quadro digital
Eletrônicos Produtividade

Quadro digital para vídeo aula 

Uma das ferramentas mais importantes atualmente no ensino escolar é o quadro digital, uma tecnologia que se tornou popular com a pandemia do coronavírus em 2020. 

Esta solução tecnológica, portanto, veio com a intenção de potencializar a questão do aprendizado dos alunos ao despertar mais o interesse deles, trazer novas oportunidades e ainda aumentar a autonomia do professor. 

Portanto, é muito comum o uso desse quadro digital para vídeo aula e aqui nós iremos mostrar o que há de mais importante a respeito disso. 

Quer saber tudo sobre o tema? Então não deixe de ler o conteúdo até o fim! 

Saiba o que é o quadro digital 

Um quadro digital, que também é conhecido pelo termo lousa digital, trata-se de um importante equipamento que é utilizado dentro do ambiente escolar. 

Ele é um recurso interativo e tecnológico que traz maior atratividade, praticidade e autonomia para professores e estudantes. 

lousa digital para dar aula

Com este tipo de recurso, que tem o funcionamento semelhante ao de um celular, é possível realizar atividades de reconhecimento de escrita através da tecnologia touchscreen

A lousa digital permite que você possa utilizar arquivos de multimídia diversos, caso daqueles no formato de texto, de imagem, de vídeo ou de áudio. 

As funcionalidades desse equipamento vão muito além disso, pois com ele é possível fazer a gravação de aulas e ainda utilizá-lo para várias atividades, como de escrita, matemáticas, de desenho, de apresentações, entre outras. 

Quais as vantagens de utilizar o quadro digital 

O quadro digital proporciona muitas vantagens para qualquer instituição de ensino em sua rotina diária. 

Afinal, esta ferramenta é totalmente interativa e ela tem um impacto enorme sobre o processo da aprendizagem dos estudantes, despertando o interesse que eles têm dentro da sala de aula. 

Pense bem: este recurso é muito similar aos equipamentos usados por esses alunos no seu dia a dia, caso dos smartphones, então nada mais comum do que eles sentirem interesse em utilizá-lo. 

Além do mais, ele é muito fácil de usar para que se possa buscar por informações nos mais variados formatos, caso das imagens, textos e vídeos, tudo no momento do aprendizado. 

Deste modo, é possível ter aulas que são bem mais interativas e que contam com um engajamento muito maior por parte desses alunos. 

Fora os alunos, o quadro digital também traz muitos benefícios aos próprios educadores, é o caso de trazer uma maior autonomia para eles. 

Com esta ferramenta em mãos, é possível fazer a criação de aulas que sejam realmente atrativas e com muito conteúdo audiovisual para os estudantes. 

O quadro digital permite que esses estudantes possam salvar as suas aulas, para que assim fique mais fácil encontrar o conteúdo de que precisam para estudar ou revisar. 

O funcionamento do quadro digital escolar para vídeo aula 

O uso do quadro digital tornou-se uma realidade em mais da metade de todos os estudantes brasileiros, tanto os que estão na educação básica quanto os que se encontram na educação superior, depois da pandemia. 

Isso mostra como foi grande o número de estudantes dos diferentes níveis que precisaram adaptar-se com o isolamento social com a finalidade de conseguir assistir aulas à distância em sua casa. 

O desafio também foi enorme para os professores, que precisaram se adaptar na preparação das vídeo aulas, algo para o qual a maioria não estava acostumada. 

Para que seja possível ministrar aulas através do quadro digital, é fundamental ter um software que funcione dentro dessa ferramenta. 

A MOVPLAN conta não só com seu próprio quadro digital, mas também com um software educacional, conhecido como QUADRIBOOK, e ele possui a funcionalidade do professor gravar as vídeo aulas na própria ferramenta. 

Esta funcionalidade torna mais fácil ao educador criar e preparar vídeo aulas que tenham um impacto visual bem alto. 

Para mostrar como é fácil usar o quadro digital para criação da vídeo aula, é só observar todas as funcionalidades que esta ferramenta possui, como: 

  • Ferramentas de gráfico e matemáticas 
  • Ferramentas de desenho e escrita 
  • Ferramentas para criar apresentações 
  • Ferramentas para reproduzir vídeos 
  • Conexão wi-fi com a internet 
  • Ferramenta para gravar tela com áudio e para fazer captura das imagens 
  • Sistema completo de áudio totalmente integrado 
  • Superfície totalmente impermeável (a única no Brasil) 

Portanto, utilizando essas ferramentas variadas é possível fazer uso do quadro digital para criação das vídeo aulas e reprodução das mesmas por parte dos estudantes. 

Conclusão 

Como visto aqui, o quadro digital para criar e reproduzir vídeo aulas é uma ferramenta imprescindível nos dias atuais em qualquer instituição de ensino, uma tecnologia que tornou-se muito popular após a pandemia.  

Neste artigo, falamos sobre esta ferramenta, como se dá o funcionamento dela e seus benefícios, bem como é o uso dela para gravar e reproduzir as aulas em vídeo e online para os alunos. 

O que achou do conteúdo de hoje sobre quadro digital para vídeo aula? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.