manutenção corretiva
Eletrônicos Utilitários

Manutenção corretiva: O que é e quando fazer no maquinário?

A manutenção corretiva é uma atividade que consiste em corrigir falhas ou danos encontrados durante o período de realização da manutenção preventiva, ou após a evidenciação de algum desgaste. 


Os cuidados com maquinário e equipamentos nas empresas são essenciais para aumentar o tempo de vida útil desses materiais.

Os serviços de manutenção corretiva, por exemplo, são um ótimo investimento para prolongar o funcionamento das máquinas, corrigindo possíveis falhas e quebras, evitando gastos desnecessários e mantendo a produtividade sob controle.

Por que a inspeção de equipamentos é importante nas empresas?

O cuidado periódico com equipamentos, ferramentas e máquinas são importantes para conseguir trabalhar com segurança, eficiência e rapidez.

Por mais robusta e resistente que seja uma máquina, com o decorrer do tempo e o uso contínuo, ela sofre desgastes, situação que exige um processo de inspeções e, conforme a situação do equipamento e peças, trocas e manutenções.

inspeção de equipamentos

Este trabalho garante a qualidade, eficiência, segurança e produtividade, bem como mais tempo de vida útil do maquinário. 

Sendo assim, os investimentos em inspeção e manutenção é o modo da empresa ter um bom desempenho.

Existem diferentes tipos de manutenções que podem ser feitas, como:

  • Corretiva (planejada ou não);
  • Detectiva;
  • Engenharia de manutenção;
  • Preditiva;
  • Preventiva.

Assim, a escolha de qual manutenção fazer nos equipamentos e máquinas da empresa de varicocele tratamento depende muito do estado em que se encontra o maquinário, ou seja, da necessidade da planta e de em que fase de funcionamento está o equipamento, por exemplo, se parou de funcionar ou foi detectada alguma melhoria a ser feita.

O que é manutenção corretiva?

A manutenção corretiva é uma atividade que consiste em corrigir falhas ou danos encontrados durante o período de realização da manutenção preventiva, ou após a evidenciação de algum desgaste. 

A manutenção corretiva não é uma tarefa programada, pois é realizada quando há algum componente danificado, e visa restaurar a eficiência do equipamento ou máquina.

Este tipo de manutenção é conhecida como uma execução ou interrupção para manutenção de falha. O trabalho é feito somente quando as máquinas ou equipamentos estão danificados e pode ocasionar a paralisação da linha de produção.

manutenção corretiva

Desse modo, um ponto importante que os donos de empresas devem se atentar é que esta manutenção, se escolhida como principal, pode gerar um alto impacto nas atividades de manutenção não planejadas e na questão de reposição de peças no estoque, bem como no fluxo de atividades e entregas realizadas.

As manutenções corretivas são serviços muito comuns, e pode-se destacar o exemplo de uso em serviços como a plataforma elevatória preço, que consiste em resolver os problemas que os clientes possam ter com veículos e que resultam em paradas.

Diferenças de manutenção corretiva e curva PF

Para realizar ajustes e acompanhar a qualidade dos maquinários, as empresas costumam utilizar uma ferramenta analítica chamada de curva PF, que ajuda no plano de manutenção. 

A compreensão da PF é importante para definir quais estratégias de manutenção serão adotadas, quais prazos necessários para realizar vistorias e quais os riscos de paradas. 

Para que isso seja possível, basicamente, a curva PF é um tipo de gráfico de plano cartesiano que mostra a performance do equipamento e o tempo de funcionamento. 

O principal objetivo do gráfico é identificar o tempo PF, ou seja, o tempo entre uma falha potencial e a falha funcional.

A falha potencial é uma falha que acontece em estágio inicial, que mostra algo de errado, mas a máquina ou equipamento em questão ainda está desempenhando suas funções na produção.

Um sistema hidráulico com vazamento nas mangueiras, é um excelente exemplo para este caso. Apesar do vazamento, o sistema ainda desempenha suas funções, mesmo que não em pleno desenvolvimento, demonstrando que é necessário um ajuste. 

A falha potencial neste caso é o problema de vazamento, que se não é tratado corretamente pode gerar uma falha funcional.

A falha funcional é quando a máquina ou equipamento não desempenha nenhuma função no processo produtivo. 

Assim, se ocorrer um vazamento de óleo no sistema hidráulico, por exemplo, e o nível baixar rapidamente, o sistema não poderá desempenhar suas funções, por conta do problema na mangueira.

Tipos de manutenção corretiva

Apesar de ter sua atuação voltada para corrigir falhas já existentes, a manutenção corretiva apresenta diferentes graus de comprometimento e, consequentemente, de ação necessária. 

Para identificar qual a medida, os principais tipos de manutenção são:

  1. Atuação

É uma manutenção pensada e projetada para restaurar um equipamento para um ótimo desempenho, por exemplo, em manutenção de nobreaks que podem estar com um funcionamento lento, prejudicando a comunicação das pessoas.

  1. Falhas de serviço

Consiste em restaurar serviços que estejam inativos. Um exemplo, seria a restauração de uma plataforma de negociações que esteja parada.

  1. Reparos de emergência

Manutenção e reparos de nível de urgência, por exemplo, um elevador cheio de pessoas. 

Esta é uma situação emergencial de manutenção que exige muita experiência dos profissionais e rápida atuação para prejudicar o menos possível pessoas e processos envolvidos.

  1. Reparos de peça

Visa reparar itens quebrados, por exemplo, consertar um sistema de placas solares, substituindo as peças danificadas por outras novas.

