uma experiência muito diferente daquela proporcionada pelos aplicativos comuns.

O DApp é definido por um contrato inteligente, executado e armazenado no blockchain e apresentado ao usuário por meio de interface amigável.

Os tokens são ativos digitais com valor atribuído importantes para que os usuários possam desfrutar das funcionalidades do aplicativo, ao passo que ele consegue oferecer recompensas como incentivo.

O DApp pode possuir um toque em específico ou usar a mesma criptomoeda nativa do blockchain onde está hospedado.

Características dos DApps

A definição dos DApps acontece por meio de características que fazem sua diferenciação dos aplicativos tradicionais. Uma delas é a execução em blockchain, de acordo com contratos inteligentes.

A tecnologia blockchain abriu espaço para que pessoas e empresas, como uma clínica veterinária para cachorro, pudessem investir em criptomoeda, mas também permitiu a criação de outras soluções, como os DApps.

O funcionamento desses recursos é definido por contratos inteligentes que cadastram, confirmam e executam operações automaticamente, e por essa razão também não fazem mais nada que não esteja presente nesse contrato.

Eles são públicos, uma vez que esse tipo de aplicativo possui um alto nível de transparência, algo muito diferente do que acontece com os aplicativos tradicionais, como no caso das redes sociais que não mostram a lógica por trás de seus algoritmos.

Outra característica é a descentralização, uma vez que por serem desenvolvidos por meio de blockchain, são recursos descentralizados. Em outras palavras, não existem grandes datacenters e servidores que armazenam informações.

o que é conteinerização de aplicativos

É muito mais difícil um DApp sair do ar por instabilidade no sistema ou por qualquer causalidade nas salas de data center, uma vez que tudo é armazenado em blocos.

Uma empresa de medicina do trabalho pode investir nesse recurso porque outra característica importante é o fato de ser de código aberto. Assim sendo, qualquer pessoa pode ter acesso à programação do aplicativo.

Os usuários também podem propor alterações no código-fonte para melhorar ainda mais as plataformas. Com isso, os usuários têm mais noção sobre os aplicativos que estão sendo usados e seu funcionamento, algo muito diferente dos apps comuns.

Por fim, a quarta característica do DApp é que seu funcionamento é diretamente relacionado aos tokens, tendo em vista que é necessário acessar esse tipo de ativo digital para ter acesso aos aplicativos.

Cada DApp desenvolvido exige um toque em específico, como no caso do Ethereum. Além do mais, os usuários recebem recompensas pela execução de certas tarefas e pela contribuição fornecida em forma de tokens.

Quais são os melhores DApps?

Diversos tipos de usuários, como pessoas em uma empresa prestadora de serviço de içamento podem usar os DApps, e entre as melhores opções estão:

UniswapV3

UniswapV3 é uma troca descentralizada construída em blockchain Ethereum, permitindo ao usuário negociar criptomoedas sem que para isso seja necessário o intermediário.

Utiliza um sistema automatizado de criação de mercado, baseado em algoritmo matemático que determina o preço dos ativos.

Uma de suas principais vantagens é a facilidade de uso, uma vez que qualquer pessoa que tenha uma carteira Ethereum pode acessar a plataforma.

Troca de panqueca

Esse DApp foi construído pela Binance Smart Chain e oferece taxas baixas e velocidade de transação, tendo um sistema semelhante ao Uniswap, além de oferecer recursos como colheita, estacas e provisão de liquidez.

Para uma empresa de botoeira controle de acesso esse recurso vale muito a pena porque oferece taxas baixas e altos rendimentos. Só que o recurso é relativamente novo e não testado e pode estar sujeito a riscos de centralização.

Aplicativos pagos com cartão de crédito

Yearn Finanças

Trata-se de um agregador de rendimento descentralizado que permite obter mais rendimento por parte dos usuários com suas participações em criptomoedas.

Ele faz isso movendo fundos automaticamente entre diferentes pools de liquidez, além de fazê-lo por meio de estratégias de cultivo de rendimento, e tendo como base dados do mercado em tempo real.

Para os usuários, como uma empresa que presta serviço de reboque mais próximo, uma de suas principais vantagens é a automação e otimização de estratégias de colheita, ajudando a maximizar os retornos.

Mas é importante dizer que se trata de um sistema complexo e que exige um nível de conhecimento técnico para que possa ser usado, além de ter código de contrato inteligente não totalmente auditado, o que traz riscos para a segurança.

Considerações finais

De acordo com uma pesquisa realizada pela Juniper Research, haverá uma expansão significativa do uso de DApps nos próximos anos.

Pesquisadores acreditam que os recursos que lidam com verificação de identidade ou rastreamento da providência de produtos serão os mais promissores.

O propósito por trás disso é fazer com que a aplicação de blockchain seja invisível e o usuário comum possa utilizar programas descentralizados, assim como possa utilizar qualquer outro em diferentes dispositivos.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.