O método scrum é muito útil para a gestão de projetos, devido à sua abordagem baseada no trabalho em equipe, colaboração e comunicação. Ele gera valor por meio de soluções que podem se adaptar às necessidades do negócio e resolver problemas complexos.
O método funciona por meio de boas práticas que capacitam a equipe para que possam trabalhar em conjunto da melhor forma.
Quando se fala em metodologia Scrum, é comum que seja mencionada como parte de um framework ágil, e isso acontece porque ele se baseia em conceitos como empirismo, ciclos de feedback e melhorias contínuas.
De acordo com um estudo realizado pela State of Agile, trata-se do método mais ágil para gestão de projetos e o mais utilizado pelas organizações do mundo todo.
Pode ser usado para racionalizar projetos e melhorar a eficiência dos resultados, independentemente do segmento de atuação da empresa, uma vez que é simples e fácil de entender.
Se for implementado corretamente, permite que as organizações entreguem mais valor aos consumidores, além de aumentar a rapidez e a frequência com que o trabalho é realizado.
Este texto vai explicar as diferenças entre Scrum e agilidade, mostrar como ele funciona, falar sobre sua importância na produtividade dos projetos, quais são os princípios da metodologia, dar algumas dicas de uso e falar sobre seus papéis essenciais.
Diferenças entre Scrum e Agilidade
Antes de conhecer um pouco mais sobre o método scrum, é necessário conhecer as diferenças entre ele e as metodologias ágeis.
O scrum é um framework específico que ajuda a definir papéis, artefatos e eventos, como no caso do Backlog do Produto, Daily, Sprint Planning e Product Owner.
Uma loja de materiais gráficos para eventos pode utilizá-lo para obter a estrutura necessária para a sua equipe e estabelecer regras de interação dentro dela.
Quanto ao método ágil, funciona por meio de uma filosofia ampla voltada às respostas para as mudanças, pessoas e conversas, com foco em entrega contínua e colaboração.
Para entender melhor, os métodos ágeis são uma mentalidade que pode ser aplicada de várias maneiras, enquanto o método scrum atua como uma abordagem específica dentro da cultura ágil.
Funcionamento do Scrum
O método scrum divide os projetos em ciclos menores conhecidos como sprints. A duração desses ciclos costuma ser de 2 a 4 semanas, contando com algumas cerimônias. São elas:
- Sprint planning;
- Daily meetings;
- Sprint review;
- Sprint retrospective.
O sprint planning é feito por meio de uma reunião para que o responsável pelo produto apresente os requisitos que o projeto deve seguir, para que a equipe possa definir as tarefas.
Ao fazer o daily meeting, um escritório de arquitetura fachada comercial vai realizar reuniões rápidas que ajudam a desenvolver as atividades e identificar possíveis dificuldades.
A função do sprint review é demonstrar os resultados para o responsável pelo produto e obter feedbacks que vão validar a entrega.
A última cerimônia é o sprint retrospective que analisa o desempenho da equipe e os resultados obtidos pelo projeto.
Cada uma dessas fases tem uma duração específica e objetivos que precisam ser alcançados, e todas as entregas ao final desses ciclos agregam valor para o negócio.
Importância do Scrum
A adoção do método scrum para gerenciar projetos traz muitos benefícios para a organização. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Itajubá, ele traz melhorias na comunicação, redução de custos e otimização do tempo.
O método também consegue aumentar a produtividade e a motivação da equipe, reduzir os riscos no desenvolvimento de produtos e aumentar a satisfação dos clientes. Desse modo, a empresa melhora sua vantagem competitiva no mercado.
Princípios da metodologia Scrum
A metodologia scrum trabalha com base em vários princípios que colaboram com a implementação, e entre eles estão:
- Foco no valor;
- Adaptação;
- Transparência;
- Inspeção;
- Colaboração;
- Autonomia.
Ao aplicar o método, a equipe de uma empresa de reforma de deck de madeira vai priorizar atividades que geram valor para o cliente, considerando o backlog do produto.
Os profissionais conseguem adaptar o projeto de acordo com as mudanças no processo e nas necessidades do cliente, e todas as informações pertinentes ao trabalho se tornam mais acessíveis para os profissionais.
O processo é acompanhado, verificado e avaliado dentro de um ciclo, por meio de reuniões diárias, retrospectivas e revisão.
