Importância da memória RAM
Mobile Smartphones

Qual a importância da memória RAM no computador e celular?

Apesar de a maioria das pessoas já ter ouvido falar dela, poucos realmente conhecem o que é e qual a importância da memória RAM para o desempenho do seu sistema – seja ele qual for.


No mundo informatizado que vivemos hoje em dia, quase todos os dispositivos possuem dois tipos de memória: RAM (volátil) e a memória de armazenamento (não volátil).

Normalmente, em notebooks e desktops, a memória de armazenamento é o HD, mas muitos fabricantes de dispositivos já começam a adotar fortemente o uso de outro tipo de disco – o SSD. Falaremos dele mais adiante.

Por isso selecionamos alguns aspectos importantes sobre a memória RAM que vale tanto para celulares como para computadores e porque ela e tão importante para o desempenho do seu sistema operacional.

O que é memória RAM?

Primeiramente, ela recebe esse nome pelo modo de acesso a dados. “RAM” vem de “Random Acess Memory”, que em português significa “Memória de acesso Randômico”. Em outras palavras, os dados podem ser acessados diretamente, seja lá onde eles estiverem.

A grande maioria das pessoas ainda a confunde com a memória de armazenamento, tanto em casos de notebooks como dispositivos móveis (como celular e tablets, por exemplo).

Memória RAM do celular

Qual a Importância da Memória RAM?


Na verdade, a memória de armazenamento desses dispositivos é feita de forma sequencial e por isso é mais lenta – uma vez que é preciso “varrer” a memória toda até achar o que deseja.

Na memória RAM é possível acessar os dados e arquivos diretamente, através de uma espécie de índice.

Funciona como se o seu equipamento soubesse exatamente onde encontrar a informação que procura e vai diretamente lá, acessando-o de maneira muito mais rápida.

Vantagens e desvantagens da memória RAM

Por ser muito mais rápida, a pergunta que ficou é: então por que não se usa apenas esse tipo de memória?

Na verdade, existem vantagens e desvantagens em seu uso e a arquitetura dos dispositivos é desenvolvida de forma a maximizar os aspectos positivos e minimizar os negativos, que são:

  • Acesso aleatório a memória, tanto para escrita quanto para leitura de dados.
  • Velocidade muito maior, devido a vantagem acima

  • Ela é volátil, ou seja, ao desligar o computador ou celular, tudo que existe nela se perde.

Por esses motivos, é de se entender o porquê de existir uma memória não volátil (HD), que serve para guardar os dados, arquivos e programas mesmo após desligar o computador, por exemplo.

Qual a função e a importância da memória RAM?

Chegamos então na sua fundamental importância para o desempenho de todo o sistema. É nela que os programas abertos “ficam”.

Por ser mais rápida e mais próxima do processador (onde tudo acontece), a arquitetura do computador maximiza o desempenho dos programas atuais dessa forma.

Importância da memória RAM

Importância da Memória RAM para o celular e computador.


Então a execução de um determinado aplicativo, como o office, por exemplo, segue os seguintes passos:

1. O usuário clica em um programa para que este seja aberto;

2. Nesse mesmo momento, o processador faz uma requisição ao HD – que guarda esse programa;

3. O HD carrega o programa na memória RAM e então ele é executado. É nessa hora que o usuário recebe o acesso;

4. O usuário termina seu uso e fecha o programa;

5. Os novos dados são gravados no HD, de forma sequencial;

6. Qualquer vestígio desse programa é removido da memória RAM para poder dar lugar a outro.

Dessa forma, podemos entender porque um computador que possui pouca memória de acesso randômico (RAM) acaba ficando lento e trava com mais frequencia durante a execução dessas tarefas.

Não adianta o seu PC ter um processador de última linha, que executa todos os cálculos e procedimentos de forma muito rápida, se a velocidade de transferência desses dados não segue a mesma linha.

Não adianta então escolher entre as melhores marcas de Notebook ou Smartphone, se suas configurações não forem balanceadas. Não adianta possuir um processador de excelência com pouca memória RAM.

Da mesma forma, um HD mais lento pode influenciar no desempenho do dispositivo, embora que em escala menor.

Como funcionam os discos SSDs?

Hoje em dia já existem os SSDs, que nada mais são do que memória de armazenamento que em tese devem substituir os HDs ao longo dos anos e são extremamente rápidos no acesso a informação.

Conhecido como unidade de estado sólido, ou SSD, ele usa chips semicondutores, não mídia magnética, para armazenar dados.

Os chips SSD também não estão localizados na placa-mãe. Eles têm sua própria “casa” em outra parte do computador.

Na verdade, você pode remover o disco rígido do seu computador e substituí-lo por uma unidade de estado sólido, sem afetar nenhum outro componente essencial.

Os SSDs só podem escrever para páginas vazias em um bloco. Em HDs, os dados podem ser escritos para qualquer local na placa a qualquer momento, e isso significa que os dados podem ser facilmente substituídos.

Os SSDs não podem substituir diretamente os dados em páginas individuais. Eles só podem escrever dados para páginas vazias em um bloco. Mesmo com algumas restrições os SSDs são muito superiores aos HDs por diversos motivos e em breve devem dominar o mercado.


Artigo desenvolvido por Lucas, do techtube.com.br

2 thoughts on “Qual a importância da memória RAM no computador e celular?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.