NFTs ajudam na impressão 3D
Atualidades Hardware

Entenda qual é a relação entre os NFTs e projetos de impressão 3D

Apesar de terem sido criados com finalidades diversificadas, os NFTs têm uma aplicação bem difundida por conta de sua combinação com um tipo de tecnologia diferente, mas que também tem um gigantesco potencial de disrupção. Estamos falando das impressões 3D

De forma geral, a impressão em 3D, conhecida também como a fabricação aditiva, torna viável a produção de diversos tipos de bens diferentes, através da deposição sucessiva de matéria prima. Basicamente, o bem vai ser impresso de forma tridimensional. 

A impressão 3D, originalmente, foi criada para ser aplicada dentro do setor de prototipagem acelerada, também estimulando o advento de tecnologias avançadas e recentes, permitindo o rápido desenvolvimento e expansão da impressão 3D para diversos setores da Indústria. 

A tecnologia por trás das impressões 3D já está incluída na pauta de diversos países diferentes, afinal de contas, esse é um método de produção revolucionário, que vai mudar completamente a forma como os bens serão produzidos no futuro. Essa tecnologia é tão importante que hoje em dia até mesmo casas estão sendo imprimidas dessa forma. 

Relação dos NFTs com a impressão 3D

A impressão 3D altera completamente os paradigmas existentes atualmente no setor de produção, permitindo a criação em massa de bens que são personalizados, de forma que viabiliza também o aumento da eficácia do uso de matéria-prima, simplificando também as cadeiras econômicas. 

Essa tecnologia acaba tendo conexão direta com os ativos NFTs, tudo por conta de um elemento que é fundamental para a impressão 3D. Trata-se do arquivo digital imprimível, que também é conhecido como blueprint.

Se você deseja aprender mais sobre NFTs e ativos digitais, ou se quer encontrar uma corretora para fazer investimentos, sites como a plataforma Bitcoin Trader app são de grande ajuda.

O que é o blueprint

De forma geral, o blueprint é um arquivo que contém a representação em três dimensões do bem que vai ser imprimido. A partir desse arquivo, a impressora 3D acaba burlando os limites entre virtualidade e realidade, tendo a capacidade de materializar qualquer tipo de objeto a partir do arquivo original. 

Embora esse arquivo possa ser comparado com um documento do tipo PDF, a verdade é que ele é muito mais do que isso, já que além da imagem tridimensional do objeto, esse arquivo também possui todas as instruções e coordenadas que são necessárias, a fim de que a impressora possa realizar a sequência de movimentos adequada para imprimir o objeto em questão. 

O que é o blueprint

Esses arquivos são protegidos pelas leis de direitos autorais, permitindo que eles possam ser comercializados de diferentes maneiras. Esse arquivo é elaborado utilizando softwares de modelagem 3D, ou até mesmo escaneando algum objeto.

Diversos arquivos como esse podem ser obtidos com bastante facilidade em fóruns e sites de compartilhamento, bastando ter acesso ao arquivo e a uma impressora 3D para conseguir imprimir. 

Levando tudo isso em consideração, é possível reconhecer que o ativo NFT é um dos melhores formatos de negociação para conceder direitos determinados a um arquivo específico, por exemplo, o direito de comercialização, o direito de impressão e assim por diante.

Os NFTs vão garantir a autoria dos blueprints

Sem dúvida, o NFT é o instrumento ideal para resolver qualquer tipo de problema relacionado a autoria desses arquivos, afinal de contas, essa nova tecnologia permite ao autor assegurar a identificação de quem é o responsável pela criação do arquivo.

A tecnologia também permite decidir a forma de pagamento para ter acesso a esse arquivo, e também serve para elaborar as condições do licenciamento oferecido. 

Além disso, por se tratar de um ativo digital, todas as transações relacionadas a ele estão diretamente registradas dentro de uma cadeia de blocos, o que vai garantir toda a segurança para as operações envolvendo esse tipo de arquivo. 

O que são NFTs

A utilização desse tipo de ativo é extremamente importante, já que esses arquivos não podem ser registrados diretamente dentro da cadeia de blocos.

Isso acontece porque esses arquivos geralmente consomem uma quantidade grande de armazenamento, e o sistema de cadeia de blocos não foi desenvolvido para conseguir lidar com esse tipo de dado mais pesado.

Dessa forma, o NFT não vai conter o arquivo dentro dele, mas o endereço onde ele vai ser armazenado. Esse tipo de tecnologia possui infinitas aplicações, e muito provavelmente vai assumir um grande protagonismo no desenvolvimento e também na popularização dos arquivos para impressoras 3D.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.