É fundamental que o trabalho da equipe seja colaborativo e integrado, por meio do compartilhamento de conhecimento, responsabilidades e soluções.
Todos os membros da equipe precisam ter autonomia para organizar as tarefas e escolher como devem ser executadas, sempre respeitando as orientações do líder e do responsável pelo produto.
Dicas para usar o Scrum no dia a dia
Existe uma sequência de passos fundamentais para implementar o scrum no dia a dia da empresa. São ações que uma assistência técnica de celular perto de mim precisa seguir para aproveitar o método. São elas:
Montar a equipe
A primeira coisa a ser feita é montar uma equipe multidisciplinar para realizar todas as etapas que envolvem o desenvolvimento de um produto.
Também é nesse momento que o responsável pela aplicação do método vai delegar os papéis do método, como o Product Owner e Scrum Master, além das coisas que os demais colaboradores precisam fazer.
Criar o Product Backlog
Depois de montar a equipe, é o momento de fazer o planejamento do product backlog, ou seja, definir as funcionalidades do produto e qual será a ordem de prioridade na lista.
Esse elemento pode ser alterado durante o processo, conforme novas necessidades surgem, mas essas alterações só podem ser feitas pelo product owner.
Planejar o sprint
O planejamento do sprint envolve o tempo de duração que cada etapa deve seguir. Também está relacionado às atividades que serão realizadas em cada uma delas e quem serão os responsáveis por elas.
Um fabricante de rastreador veicular com chip de celular precisa fazer esse planejamento para poder continuar o processo.
Organizar o processo visualmente
O processo precisa ser organizado visualmente para que seja possível acompanhar o andamento e verificar o status de cada atividade.
Um dos melhores recursos para fazer isso é o método Kanban ou qualquer outra metodologia ágil, pois elas ajudam a classificar as tarefas entre o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi realizado.
Os membros da equipe podem colocar os post-its em um quadro dividido ou usar ferramentas digitais para fazer o gerenciamento.
Fazer o daily meet
As reuniões diárias são uma etapa muito importante para analisar quais processos deram errado e o que funcionou no dia anterior.
Elas também são muito importantes para uma empresa de delivery de bateria porque permitem determinar como será o dia de trabalho.
Ser transparente
A equipe precisa ter uma visão realista dos processos, status de tarefas e requisitos de entrega, portanto, a transparência é um elemento essencial para aplicar o scrum.
Além disso, os colaboradores precisam de feedback para saber quais são os pontos fortes e aqueles que precisam de melhorias.
Papéis essenciais do Scrum
A metodologia scrum só funciona assim todos os papéis essenciais dentro dela forem desempenhados corretamente.
O primeiro deles é o Scrum Master, ou seja, o profissional responsável pelo funcionamento do método e que atua como facilitador para remover obstáculos e ajudar a equipe a manter o foco nos objetivos.
Uma empresa de switch e patch panel deve definir o Scrum Master para garantir que todas as práticas dentro do método sejam seguidas corretamente e que seja possível gerenciar a equipe.
Outro papel importante é o de Product Owner, que garante o sucesso do projeto. Sua função é representar os interesses dos stakeholders, além de priorizar as necessidades do cliente.
Esse profissional também define a história do usuário e os critérios de aceitação para que o produto seja capaz de atender às expectativas dos consumidores.
Por fim, é necessário ter uma equipe de desenvolvimento que se encarrega de transformar os requisitos do cliente em um produto.
Um fabricante de caixa de papelão para mudança precisa de uma equipe autogerenciável e multidisciplinar. Isso significa que ela deve ser formada com todas as habilidades necessárias para que o projeto possa ser desenvolvido.
Os profissionais vão trabalhar diretamente com o Product Owner e o Scrum Master, com o objetivo de garantir que as metas sejam alcançadas.
Considerações finais
O scrum é uma metodologia importante que cria um ciclo iterativo para garantir o sucesso do projeto, além da visibilidade e da transparência ao longo do trabalho.
Para funcionar corretamente, a empresa precisa investir nas estratégias certas, além de definir os papéis necessários na aplicação da metodologia.
O método é muito útil para as organizações e ajudam os profissionais a alcançarem o resultado esperado com o produto, de maneira organizada e dentro do prazo estipulado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.