mundo dos eSports
Games Noticias

Dar os primeiros passos no mundo dos e-Sports é mais fácil do que se imagina.

O Mundo dos e-Sports está cada vez mais presente na vida das pessoas. Graças ao avanço da internet um jogador pode desafiar o seu adversário que mora em outro continente.


Quando o assunto é esportes, o sonho dos brasileiros ainda é o de colocar chuteiras e pisar nos gramados dos estádios do país para disputar partidas de futebol entre os astros do nosso esporte favorito.

Esse é um sonho que atravessa gerações, graças não só à presença marcante do futebol na nossa cultura e mídia, mas também à facilidade de acesso que os brasileiros têm às quadras para a prática do esporte.

Raras são as vezes que atletas em potencial escolhem modalidades além do futebol, uma vez que é nessa área que se encontram os maiores soldos. Entretanto, o jogo está mudando pouco a pouco, e isso se deve à revolução dos videogames, que estão se tornando modalidades esportivas às quais se dá o nome de e-Sports.

Os e-Sports vêm em várias formas, cada uma representada por um número de jogos eletrônicos de diferentes gêneros cujos cenários lembram muito o ambiente desportivo.

O melhor de tudo é que o acesso a esses jogos é bem simples, bastando de início uma conexão à internet e um computador e/ou um console para videogames, para que você possa então dar seus primeiros passos neste novo mundo.

Como dar os primeiros passos no mundo dos e-Sports?

Um dos aspectos do lado positivo dos e-Sports é que nunca é tarde para começar. Entretanto, para dar os primeiros passos nesse novo mundo, é preciso ter acesso aos recursos básicos demandados pela maioria dos jogos eletrônicos da atualidade, sendo o principal deles uma boa conexão com a internet.

O que faz diferença no âmbito de e-Sports não é a velocidade de download da conexão, mas sim a de upload, uma vez que o jogador envia comandos a partir de sua máquina para o servidor central, que retransmite a ação para o jogo em questão.

A partir disso, é preciso ter um console moderno de videogames, seja ele um Xbox One, da Microsoft, ou um PlayStation 4, da Sony. Outra opção é ter um computador cujas especificações sejam boas o bastante para rodar os jogos mais famosos do mundo dos e-Sports, como League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO).

Para o último, a necessidade mínima para computadores com sistema Windows é um processador Intel Core2 Duo E6600 ou AMD Phenom X3 8750, 2 gigabytes de memória RAM, placa de vídeo com 256 megabytes de memória – seja ela on-board ou off-board – e 15 gigabytes de espaço no disco rígido.

Com a máquina já montada, o próximo passo é escolher mouse, teclado e monitor. Os dois primeiros possuem tempo de resposta mais curto caso sejam de fio e não operem, portanto, via tecnologia Bluetooth.

Já o monitor precisa ter boa resolução e boa taxa de frequência hertz, que definirá a quantos quadros por segundo os jogos poderão ser reproduzidos.

A calibração do monitor depois de sua instalação, deixando seu esquema de cores, contraste e outros ajustes conforme a sua preferência, também é mais do que recomendada.

Por fim, compram-se mesa e cadeira para que sua estação de jogos seja montada. Enquanto mesas podem tomar as mais diferentes formas de acordo com sua preferência, tem-se visto cada vez mais cadeiras gamers não só entre jogadores, mas também em ambientes profissionais, que reconhecem o quão confortáveis elas são.

Existem modelos dos mais diferentes preços e tipos, permitindo assim que você molde suas preferências de acordo com o tamanho do seu bolso.

Sucesso brasileiro que se espalha para o resto do mundo

Apesar de ser um ramo ainda relativamente novo em comparação aos esportes tradicionais, os e-Sports já contam com várias histórias de sucesso. Algumas delas envolvem nomes brasileiros que alcançaram grande fama nos palcos internacionais, sendo um deles o Made in Brazil – ou MiBR –, um dos times mais célebres de CS:GO.

O time surgiu em 2003, tornou-se multicampeão da edição 1.6 da série Counter-Strike e teve atividades encerradas em 2012. Entretanto, a equipe renasceu das cinzas em 2018, já obtendo sucesso no seu primeiro torneio, o ZOTAC Cup Masters, no mesmo ano.

Por conta do seu sucesso, times célebres como a MiBR acabam atraindo as atenções dos fãs e de algumas grandes marcas de vários mercados. Para se ter uma ideia, no hall de patrocínios da mencionada equipe estão a LG, famosa fabricante de eletrodomésticos e eletroeletrônicos de ponta, e o site de apostas em esports da Betway, que disponibiliza informações a respeito de diversos torneios do ramo e onde é possível checar o favoritismo das equipes participantes.

A K-Swiss, marca conhecida pelos seus calçados e suas origens californianas, também apoia as empreitadas do time mundo afora, assim como o aplicativo de relacionamentos Tinder.

Com nomes de peso em torno do cenário, as cifras da indústria e as audiências que ela atrai também mostram respeito. No ano passado, previa-se que o faturamento do setor de e-Sports ultrapassaria US$ 1 bilhão entre suas modalidades, muito por conta da entrada de novas marcas e patrocínios estampados em times e campeonatos.

A audiência total dos eventos seria de 440 milhões de pessoas até o fim de 2019, boa parte desta em mercados emergentes como China e Brasil.

Ramos de marketing e de futebol voltam os olhares para os e-Sports

Não é apenas o ramo de marketing que está começando a prestar mais atenção ao mundo dos e-Sports. Times de esportes tradicionais, incluindo alguns gigantes do futebol, também estão de olho no mundo digital.

Lá fora, boa parte dos maiores times do mundo, como Barcelona e Chelsea, contam com jogadores que representam suas cores em campeonato do videogame FIFA. Entretanto, o envolvimento maior fica com o time alemão Schalke 04, que possui não só jogadores de FIFA em seu “elenco” como também uma equipe de League of Legends na principal liga europeia da modalidade.

Vê-se o mesmo no Brasil, com destaque para o time carioca do Flamengo. O clube de maior torcida no país conta com um dos melhores times de League of Legends do Campeonato Brasileiro de League of Legends, também conhecido como CBLoL.

No ano passado, o título nacional do Flamengo no LoL rendeu à equipe uma vaga nas pré-eliminatórias do Mundial, no qual o time não conseguiu superar os esforços dos turcos da Royal Youth para avançar à etapa classificatória do torneio.

Como em qualquer esporte, o mundo dos e-Sports é recheado de histórias de fracasso e de sucesso. Entre esses extremos, está uma jornada que vale muito a pena trilhar. Basta se deixar envolver por um cenário ainda recente, mas também muito promissor.

3 thoughts on “Dar os primeiros passos no mundo dos e-Sports é mais fácil do que se imagina.

  1. Ótimas informações e que são de Grande ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.