onde investir o meu dinheiro
Dicas Finanças

Onde investir meu dinheiro sem ser na poupança?

Você já deve ter se perguntado “onde investir meu dinheiro sem ser na caderneta de poupança”. Essa é a dúvida de muitos investidores iniciantes. Saiba quais as melhores opções de investimento.


Juntar dinheiro tem se tornado cada vez mais difícil com o aumento dos preços e diminuição do poder de compra, com isso muitas famílias não conseguem ver muito dinheiro sobrando no final do mês.

Com uma boa organização financeira e sabendo onde aplicar seu dinheiro, certamente você terá a chance de comprar um imóvel dos sonhos ou até mesmo preparar uma reserva para o futuro ou situações de emergência.

Existem várias outras formas de investir seu dinheiro além da poupança! Por isso, se você quer investir seu dinheiro para realizar um sonho seu ou da sua família, fique ligado nas dicas a seguir.

Por que investir?

Assim como a maioria das pessoas, você também quer ter cada vez mais dinheiro e poder realizar sonhos, não é mesmo? Portanto, multiplicar seu dinheiro para além da sua renda mensal é essencial.

melhores investimentos

A partir de uma organização financeira, além de você diminuir os riscos de endividamento e inadimplência, você cria mecanismos para alavancar seus rendimentos, e o melhor, sem sair de casa. 

Portanto, é cada vez mais importante que as pessoas tenham conhecimento sobre saúde financeira e investimentos, para que cada vez mais, as pessoas possam entender que dá para viver confortavelmente sem abrir mão de todos os sonhos e anseios.

Estude antes de investir

Para escolher o melhor investimento para as suas necessidades e que atenda o seu perfil, é preciso definir alguns objetivos, como: intuito daquele investimento, até quanto você se propõe se arriscar e também o prazo que deseja investir.

Além disso, é importante que você estude quais são os investimentos disponíveis no mercado e procure entender as vantagens e desvantagens de cada um, para que atenda melhor às suas expectativas. 

Por que a poupança não é um bom investimento?

A caderneta de poupança, embora seja uma dos investimentos mais conhecidos, não é atrativa para juntar dinheiro. Isso acontece porque, apesar de apresentar um risco muito baixo, ela possui uma rentabilidade muito baixa. 

Como investir em fundos

Considerando a necessidade de descontar a inflação durante o período de investimento, a aplicação não oferece um rendimento satisfatório. Muito pelo contrário, muitas vezes ela faz com que o seu rendimento perca valor. 

Portanto, é muito importante conhecer novas alternativas de onde investir seu dinheiro, para que a curto, médio e longo prazo você tenha o rendimento necessário e esperado. Por esses motivos, a poupança não é indicada como um bom investimento.

O que é renda fixa e renda variável?

Investimentos de renda fixa são aqueles em que ao aplicar a quantia, você recebe um retorno pré-determinado, seja qual for o resultado que o mercado ofereça. Com isso, eles abrangem investimentos em títulos públicos ou privados. 

Além disso, o investimento de renda fixa propõe um risco mais baixo em comparação ao de renda variável que iremos explicar a seguir. Portanto, é uma opção mais segura investir seu dinheiro.

Já aplicações em renda variável passam a estar reféns das flutuações do mercado, podendo assim, gerar grandes rendimentos ou prejuízos consideráveis. Por isso é extremamente necessário estudar seu poderio de investimento, para que avalie se prefere a segurança com retorno menor ou o risco com chances de melhores lucros.

5 tipos de investimentos

1- Tesouro Direto

De modo geral, investir no Tesouro Direto é emprestar dinheiro para que o Governo Federal possa realizar melhorias ao país, como obras de infraestrutura e arcar com os custos do Estado.

análise de risco para investir em fundos

Os títulos do Tesouro Direto são ativos de renda fixa, portanto com um risco extremamente baixo. Sua rentabilidade é atrelada a indicadores como a Selic e o IPCA. Portanto, é uma boa opção para aplicar aquele dinheiro para uma emergência.

2- CDB

Os créditos de depósitos bancários também fazem parte do nicho de renda fixa, entretanto são distribuídos por instituições financeiras. Ao aplicar seu dinheiro em CDB você está emprestando dinheiro aos bancos para que eles usem em empréstimos ou financiamentos.

Vale destacar que o CDB conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos, FGC, ou seja, caso a instituição financeira passe por problemas financeiros ele pagará parcialmente ou integralmente o valor investido.

3- LCI e LCA

Conhecidos como Letras de Crédito Imobiliários e Letras de Crédito do Agronegócio, são dois investimentos que também pertencem à renda fixa e que são disponibilizados por bancos para custear projetos imobiliários ou agrícolas. 

Apesar de, na maioria das vezes, terem rentabilidade menor que a taxa Selic, eles contam com isenção fiscal, ou seja, detentores desses ativos não pagam Imposto de Renda, nem Imposto sobre Operações Financeiras, o IOF.

4- Ações

Agora que você já conhece alguns investimentos de renda fixa, chegou o momento de aprender sobre investimentos de renda variável. Investir em ações é, basicamente, se tornar sócio daquela empresa, a partir de uma cota adquirida. 

Vale ressaltar que com isso, você estará sujeito a valorização ou desvalorização daquele empreendimento. Por isso, é essencial escolher bem as ações que deseja comprar, pois podem significar um ótimo retorno quanto acabar com toda sua aplicação.

5- Fundos Imobiliários

Também de caráter de renda variável, esse investimento funciona como as ações, ao adquirir uma cota, você gera dinheiro para que se invista em compras ou construções de imóveis. 

Eles podem ser usados para diferentes propósitos, como promover uma renda mensal, aumentar o patrimônio ou proteger o capital investido. 

Como investir nos FoFs - Fundos Imobiliários

Conclusão

Agora que você já percebeu a importância de investir e maneiras de como por esse desejo na prática, ficou fácil entender os cinco tipos de investimentos que apresentamos, não é mesmo? Entretanto, essa foi só uma parcela da infinidade de investimentos disponíveis.

Vale destacar novamente a necessidade de estudar e se cercar de pessoas competentes e confiáveis do ramo de finanças, para que diminua os riscos de investir seu suado dinheiro extra em aplicações que tendem ao fracasso.

Portanto, sempre busca se certificar de garantias legais para que constate a qualidade do investimento assim como escolha opções dentro do seu perfil de investidor traçado. É muito importante que você seja uma pessoa consciente antes de investir. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.