  1. Qualidade da peça

Correção de falhas ocasionadas por má qualidade. Por exemplo, cuidados com o maquinário de  construtoras em sp que pode estar queimadas, problemas de locomoção e etc.

Manutenção corretiva planejada

Este tipo de manutenção pode ser planejada conforme o surgimento de sinais de falhas, vibrações diferentes, desgastes e conforme a queda do desempenho das máquinas ou equipamentos.

Isto posto, é possível agendar a manutenção, já que o maquinário não está apresentando sinais que comprometam a segurança dos colaboradores, reduzindo os impactos na rotina de produção.

planejar manutenção corretiva

Um ponto muito importante e que os responsáveis pelo setor de produção da empresa devem se atentar é a respeito da queda de desempenho das máquinas. Alguns equipamentos podem gerar atrasos na produtividade, por conta de quebras nas operações.

Um exemplo de manutenção corretiva planejada é o uso de peças de reposição ou produtos reservas para não comprometer as operações. O componente reserva entra em ação rapidamente e, assim, a produtividade não fica comprometida.

Manutenção corretiva não planejada

Esta manutenção é aquela que precisa ser feita quando o equipamento ou máquina param por completo. 

Nesta situação, é necessário recorrer ao cuidado não planejado em caráter emergencial para resolver o problema, atuando rapidamente no conserto, ou na retirada do equipamento.

Um detalhe essencial que precisa ser destacado é que este tipo de manutenção gera prejuízos nas operações, visto que todo o trabalho ficará parado para que a questão seja resolvida. Por isso, o ideal é manter verificações constantes para evitar as paradas.

As empresas que possuem um planejamento para as rotinas e processos de manutenção podem resolver os problemas rapidamente e, com isso, evitar que as operações fiquem paralisadas totalmente. Este tipo de plano pode ser muito útil em uma manutenção de climatizadores evaporativos, por exemplo.

Diferenças entre manutenção preventiva e preditiva

A manutenção preventiva e preditiva são as mais realizadas nas empresas, mas a preditiva ainda é uma opção que gera dúvidas nos gestores.

De modo geral, a diferença entre as duas opções está no objetivo das ações. Afinal, a preventiva é realizada antes que o problema se agrave.

Já a preditiva é mais focada na regulação dos equipamentos e máquinas, visando antecipar os problemas e evitar que a manutenção corretiva aconteça, reduzindo os custos e riscos para as empresas.

O monitoramento constante é outra ação que faz parte da manutenção preditiva, ou seja, os técnicos levam muito em consideração os dados que podem ajudar no momento da manutenção.

As vantagens das manutenções preditivas consistem em:

  • Reduz o tempo de parada na produtividade;
  • Melhora a produtividade;
  • Diminui as falhas das máquinas;
  • Aumenta a vida útil do maquinário e das peças;
  • Diminui a quantidade de peças sobresselentes do estoque;
  • Otimiza tempo;
  • Potencializa a produtividade.

Enquanto isso, a manutenção preventiva tem como benefícios reduzir os custos com aquisição de novas máquinas, evita a manutenção corretiva, mantém a conservação do equipamento através da troca de peças e reduz os riscos de quebra do maquinário.

Inclusive, o processo de manutenção nos equipamentos tem muita importância no desenvolvimento empresarial, podendo constar em processos como serviços de topografia, visando elucidar as diferenças e cuidados necessários para manter o fluxo fabril.

Quando é necessário realizar a manutenção corretiva?

O serviço de manutenção, embora muito comum, ainda traz dúvidas sobre quando é necessário fazer o cuidado periódico dos equipamentos.

Por isso, é preciso identificar não só as diferenças entre os processos, como também qual indício prestar atenção e qual período é necessário realizar alguma ação de vistoria ou corretiva.

A manutenção corretiva visa corrigir as falhas e problemas que podem surgir ao longo do tempo nos equipamentos. Isto posto, os gestores devem se atentar aos detalhes e mudanças de funcionamento das máquinas.

vantagens da manutenção corretiva

Ou seja, é preciso verificar sempre se está tudo certo com as máquinas utilizadas nas atividades diárias ou se há alguma diferença em performance.

A análise dos equipamentos ajuda a identificar o que está com problemas, de modo a acionar o serviço de manutenção, principalmente de ação corretiva. 

Este trabalho tem caráter emergencial, ou seja, tende a resolver problemas como: erros de manuseio, falhas, acidentes, quebra de transformadores de tensão, quebras no geral, quedas, entre outros fatores que podem comprometer os serviços de uma máquina.

Desenvolvimento da manutenção

Uma novidade nos serviços de manutenção é o uso da tecnologia que cada vez mais possibilitam otimizar os processos e automatizar pequenos reparos, proporcionando resultados mais efetivos e identificações mais precisas de potenciais riscos de quebras.

Estas soluções podem ajudar a catalogar e programar substituições que precisam ser feitas, algo que facilita a análise de custos e permite a tomada de decisões mais assertivas, por exemplo, verificar laje protendida.

A manutenção corretiva é uma das estratégias de manutenção mais rentáveis, mas costuma gerar mais custos. Sendo assim, é necessário pensar em outras manutenções em conjunto com a corretiva para otimizar o orçamento, sendo a solução para cuidar dos equipamentos e da indústria, como um todo, com eficiência. 

Investir nos diversos serviços de manutenção é o modo de conseguir manter a qualidade dos equipamentos e máquinas, melhorar a produtividade e reduzir os gastos com a compra de um novo maquinário. 

Portanto, as manutenções são fundamentais para o sucesso e constante funcionamento das fábricas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.